sábado, 22 de outubro de 2011

GREENLIGHT COLLECTIBLES - PROCESSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE UMA MINIATURA



Nesta matéria vai ser mostrado todo o processo de Criação, Autenticação e Produção de uma miniatura, neste caso uma miniatura da Greenlight, acompanhem...

O CONCEITO

O Conceito para o proceso de pesquisa, criação e seleção de um veículo para produção de uma réplica é demorado e cansativo, são feitas muitas pesquisas para se atestar a viabilidade e as exigências do mercado, bem como pesquisar antecipadamente quais são os veículos que ainda não foram utilizados por outros fabricantes, e deve-se pensar na eficácia e no custo de cada ferramenta (Molde), e trabalhar para a maximização na utilização e no uso das ferramentas (Moldes).

LICENCIAMENTO

Uma vez decidido os carros que dos quais serão feitos réplicas, o próximo passo é obter a permissão dos fabricantes. Esta é uma das partes mais importantes no processo de conceito, porque todos os carros produzidos pela Greenlight são oficialmente licenciados, uma das vantagens de ser um licenciado oficial é que os laços se estreitam e se começa a trabalhar diretamente com os fabricantes (GM, Ford, Dodge, Etc...) permitindo assim a inclusão das insígnias que dão as miniaturas da Greenlight a precisão e a autenticidade que os colecionadores esperam.




PESQUISA

A Pesquisa tem seu início. E são gastas horas e mais horas pesquisando a Marca, Modelo e Detalhes das miniaturas. São usadas fotos, Kits e Carros reais em exposições, coleções particulares, concessionárias de veículos, para se alcançar a excelência nos detalhes de cada carro. Todos os pequenos elementos, incluindo medições, colocação de logotipos, padrões, texturas e cores são profundamente pesquisadas. Terminado o processo de investigação que inclui uma descrição completa do carro, todas estas informações são enviadas para a fábrica localizada na província de Guandong na China. Com estas informações, a fábrica é capaz de construir cada protótipo das miniaturas .

CRIAÇÃO DE UM PROTÓTIPO

Período de Tempo

Escala 1:64 - 45 dias

Escala 1:24 - 75 dias

Escala 1:18 - 90 dias

O Protótipo é originalmente esculpido em barro manualmente, este é um processo muito meticuloso que exige muita paciência e foco. Como podem perceber na imagem abaixo do Corvette 1978 na escala 1:64, protótipo de argila, notem a precisão da escultura o resultado final é impressionante.




Do protótipo de argila, e produzido um protótipo de resina. Esta amostra de resina permite que a equipe de produção possa ver todos os detalhes do carro. Nesta parte do processo a réplica é exaustivamente revisada, para que se chegue no auge da precisão, e que sejam efetuadas mudanças se forem necessárias, os protótipos são enviados para o licenciante do carro para mais revisões e comentários.




Nesta fase crucial as mudanças são necessárias. Após esta etapa, o molde do carro vai ser cortado em aço, e se quaisquer falhas importantes não são detectadas, pode-se gerar um alto prejuízo, e o projeto pode atrasar alguns meses .

PRODUÇÃO DO MOLDE EM AÇO

Período de Tempo

Escala 1:64 - 60 dias

Escala 1:24 - 90 dias

Escala 1:18 - 120 dias

Após a aprovação do protótipo em resina, ele é enviado de volta para a fábrica onde blocos de aço são moidos para se criar o molde, É muito importante que o molde a ser apresentado seja polido à mão para que se removam todas as imperfeições antes das réplicas sejam produzidas.

Abaixo estão as imagens do molde de aço para a produção do corpo do carro .


Abaixo pode-se ver um molde de aço na escala 1:24 de um chassis em seus estágios finais de produção.




Os Moldes para o interior do motor e das peças de plástico são produzidas a partir de moldes de aço também.

Uma vez que todas as peças do molde estão polidas e estão prontas para o uso, chega a hora de produzir as réplicas em metal .

PRIMEIRO TIRO

Antes do início da produção de todas as réplicas, a fábrica produz 2 réplicas em metal do molde, chamadas "Primeiro Tiro". Estes "Primeiros Tiros" são totalmente montados, interior, peças do motor, Cada miniatura é pintada com uma única camada de tinta para que sejam notados todos os detalhes de cada miniatura. Todas as áreas e partes da miniaturas que são cromadas também são inclusas no "primeiro tiro" também. Eles são enviados para a Greenlight para revisão, onde uma das réplicas são enviadas para a revisão do licenciador .

As mudanças neste momento são geralmente menores. Como mencionado anteriormente e como pode ser visto agora, todas as mudanças importantes para o molde de aço neste momento seriam financeiramente desastrosas e o projeto atrasaria alguns meses .




As peças do molde são montadas, Uma vez que o molde está pronto para a injeção. A Matéria-Prima utilizada para produzir as miniaturas é a Liga de Zinco que é derretida e injetada num grande orifício na lateral do molde. Os Moldes injetados esfriam por cerca de 06 horas antes de serem separados para revelar a escalação da miniatura.

Uma vez aprovado o "Primeiro Tiro" a fábrica irá produzir uma versão totalmente decorada da miniatura. Isso inclui a pintura da carroceria das miniaturas, Logos, Interior, Motor e Decoração. A Amostra é enviada novamente para a Greenlight para nova revisão .

PRODUÇÃO DAS RÉPLICAS

Após este longo processo de aprovação dessas amostras, a produção das réplicas é liberada. Como mencionado anteriormente as miniaturas são feitas com Liga de Zinco. A Liga de Zinco é derretida e injetada nos moldes para formar a peça. Abaixo um foto da Liga de Zinco em sua forma bruta .




Após as miniaturas serem retiradas dos moldes, cada uma das miniaturas tem retirados grandes pedaços de matéria-prima em excesso com as mãos .

Os Corpos em metal são enviados através de corte por vibração e o sistema de polimento, onde as miniaturas são lavadas para suavizar as arestas e remover os excessos. Uma vez que a superfície da miniatura está completamente limpa, ela está pronta para ser pintada e chegar em seu acabamento final.

PINTURA E DETALHAMENTO

Cada miniatura é pintada com à mão com spray com uma camada de base branca, que serve da o primeiro acabamento sobre o metal fundido. Cada carroceria das miniaturas é individualmente pintadas com spray. Cada parte da miniatura requer uma cor diferente da cor da carroceria que são pintadas com mascaras. Os Pára-Choques são frequentemente pintados com spray em mascaras .

Após a secagem da pintura das miniaturas, os logos são colocados, isto é feito com uma processo chamado tampografia. Este é um estágio muito tedioso no processo. A Máquina e a miniatura tem que estar sincronizados e colocados exatamente na mesma posição para garantir a colocação correta de cada logo. Para cada cor de um logotipo, a miniatura sofre o processo quatro vezes. Os Pneus também são impressos um por um .

Uma vez que a pintura da miniatura esteja completamente seca, é hora da montagem, As Peças moldadas por injeção para o interior da miniatura e do motor são individualmente instaladas. Quando a miniatura está completamente montada, cada réplica em metal da Greenlight é polida à mão e finalmente embaladas .

EMBALAGEM

O Desenvolvimento e criação da embalagem começa muito antes da miniatura estas pronta para ser embalada. A Embalagem é criada num processo muito parecido ao das miniaturas usando protótipos de barro. Na imagem abaixo, a embalagem Chamshell que é usada para a escala 1:64 Muscle Car Garage esta sendo criada. Após o protótipo de argila é aprovado, um molde em bronze da embalagem é produzido. Abaixo, nos moldes de bronze, pode-se perceber a frente e o verso da embalagem Clamshell .




Para criar a embalagem, a máquina na imagem para extrema direita é usada. Ela é chamada de máquina de moldagem de calor. Grandes folhas de plástico PVC são colocadas sobre os moldes de bronze. Um componente de aquecimento derrete o plástico PVC sobre o molde para formar a embalagem Clamshell. Cada réplica em metal da Greenlight é então embalado e pronto para ser enviado .

TRANSPORTE

As Miniaturas são embaladas e empilhadas em paletes para o embarque. Estes paletes são carregados em um Container de transporte e levados para a porta de onde são colocados em um navio porta-containers. Demora cerca de três semanas para o produto viajar através do Oceano Pacífico e chegar a uma cidade portuária na Costa Oeste dos Estados Unidos .




O Container deve passar pela alfândega antes de ser descarregado e verificados em um armazém local. O Produto é distribuído para a rede de varejo local .




As Vezes os produtos são levados para um armazém localizado em Indianapolis, IN. Para as embalagens chegar até Indianapolis, deve-se ter um container carregado em uma composição ferroviária. Em seguida, o trem viaja para Chicago, onde ele passa pela alfândega e é levado para um armazém local. A Embalagem então levada em três horas para Indianapolis .

Nota: Estas informações foram coletadas junto à Greenlight Collectibles, esperamos que tenham gostado desta rara visão de dentro do negócio Diecast, porque geralmente as empresas do setor não costumam abrir certos bastidores da produção das miniaturas, todos os processos desde a idéia e concepção da miniaturas até criação e aprovação dos moldes, as várias etapas de revisão até se chegar ao produto acabado, criação e produção das embalagens, e o transporte, não podíamos esperar outra atitude de uma empresa tão diferenciada como a Greenlight...

Créditos e Fotos: Greenlight Collectibles

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