quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

61 IMPALA - NOVIDADE NA SÉRIE BÁSICA HOT WHEELS 2012


Novidade na Série Básica Hot Wheels 2012, é lançado o modelo 61 Impala na sub-série New Models 2012, para quem gosta um dos melhores lançamentos do ano, Na opinião deste blog um clássico, para quem gosta de carros com motores grandes este é "The Best", Acompanhem...


O 61 Impala 409 foi uma resposta da Chevrolet ao último motor então lançado pela Ford, o famoso 390, derivado do 352 da família FE (cuja versão de topo seria o 428 Cobra-Jet do Mustang GT 500 KR de Shelby). O 409 nada mais era do que o velho 348 do SS básico com maiores diâmetro e curso. Virou coqueluche e foi o estopim da corrida entre GM, Chrysler, Ford e AMC pelo V8 mais potente do mundo, que durou até 1970.

O Impala SS de 1961: bancos individuais, câmbio no assoalho, conta-giros na coluna de direção e a opção do motor 409 V8, de 360 cv brutos

Ainda hoje é reverenciado como um dos mais famosos big blocks (motores de bloco grande) americanos, encontrando a glória nas pistas retas da NHRA (National Hot Rod Association). Serve ainda para ratificar seu sucesso a homenagem prestada pela banda Beach Boys com a canção 409, onde um jovem da época narra as virtudes do venerado motor. Apesar dos prestígio do Impala, os rodders americanos acabavam preferindo o Bel Air com o mesmo V8 por ser mais leve.

Sobre o Impala SS 1961 há uma história curiosa. Com os apenas 453 carros produzidos nas concessionárias, prontos para venda (alguns já vendidos), todos foram misteriosamente recolhidos para a fábrica. Depois de alguns meses, apenas esses 453 (sendo 142 com o novo motor 409 e 311 com o conhecido 348) foram vendidos e nenhum mais foi produzido. Por esse motivo, muitos não consideram esse como o primeiro Impala SS e sim o 1962
inclusive a própria GM.

Curiosidade

De 1961 a 1963 o Impala era presença garantida nas corridas de Stock Cars nos EUA, a NASCAR. Seu concorrente direto era o Ford Galaxie, em geração anterior à vendida aqui. Ambos duelavam na versão cupê, com motor V8 de alta cilindrada e extensamente preparado. Na pista de Atlanta, uma das mais rápidas, chegavam a fazer 210 km/h de média.


Fotos: Drfong - HWC - E.U.A.

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