No mês de Janeiro de 2012 é marcado pelos 50 anos da associação do Chassis ingles com o motor americano Ford V8 no AC Cobra, que através do sonho e da persistência de Carrol Shelby nasceu o AC Shelby Cobra, que se transformaria numa lenda do automobilismo, acompanhem um pouco desta história...
O AC Cobra foi um carro desenhado e produzido no Reino Unido durante a década de 1960 .
Assim como muitos fabricantes especializados britânicos, a AC Cars utilizava o suave e refinado motor Bristol de 6 cilindros em linha em sua produção de pequela escala, incluindo aí o roadster de dois lugares AC Ace . Sua carroceria era construída à mão com um chassi tubular de aço, e os painéis da carroceria eram de alumínio moldados com um roda inglesa . O motor era um projeto da BMW do período pré-guerra, considerado ultrapassado na década de 1960 . A Bristol decidiu descontinuar esse motor em 1961, passando a utilizar motores Chrysler 313 Cid (5,1 L) V8 . A AC passou a utilizar os motores 2,6 litros do Ford Zephyr em seus carros . Em setembro de 1961, Shelby escreveu à AC solicitando um carro construído sob medida para aceitar um motor V8 . A AC aceitou a encomenda, contanto que um motor adequado fosse provedenciado. Primeiro Shelby procurou a Chevrolet em busca de fornecimento de motores, mas temendo competição com o Corvette eles se recusaram . A Ford, entretanto, desejava um carro para competir com o Corvette, e por acaso possuía um novíssimo motor de bloco pequeno adequado a tal propósito – o motor Ford Windsor de 4,21 de ferro fundido, preparado para alta performance. Em Janeiro de 1962 mecânicos da AC Cars em Thames Ditton, Surrey, instalaram no chassis protótipo CSX0001 o motor Ford V8. Após testes e modificações, o motor e transmissão foram removidos e o chassis foi enviado para Shelby em Los Angeles em 2 de Fevereiro de 1962 . Sua equipe o equipou com motor e transmissão em menos de 8 horas e começou a testá-lo nas ruas .
A Produção se mostrou simples, já que a AC já havia feito a maior parte das modificações necessárias para encaixar o V8 quando decidiram utilizar o Ford 2,6L , inclusive as drásticas mudanças na dianteira do Ace . A modificação mais importante foi instalar um diferencial traseiro mais forte para lidar com a potência aumentada . Uma unidade Salisbury 4HU com discos de freio internos (para reduzir peso não suspenso) foi escolhida em detrimento do antigo . O novo diferencial era o mesmo que equipava o Jaguar E-Type . Na versão de produção, os freios internos voltaram para as rodas para cortar custos . A única modificação na dianteira do primeiro Cobra em relação ao Ace 2,61 foi a caixa de direção, que foi movida para trás para acomodar o largo motor V8 .
Os primeiros 75 Cobra Mark 1 (incluindo o protótipo) foram equipados com motor de 4,2 L . Os 51 Mark I restantes receberam uma versão maior do motor Ford Windsor, a de 4,7 L V8 . No final de 1962 Alan Turner, engenheiro chefe da AC, realizou uma grande mudança na dianteira do carro, e conseguiu equipá-la com direção de pinhão e cremalheira, mantendo a suspensão por lâminas transversas . O novo carro entrou em produção em 1963 e foi chamado de Mark II. Os braços de direção vieram do MGB enquanto a nova coluna de direção veio do Fusca . Cerca de 528 Cobras Mark II foram produzidos até o verão de 1965 .
Em 1963 o Cobra começou a perder sua supremacia nas corridas . Shelby tentou equipá-lo com o motor Ford FE engine de 390 polegadas cúbicas . Ken Miles dirigiu um Mark II com esse motor, e declarou-o virtualmente impossível de dirigir, chamando-o de “ O Cocô” . Um novo chassis foi desenvolvido e chamado de Mark III .
O novo carro foi projetado em cooperação com a Ford em Detroit . Um novo chassis foi construído utilizando tubos de 4 polegadas (ao invés de 3”) e suspensão por molas . O novo carro também tinha para-lamas mais largos e um entrada de ar maior para o radiador . Foi equipado com o motor Ford 427 de (7.0 L) com 425 cv, que fornecia uma velocidade máxima de 262 km/h, no modelo convencional e 485 cv e 180 milhas por hora no modelo de competição . O Cobra Mark III começou a ser produzido em 1 de Janeiro de 1965, dois protótipos foram enviados aos EUA em outubro de 1964, para serem finalizados na oficina de Shelby . Embora fossem automóveis impressionantes, o carro foi um fracasso financeiro e não vendeu bem . De fato para economizar custos muitos Cobras foram equipados com uma versão mais barata do 427 (o 428), visando o uso em estradas, e não em competição . Um total aproximado de 300 carros foram enviados aos EUA entre 1965 e 1966, incluindo a versão de competição . 27 carros foram vendidos na Europa com o motor mais potente e para-lamas mais estreitos, referidos como AC 289 . Infelizmente o Mark III não foi homologado em 1965, e o time Shelby não correu com eles . Entretanto muitos foram utilizados por independentes, vencendo várias corridas por toda a década de 1970 . Curiosamente, 31 carros de competição não vendidos foram “despreparados” e vendidos como versões de rua, e nomeados S/C (semi competition, semi competição) . Hoje eles são as versões mais raras e mais valiosas, podendo ser vendidos por mais de 1 milhão e meio de dólares .
O AC 427 tinha 1,372mm de bitola dianteira e 1,346mm de bitola traseira. Seu tanque de combustível tinha capacidade para 18 galões .
Os AC Cobras tiveram uma longa carreira nas pistas . Shelby queria construir um “Pega-Corvette”, e com quase 500 kg a menos do que o Chevrolet Corvette, o leve carro foi exatamente isso . O Cobra foi talvez bem sucedido como carro esporte, e conta-se que contribuiu para implementação de limites de velocidade no Reino Unido . Um AC Cobra Coupe atingiu 185 milhas por hora na rodovia M em 1964, dirigido por Jack Sears e Peter Bolton durante testes de desempenho antes da prova de 24 horas de Le Mans daquele ano . Entretanto membros do governo citaram a maior taxa de acidentes com morte no início da década de 1960 como motivo principal, as peripécias da AC Cars .
AC COBRA
Construtor: AC Motors - Carrol Shelby
Produção: 1962 à 1967
Tipo de Carroçaria: Roadster 2 portas
Designer: Carrol Shelby
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Motor Dianteiro e Tração traseira
Motor: V8 4,2L - V8 4,7L - V8 7L
Caixa de Velocidades: 4 Marchas Manuais à frente e uma ré
Distância entre os eixos (mm): 2286
Comprimento (mm): 3848
Peso Bruto (kg): 950 kg - 1.050 kg - 1.150 kg
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Shelby Daytona
Ford Mustang
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Créditos e Fotos: Pesquisa Wikpédia - Carrol Shelby .
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