quarta-feira, 21 de abril de 2010

SÉRIE - SWEET 16 - 0S PRIMEIROS HW - 1968 - 9

O Ford Thunderbird ou "T-Bird" é tão legal quanto o seu nome soa! Há mais de 50 anos, T-Birds foram cruzando as ruas, a partir de meados da década de 1950 com o clássico de 55 e 57, e mais recentemente como a mais nova versão "retro, re-introduzida em 2003.
Estas fotos acima são de belissimos Thunderbirds ou dos conhecidissimos pássaro do trovão.
Nos anos 50, o Ford Thunderbird era a encarnação do carro esportivo americano: Chique e cheio de cromados.
O ano é 1954. O dia, 22 de outubro. O primeiro Thunderbird deixa a fábrica da Ford em Dearborn, nos arredores de Detroit. Quatro mil pedidos já estão feitos.ainda no final do ano, a Ford vende 16.000 unidades.
Assim, o "Pássaro do trovão" estremece a gigante concorrente General Motors. Seu igualmente novo Corvette se mostra por hora um encalhe nas lojas. Suas vendas não passam de 25% das do thunderbird. pois o Ford é equipado com um potente motor V8 em vez de um fraco 6 cilindros, e ainda custa menos que o roadster Chevy.
O T-Bird (como os americanos o chamam) é um dos marcos da história da Ford, assim como anteriormente o modelo T, que tornou Henry Ford famoso, e depois o Mustang, cujo inicio fulminante de vendas até hoje não foi ultrapassado, e que fez de Lee Iacocca uma lenda viva.
A Primeira geração do Thunderbird (de 1955 a 1957) era ao mesmo tempo, também a mais bonita. Ainda bem ue o chefe de design da Ford, J. Mays, tomou esta primeira como exemplo quando, em 2001, depois de muitos anos de Thunderbird sem criatividade e sem secesso, foi decidido que seria lançada uma nova e nostálgica versão. O Thunderbird do século XXI.
Este modelo deu ao seu designer a reputação de que ele traz a maioria de suas idéias do passado, juntamente com o New Beetle, que também é de autoria de J. Mays. Mas que mal tem isto, se a moda é "retrô".
Enquanto isso, a Ford e Mays já lançaram o GT 40.
Também o próximo Mustang, que estará entre as estrelas do jubíleu de 100 anos da Ford, flutua na onda da nostalgia.
A Mattel decidiu incluir a 1967 Custom T-Bird como um dos 16 modelos da série original Hot Wheels, embora tenha sido considerado como um patinho feio dos carros da Ford da época, e nem de longe comparado aos carros lançados nos anos 50. No entanto a Mattel fez justiça ao elenco e, em alguns aspectos. a Hot Wheels fez uma versão do carro melhor que a original.
Um Verde E.U. Custom T-Bird.

O Custom T-Bird foi feito em Hong Kong e os Estados Unidos, e compartilhou muitos atributos com os outros quinze carros produzidos naquele ano, tal como o capô que se abre, um chassi de metal, e o interior de plástico.
Um Ouro HK Custom T-Bird (L) e um Vermelho E.U. Custom T-Bird (R)

De Hong Kong (HK) a versão tinha o teto pintado de preto, pára-brisas de plástico na cor azul, uma base estampada detalhando o tanque de combustivel e os escapamentos com canos laterais, quatro furos quadrados ( Típica dos modelos das fábricas de HK), mostrando o cabo de suspenção das rodas, Este modelo chegou com interiores de cores diferentes e um volante preto furado através do interior. A versão de Hong Kong também teve lanternas traseiras mais amplas sobre o painel traseiro e uma grade dianteira pintada. Os primeiros carros de Hong Kong teve as rodas tipo prato-fundo toda cromada . as primeiras cores dos modelos vieram em Ouro ou Aqua com o teto Preto e o interior escuro.
Modelo HK Custom T-Bird na cor Rosa Cremoso.


Visão frontal e traseira de um HK Custom T-Bird Cobre.

Nos Estados Unidos (E.U.) a versão veio com teto preto, tinha pára-brisas de plástico transparente, interiores em branco ou escuro combinando com a cor do volante, uma base mais detalhada e com tubos de lado, pintados de prata, rodas de 5 raios redline. Observe também que o capô tem uma diferença maior do que a versão HK.
Acima e abaixo: modelo muito raro do E.U. Custom T-Bird Verde Oliva.
Algumas variações de teto preto são difíceis de encontrar, como o modelo E.U. vermelho com o teto preto.
Um vermelho E.U. Custom T-Bird com teto preto.

Os E.U. T-Bird pode ser encontrado sem o teto preto no vermelho, roxo, verde, anticongelante, e no ouro. O ouro é um modelo bem raro e conhecido pelo seu interior na cor Mel.



















Acima T-Birds em vermelho (L) e anticongelante(R).
O Raro Custom T-Bird na cor anticongelante com teto preto.
A Linha ouro do Custom T-Bird.
Um Custom T-Bird na cor laranja modelo E.U.
Um Custom T-Bird extremamente raro na cor ouro sobre cromo, existem poucos exemplares deste modelo.
Protótipo do Custom T-Bird.
Um protótipo desmontado e sem pintura.
Um protótipo sem pintura personalizada e com linhas de porta.
Custom T-Birds E.U. na cor anticongelante personalizados com e sem teto pretoCustom T-Bird E.U. na cor azul gelo.
Um Custom T-Bird E.U. vermelho numa embalagem original.
Custom T-Bird Gold, modelos iguais a este são extremamente raros.

Outra variação dos modelos E.U. é a linha de porta e a linha de tronco, Se você olhar de perto alguns T-Birds, você pode perceber que o contorno das portas se levantou ao lado do carro, e o tronco também tem linhas mais definidas que a maioria das peças vazadas. Ninguem sabe ao certo, mas todas as evidências apontam para o fato de que esses caros provavelmente foram fábricados como uma transição do modelo T-Bird original para o 1970 "spoilers" TNT série Bird. Provavelmente no final de 1969, estes modelos E.U. modificados foram montados num chassis Custom T-birds. A variação da linha de entrada do T-Bird difere da variação Custom DL Firebird em que a linha da porta ocorre próximo de 1 em 500 veículos. em comparação com a variação do Firebird, que é aproximadamente 1 em 100. DL A T-Bird é, portanto, bastante raro e tem sido visto apenas em ouro, aqua, e o anticongelante muito rara.
HK Custom T-Bird na cor vermelha com o teto preto.
Aqui está uma raridade: um protótipo de Custom T-Bird com motor a gasolina powered.
Fotos e Créditos e Informações: Paul Curtis & Bruce Pascal.

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