terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA COM BRUNO SOLDOVIERI DA CALIFORNIA TOYS


O Entrevistado de hoje é o Bruno Soldovieri da California Toys, ele conta um pouco da história desta grande empresa nesses 21 anos de trajetória dentro do colecionismo diecast, acompanhem...

1 - Quando foi fundada a Califórnia Toys? Por quem e Porque?
R.: A California Toys foi fundada em 1991, e o fundador foi Djalmir Soldovieri, ele era colecionador diecast em geral, e quando abriram o mercado para importação no Brasil, ele resolveu importar pois a maioria dos itens que ele procurava não eram encontrados no Brasil, e achou que seria o pulo do gato, pois ninguém trazia nada de fora, e foi...

2 - Quando vocês começaram a importação, foi através de quem?

R.: O Djalmir viaja muito para os EUA, e tinha muito conhecimento das lojas por lá, e para chegar aos distribuidores foi um pulo, um dos primeiros contatos nos EUA foi a empresa Panamerican Distribuidora de Colecionaveis, em Miami .

3 - Quais foram as primeiras marcas importadas pela CT?

R.: Schucco, BBurago, Paul´s Model Art (Minichamps), Corgi, Matchbox (Nesta época a marca não pertencia a Mattel).

4 - O Negócio sempre foi bom desde o início, ou teve alguns percalços no caminho?

R.: De 1991 até 1999 o mercado estava ótimo, ai chegou o ano de 2000 e com ele a crise do dólar, e como básicamente os negócios da CT eram baseados nas importações, esta crise acabou dificultando muito os negócios, e para nos recuperar-mos deste back , foram uns bons 4 anos...

5 - Ninguém sabe, mas quem introduziu no mercado brasileiro de miniaturas colecionáveis uma série de marcas foi a CT? Como isso aconteceu?

R.: A Responsabilidade para tornar o colecionismo diecast no Brasil grande, foi uma das prioridades da CT, Como o Djalmir era colecionador, tinha uma visão apurada do meio e das necessidades dos colecionadores, acabou se tornando um grande fomentador deste Hobby no Brasil (O Hobby que virou negócio), correu atrás das informações mais precisas, e resolveu abrir novos horizontes, foi quando aconteceram as primeiras viagens para Nüremberg, que realiza até hoje a maior Feira de brinquedos do Mundo.

Estando lá, conheceu uma infinidade de fabricantes e marcas ligados especificamente ao colecionismo diecast, criando assim um laço de amizade e confiança com as principais marcas do mercado.

Muitos não sabem mas quem introduziu marcas como Maisto, Minichamps, Johnny Lightning, Jada Toys e recentemente Greenlight e M2 foi a Califórnia Toys. Hoje a empresa , a cada dia introduz mais marcas no mercado e recentemente reintroduziu marcas como Hot Wheels Elite e AutoArt no mercado brasileiro.

6 - Quais as principais transformações que aconteceram desde o início do mundo diecast no Brasil até hoje?

R.: A principal mudança no mercado foi a internet que permitiu que as informações corressem com uma velocidade muito maior e isso fez com que a divulgação e os colecionadores fossem meios principais de tomadas de decisões referentes a novas linhas que serião importadas para o Brasil.

7 - Qual seria o seu mundo ideal dentro do colecionismo brasileiro?

R.: Temos um grande problema no Brasil que são os nossos altos impostos, fazendo com que os produtos cheguem ao Brasil a um preço bem mais alto do que nos EUA, e isso incentiva muito aos colecionadores tentarem comprar la fora e trazer por correios, estragando bastante o mercado e os lojistas. Para mim o que seria essencial e muito bacana seria um incentivo governamental de imposto enquadrando o colecionismo como um meio cultural e com isso conseguiríamos ter preços mais competitivos no Brasil.

Agora estamos com grandes projetos de carros brasileiros especiais para nosso mercado. As projeções são excelentes e cada vez mais teremos produtos customizados para o Brasil, um grande exemplo foi a coleção que criamos desde 2010 e também as novas coleções da Greenlight com embalagem em português e preços mais em conta.

8 - Você recentemente voltou da feira internacional de brinquedos na Alemanha, pode nos contar o que sentiu sobre o mercado mundial de diecast?

R.: Os mercados europeus estão passando por uma crise e isso afetou bastante algumas fábricas como Minichamps que dependem exclusivamente do mercado europeu, Schucco também não anda muito bem. Outros problemas que aconteceram foi o aumento da mão de obra chinesa e isso fez com que muitos preços subissem. Porém marcas como Hot Wheels ELITE, Norev e Greenlight cresceram bastante, principalmente no Brasil, EUA e Austrália com um trabalho focado e bem feito.

As vendas da Hot Wheels Elite em 2011 superaram o aumento de 20%. no ano passado nós conseguimos conquistar o prêmio prateado da Greenlight e chegamos a ser o 2 maior mercado após EUA e Holanda que revende para toda a Europa.

Teremos grandes avanços e novidades para nosso mercado.

9 - Agora não podemos deixar de perguntar sobre algumas novidades e perspectivas para 2012, você poderia nos contar?

R.: Esse ano aumentaremos nossa coleção com a Greenlight para mais 5 novas coleções que serão Road Racers, Hollywood 2 e 3, Black Banditt e Zine Racers. Teremos um lançamento exclusivo para o mercado nacional de um carro nacional com a Greenlight também tanto na escala 1/18 como na 1/64.

VEJAM ABAIXO ALGUMAS NOVIDADES QUE FORAM MOSTRADAS NA TOY FAIR DE NÜREMBERG E QUE DEVEM ESTAR EM NOSSAS GONDOLAS AINDA ESTE ANO, ACOMPANHEM...
















Outra marca que teremos grandes lançamentos será a Mattel Elite que apresenta o KITT, o veículo famoso do filme “The Knight Rider” conhecido como SUPERMAQUINA no Brasil, teremos o lançamento da ECTO 01, a famosa cadillac dos Caça Fantasmas.





Uma grande novidade será a linha nacional da Fiat que fabricamos em conjunto com a Norev, teremos grandes modelos como Novo Uno, Punto, Linea e Palio novo que serão distribuídos em lojas de todo o Brasil e também em concessionárias Fiat. Teremos outros grandes lançamentos nacionais que ainda estamos fechando a fabricação e a licença, mas podemos adiantar que um modelo será um grande muscle nacional brasileiro que muitos estão a procura há muito tempo.

Teremos também 2 linhas de miniaturas do Senna, 1 na escala 1/64 da marca Kyosho e a outra da marca Ixo nas escalas 1/43 e 1/18 que nós desenvolvemos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.


INSTALAÇÕES DA CALIFÓRNIA TOYS










SHOW ROOM DA CALIFORNIA TOYS - O MUNDO MARAVILHOSO DAS MINIATURAS DIECAST

































Abaixo Comenda recebida pela California Toys concedida pela Greenlight, devido ao segundo lugar em vendas no mundo alcançado pela marca .



Abaixo o pessoal da Administração da California Toys em pleno expediente, Acompanhem...






O HK agradece a forma com que foi recebido nas instalações da California Toys, ficou impressionado com o Show Room de miniaturas diecast, foi a nossa primeira visita na sede da empresa e pela forma que fomos tratados, parecia que já frequentavamos a muito aquele ambiente, Show de Bola...

3 comentários:

  1. muito show...so acho uma pena, a california nao trazer a release 7 da county roads, da greenlight...tava esperando por ela...

    ResponderExcluir
  2. Fantástica reportagem!!!!

    Dá para perceber como a CT é uma empresa séria compromissada com o colecionador brasileiro!

    Estou a espera das miniaturas brazucas vai ser a minha rendição total!

    Viva a CT!!!

    ResponderExcluir
  3. Em nome dos colecionadores brasileiros, "Obrigado Califórnia",pela grande colaboração em nossas coleções.

    ResponderExcluir