domingo, 4 de abril de 2010

SÉRIE - SWEET 16 - OS PRIMEIROS HW - 1968 - 12

DEORA
Um dos Sweet 16 Hot Wheels em 1968, o Deora é um caminhão personalizado para surfistas. "desenhado pelo primeiro designer da Mattel Hot Wheels, Harry Bentley Bradley.
Curiosamente, em 1964, Bradley desenhou o Dodge Deora real, em colaboração com os irmãos Alexander. O Veículo protótipo utilizado era o Captador A100, e suas partes integradas de um vagão do Ford 1960 e um sedan para o teto distinto. Usando o apelido preferido de Bradley XTAB Dodge (Caminhão Experimental dos Irmãos Alexander), o projeto foi criado pela Chrysler.
Em vias de conclusão do projeto, o modelo produtor-kit-AMT solicitaram autorização para produzir um modelo baseado no caminhão. Mas como se chama isso? O XTAB, enquanto um nome interno adequado, foi apenas isso. Ambos AMT e Chrysler queriam um nome melhor para o caminhão.
Na mão de Harry: A Historia Deora. (Cortesia de Bruce Pascal)

Vendo a oportunidade, alguém sugeriu uma jogada de marketing para incentivar o interesse no novo kit: um modelo de competição onde os construtores poderiam enviar nomes possíveis para o caminhão, e as entradas seriam analisadas por um grupo de jurados. O acordo foi fechado e um anúncio pedindo entradas ocorreu na edição de setembro de 1965 no revista "Car Model", acompanhado de renderings Bradley e fotos do andamento do projeto.
Um grupo de jurados foi composto por miler trimestre chrysler-Don Garlits, Oscar Auto World´s Koveleski, "Car Model" revista co-editora Bob Macleod, AMT de Diretor de marketing Len Bolton, e claro, os irmãos Alexander. Os resultados do concurso foram anunciados na edição de fevereiro de 1966 "Car Model".

Um menino de treze anos de idade, David Hagedorn´s superou todos os outros, com um nome curto e exótico: DEORA. David explicou que significava "ouro" em espanhol (que o correto é "oro") Desde o plano original de Bradley é chamado para terminar o projeto em ouro, o nome foi perfeito. David foi recompensado com o primeiro Kit Deora AMT.
A Versão completa do deora em exposição no museo Peterson em Los Angeles.

Quando Bradley assinou para ser o primeiro designer da Mattel, ele trouxe o Deora com ele, Elliot Handley teve a idéia de adicionar duas pranchas para a cama e da outra forma simples de pickup deu ao modelo o nome de "California Custom" que a Mattel estava procurando para sua nova linha de carros de brinquedos de ferro.
Os E.U. e versões de HK do Deora mativeram as características representativas das diferenças de fábricas em toda a linha Hot Wheels: Vidro (E.U.) versus vidro azul (HK) e brilhantes rodas cromadas (HK) versus uma aparência de prata escovada (E.U.).
A Comparação de HK (L) e E.U. (R) Deoras.

Além disso, existem algumas outras diferenças fundamentais, A parte dianteira do chassi Deora E.U. incorpora o pára-choque dianteiro, faróis, e "dominio" da grade, bem como a luz da cauda. O chassis HK inclui os faróis e pára-choque dianteiro, mas não a área da grade. faróis da versão E.U. são louvered, enquanto os da deora HK são lisos. Os pára-choques dianteiro Deora Hk é melhor definido que seu homólogo E.U., e tem uma área muito grossa de tinta preta sobre ela.
Vistos de trás, HK e E.U. Deoras são praticamente idênticos, com uma ligeira diferença no brilho da pintura da luz da cauda (pintura HK é um pouco mais brilhante), e que a luz da cauda HK parece ser montada ligeiramente superior no Deora E.U., Em ambos os modelos E.U. e HK, a cama do apartamento do veículo é pintado de preto liso. Um par de pranchas clipe plástico em aberturas no vidro traseiro.
Um ouro HK Deora com Rodas Deep Dish.

E.U. Deoras pode ser encontrado nas cores Branco, champagne, Castanho escuro, e em alguns casos, interiores em preto, HK os interiores vêem em Branco e Preto, com o interior Branco sendo um pouco mais raro em laranja, e Deoras ouro, e cerca de 50/50 as outras cores. nos interiores a peça é única, E.U. tem o painel um volante montado à parte do lado do condutor. HK Deoras muitas vezes têm volantes soltos (mesmo em exemplos Cardados), por causa do chocalhar dentro do carro.
Ao contrário de todos os outros carros Hot Wheels, o deora veio com quatro rodas de pequeno porte. Early HK Deoras são frequentemente encontrados em quatro rodas Deep Dish.
Bases Deora: E.U. (L) e HK (R).

As Bases de E.U. e Deoras HK ligeiramente diferentes, principalmente no que há eixo visível monta nos carros HK e arredores, os furos de montagem dos automóveis E.U.

Uma característica comum entre E.U. Deora é um post traseiro. (muitas vezes referida como o rebite). Em geral, as mensagens não fiadas podem ocorrer em metade dos carros E.U., mas este parece ser mais comum com o azul, verde e vermelho Deora.
Um grupo de E.U. Deoras. Nota: os posts não fiados sobre os carros à esquerda.

Naturalmente, uma característica da assinatura do Deora é o par de pranchas de plástico na cama traseira. US-made surfoards são distintas de seus colegas de HK. Placas E.U. são vermelho e o amarelo, tem uma skeg curta (FIN), e têm um número de peça na parte inferior. Note-se que os quatro primeiros algarismos do número da peça corresponde ao número do Deora de modelo (6210). placas de HK são laranja e o amarelo, têm uma skeg alto, mais fino, e não têm números na parte inferior.
Conheça as suas pranchas. O Negócio real (L) x Placas de reprodução (R).

A Deora Vermelha com pranchas E.U. original.
A Deora verde com pranchas de reprodução redlineshop.com

Um raro azul E.U. Deora.




Fotos e Créditos info.: Phillip Davis, Thomas Siembieda & Albert Cervantes
Referência adicional: " A História do Deora" de Thomas Voehringer .

2 comentários:

  1. Seria Legal em 2015 esse carrinho de 1968 retornar as lojas,por favor Hot Wheels e Mattel volta este clássico de carro show de bola deem uma rodinhas de aro 14 pintura com verniz e uma estampa top de legal.

    ResponderExcluir
  2. This is a pretty cool looking hot wheels car and something we have never seen before. Especially, with the two surf boards on the back. Thanks for the share. Have a great day.
    Classic Body Worx

    ResponderExcluir