quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA COM PAULO "BIG BOND" COLECIONADOR E CUSTOMIZADOR PAULISTA


ENTREVISTA COM PAULO FRANCISCO VIEIRA “BIG BOND”, 47 ANOS, AUTÔNOMO, COLECIONADOR E CUSTOMIZADOR PAULISTA


VAMOS A ENTREVISTA...


1 - Quando começou a sua coleção?

R.: Comecei minha coleção em 1991, já gostava muito de carrinhos desde pequeno, tanto que me considero uma eterna criança.

2 - Qual foi a primeira miniatura da sua coleção?

R.: Minha primeira miniatura foi um Porsche 911 na escala 1/24, fui ao mercado e tinha uma loja destas de produtos importados, vi e adorei, ai começou minha coleção.

3 - Quantas miniaturas você tem em sua coleção? Como você às condiciona? Qual a “Menina dos Olhos” a sua preferida?

R.: Tenho 2125 miniaturas, nas escalas 1/64 ,1/18 ,1/50 , 1/43 , 1/87 , as meninas dos meus olhos são os Batman, mas todas são adoradas. Minha coleção esta toda em prateleiras e vitrines, como vocês verão nas fotos, não tenho nem uma mini guardada em caixa.




4 - Qual o foco da sua coleção? Qual a escala? Qual a marca preferida?

R.: Foco da minha coleção, é a mini que eu bater o olho e gostar , não curto minis fantasiosas ou coisas fora da realidade, quanto a escala citei na pergunta anterior, mas só estou focando em 1/64 , exceto os meus Batman que pego em qualquer escala. Quanto a marca todas .









5 - Quando e porque você começou a customizar? Qual foi a sua primeira customização? Você ainda tem a peça?

R.: Eu ia aos encontros e comecei a ver algumas customs, falei vou tentar fazer uma, ai fiz uma Kombi da jada 1/64 do São Paulo e o Bus Surf do São Paulo, alguns amigos virão e me incentivarão a fazer minis .




6 - Quantos concursos de customização você participou? Quantas vezes você foi premiado? Quais foram os concursos e prêmios principais da sua carreira?

R.: Meu primeiro prêmio foi uma DD guincho premiada nos Estados Unidos em Dallas, depois foi a grande convenção brasileira a COLECON ganhei em primeiro lugar em uma mini modificada a Hunter Machine uma DD de Guerra e o terceiro lugar em um diorama, uma DD Guincho Formula Indy ,e esta DD Guincho ganhou também primeiro lugar no Encontro do Shopping da moça em Diadema e por final meu xodó a Hunter Machine ganhou outro primeiro lugar nos Estados Unidos como a mini mais votada pelo publico . Todos concursos que minhas minis participaram, foram premiadas.












7 - Você tem preferência por alguma marca ou escala para as suas customizações?

R.: Gosto de trabalhar com minis mais robustas que aparecem mais os detalhes da customização, em relação as escala só 1/64.

8 - Qual é a sua opinião particular sobre a customização brasileira?

R.: A customização brasileira não deve nada aos outros paises, eles tem mais recursos mas os brasileiros tem a criatividade que é o fundamental na hora de customizar. o ruim da customização brasileira é que os colecionadores brasileiros não as valorizam, não vêem que são peças exclusivas e raras, é ai que a customização esta gatinhando, falta valorizar mais os customizadores e as customs.



9 - Na sua opinião quem são os customizadores brasileiros que merecem destaque?

R.: Todos os customizadores merecem destaque desde o iniciante até os grandes customizadores , citar o melhor, posso esquecer algum, todos são bons, eles estão se dedicando, o melhor na sua construção admiro todos eles.

10 - Qual a sua opinião sobre os encontros de colecionadores realizados no Brasil?

R.: Todos encontros são válidos para todos, o problema é um pouco de vaidade e rivalidade entre os organizadores, eles fazem encontros no mesmo dia que o outro, falta dialogo entre os organizadores. E as grandes empresas como os shopping devem abrir espaço para uma coisa que vem crescendo e muito no Brasil o colecionismo como a Semaan que vem nos apoiando e muito no colecionismo, cedendo o espaço em sua loja mensalmente para encontros de colecionadores .

11 - Você já participou de alguma convenção no Brasil ou no Exterior?

R.: As convenções que a Mattel fez no Brasil participei como visitante só não fui na realizada no sul, agora participei só da COLECON que foi muito bem realizada na minha opinião

12 - Você tem opinião formada sobre a atuação da Mattel no mercado de colecionáveis do Brasil? O que você achou das atitudes tomadas por ela no final de 2010 e início de 2011 com o fechamento do RLC-BR e cancelamento da 4ª Convenção Anual Hot Wheels do Brasil que seria realizada em 2011?

R.: A atuação da Mattel no Brasil é ridícula, somos tratados com desprezo, mandam para ca só resto, desde que coleciono minis a Mattel nunca terminou uma coleção aqui no Brasil só a mainline que é o lixo da Mattel. Quanto as atitudes da Mattel em cancelar a convenção, é ridícula uma empresa que fatura aqui no Brasil, teria que ter mais vergonha na cara em fazer estas coisas com nos brasileiros, eles se apoiam na crise, é ridículo, como um velho ditado qualquer boteco tem produto da Mattel. O RLC então foi vergonhoso fechar, a Mattel tem que crescer profissionalmente, é uma empresa mediocre na minha opinião .

13 – Você já viu na Televisão, Rádio, Jornal um comercial da Mattel falando de Hot Wheels sobre Mailaine ou Colecionáveis? Se viu diga onde e quando?

R.: É ridículo, uma empresa que não nos da apoio, quanto mais fazer comercial relacionado ao colecionismo. Se fez foi de madrugada quando todos estão dormindo.

14 - Se você tivesse o poder de mudar alguma coisa na cena atual do colecionismo nacional brasileiro o que faria?

R.: Abriria mais o mercado para outras empresas atuarem aqui relacionadas ao colecionismo e criaria cinco eventos anuais no Brasil norte , sul ,oeste ,leste e sudeste viriam pessoas do mundo inteiro, seria a realização para nos aqui.

15 - O que você sente falta no nosso hobby? Porque?

R.: Mais facilidade de adquirir miniaturas, temos poucas lojas relacionadas ao colecionismo pela grandeza que é nosso pais falta ainda muita estrutura .


ABAIXO ESTANTES COM MUITAS DAS MINIATURAS DE SUA COLEÇÃO PARTICULAR





































16 – De uma dica para os colecionadores novos e o pessoal que esta pensando em começar a customizar miniaturas de carros?

R.: Aos novos colecionadores, foquem bem o que querem colecionar para que sua coleção fique refinada, senão vai se encher de porcaria. E quanto a customizar faça de coração, não só por fazer, criar uma custom é muito prazeroso e dizer eu fiz.


Queria agradecer ao Sílvio do Hot Kengas, por me fazer esta entrevista e poder expressar minhas opiniões e agradecer a minha família e amigos que me apoiarão nas minhas customizações, o meu amigo Douglas e o Murilo que me ajudaram muito, Claro ao Sílvio, um grande abraço a todos. Leiam esta entrevista, critiquem, elogiem, faz parte da vida.

Um grande abraço e que deus os abençoe.

13 comentários:

  1. Big Bond, um grande amigo que fiz no colecionismo, parabéns pela bela coleção e pelas lindas customizações e suas premiações.

    Silvio parabéns pela entrevista, com elas podemos conhecer um pouco mais dos colecionadores do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Silvio pela materia e parabens Big Bond por sempre tá levando o nome do Brasil ao topo do pódio nos concursos de customização que tem participado Mundo a fora.

    "Colecionar é aprender e ensinar..."


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. PARABENS AMIGO BIG BOND PELA ENTREVISTA, PELA COLEÇÃO E PELAS CUSTOMIZAÇÕES POIS SAO OTIMAS BEM FEITAS E RICAS EM DETALHES E EU JA POSSUO UMA CUSTOM POR POSSO FALAR COM PROPRIEDADE, GRANDE ABRAÇO SUCESSO A VC POIS TEM MUITO A CONTRIBUIR A NOS COLECIONADORES ATRAVES DAS SUAS OPINIOES.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Paulo Big Bond, q só conheço de evento e não tive a oportunidade de conversar com ele ainda.
    Nem preciso falar nada da Galera do Hot Kengas tb...Ótima entrevista.
    Parabéns...
    Abçs a todos !!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao eu amigo Paulo pela coleção, pelas customs, pela entrevista e por não ter medo de falar o que pensa e acredita.

    Ao Silvio (Hot Kengas) por publicar a ótima entrevista.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. Graaaaaande Paulo !!!
    Seus Customs são INCRÍVEIS !!! Gostei bastante da sua opinião tmb ... q, aliás, não é diferente dos demais Colecionadores !!!
    Grande abraço e Parabéns pela entrevista e pela Garagem !!!
    Abrs.
    Elvis.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, meus parabéns pela entrevista e por expor a todos, o que a Mattel pensa dos Brasileiros. Menso mal temos M2, Greenlight e Johnny Lightning chegando. Parabéns ao Silvio pela conduta na entrevista. E pêsamens a todos nós por ainda comprar o lixo que a Mattel empurra para nós...
    Esta é a minha opinião, Abraço a todos,
    JOCA

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, meu caro, ótima entrevista e bela coleção!

    ResponderExcluir
  9. Achei que eu fosse a única colecionadora de 1:64 a odiar as porcarias que a Mattel produz! Na minha opinião, que seleciono e muito o que entra na minha coleção, não quero nem de graça as porcarias da Mattel, principalmente agora com a entrada cada vez mais forte no mercado brasileiro (graças a Deus) de GreenLight, M2, Johnny Lightning e etc. que prezam pela perfeição de suas miniaturas! Claro, com todo o respeito aos apreciadores de Hot Wheels, isto é apenas minha humilde opinião.
    Ótima entrevista, ótimas customizações, parabéns Paulo!

    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Paulo Big Bond, sua coleção é fantástica e seus Custom são um espetáculo. Sempre estou vendo as fotos do Murilo nas convenções mundo a fora e sempre vejo suas minis por lá =) é muito gratificante saber que estamos bem representados!

    Abração,
    Diego Ricelle.

    ResponderExcluir
  11. Paulão amigo qdo fui na sua casa não tinha tanto troféu assim hein!.. Parabéns, vc merece. Estou feliz pelo seu sucesso.
    abs. Wilson358

    ResponderExcluir
  12. amigo Paulo,

    sua coleção eu já conheço de tempos ela está ótima, focada e toda a amostra, coisa difícil de acontecer com grandes colecionadores. Quanto a entrevista você foi íntegro e falou a verdade, principalmente no que tange a: vaidades, má coordenação entre todos os colecionadores/expositores e em relação a Mattel que tem uma administração desfocada no Brasil. Colecionadores no Brasil são tratados como "inimigos" quando estes deverial ser aliados dos produtores.
    Um grande abraço
    Maurício Nunes (carioca)

    ResponderExcluir
  13. Parabens gostei mt da sua opniao !
    Mts nao teriam essa coragem para falar !
    sem falar na sua coleçao , fantastica ! é estante q nao acaba mais
    e as customs tambem sao perfeitas 1
    Parabens grande abraço!

    Éto Padilha ! Balneário Camboriú SC!

    ResponderExcluir