Em 1968 surgia a marca mais emblemática e conhecida no mundo das Miniaturas Diecast de Carros, A Hot Wheels, neste ano de 2018 esta mesma marca alcança meio século de vida, este ano é comemorado os 50 Anos de Hot Wheels, e agora eu tenho uma notícia, que na opinião deste editor, é a notícia mais importante desde o lançamento da marca, em comemoração a esta data, será relançado um Box Comemorativo aos 50 Anos de Hot Wheels, com a sua primeira coleção, The Sweet Sixteen, com os 16 modelos emblemáticos que deram início a esta história no ano de 1968, criado e lançado pelo Designer Master Hot Wheels Harry Bentley "The Legend" Bradley, que foi o cara escolhido para desenvolver todos os primeiros modelos para o lançamento da Hot Wheels lá pelos idos de 1968...
Para muitos colecionadores, esta coleção não tem muita importância por conta dos modelos, mas na opinião deste editor, é por pura ignorância, pois todos os modelos escolhidos tem por trás uma história e um conceito que faz com que estas escolhas tenham sido as melhores para o início de uma história como a da Hot Wheels...
E Eles demoraram para relançar este Set, que na nossa opinião, deveria ser uma obrigação que cada colecionador que cultue a marca, deveria ter um desses em sua coleção...Eu vou atrás do meu...
Conceitualmente tudo o que conhecemos do colecionismo diecast de miniaturas de carros, surgiu através dos Customizadores e Personalizadores de carros reais, à partir das décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970, os primeiros designers foram recrutados na Indústria Automotiva da época, e Detroit era a meca na época nos EUA, não existiam designers para este nicho, então foram atrás de designers de carros reais, e assim recrutaram Harry Bradley, Ira Gilford e Larry Wood entre outros...
Mas também temos que citar George Barris, Alexander Brothers, Bill Cuchenberry, Don Tognotti, Ed "Big Daddy" Roth, Dean Jeffreys, Dean Moon, Dick Dean, Tom Daniel, Gene Winfield, Pete Chapouris entre outros...
Personalidades inquietas que trouxeram todo o seu senso criativo primeiro para os carros reais, depois estes mesmos carros inspiraram as suas versões reduzidas, e daí surge tudo o que existe nos dias de hoje em Miniaturas Diecast de Carros...
Acompanhem a seguir um pouco da história do primeiro designer da Hot Wheels, e da criação da Marca e de sua primeira coleção The Sweet Sixteen, relançada no ano de 2018, 50 Anos de Hot Wheels...
A HISTÓRIA DO DESIGNER CRIADOR DA MARCA HOT WHEELS
HARRY BENTLEY BRADLEY
Durante
muito tempo muitos destacaram a Figura de Larry Wood como o mais importante
Designer da História da Hot Wheels, Inclusive este editor, que inclusive criou
a alcunha para o designer de Larry "The Legend" Wood, mas como não
reverenciar a figura importantíssima de Harry Bentley Bradley, para quem não
sabe, ele simplesmente foi o responsável pela criação da primeira e conceitual
coleção Hot Wheels no ano de 1968, Os Sweet Sixteen, Os 16 Originais, a coleção
mais importante e emblemática já lançada entre todas, marca por marca. Sendo
ele Harry Bradley, A Verdadeira Lenda do Design da Hot Wheels de Todos os
Tempos...
E
como não podia deixar de ser, a sua história, e desde a sua infância é
riquíssima, e nós vamos contar um pouco, para que vocês entendam, como nasce
uma "Lenda".
O
Roteiro desta história é digna de um filme, e tem inicio em 1936 com o seu
nascimento na cidade de Waban, Massachusetts, EUA. Começou a desenhar desde
muito cedo, no verão de 1949, então com 14 anos, teve poliomielite e acabou
sofrendo uma paralisia nas pernas, ficando internado durante 7 meses em um
hospital infantil de Boston, e durante este período usou o desenho como seu
principal passatempo, As Enfermeiras o colocavam próximo a janela de seu
quarto, e de lá podia ver os carros passando pela rua, e eram sua principal
inspiração, usou por um tempo uma cadeira de rodas, e que inclusive fez a
personalização da mesma, sendo o seu primeiro trabalho de customização de um
veículo. com o tempo teve que se virar com as muletas.
Nos EUA a Cultura
Custom foi muito importante, principalmente nos anos 40, 50 e 60, e Harry se
encantou com a magia da personalização de carros, Tinha um encanto especial pelos
Chevys do final da década de 40 e inicio da década de 50.
Teve
um contato com os Chevys a partir do carro do namorado de sua irmã, e depois
que seus pais compraram um Chevrolet Bel Air em 1954 que pertencia a um
leiteiro, seus pais o fizeram prometer que não modificaria o carro da família,
mas depois de uma viagem, quando chegaram tiveram uma surpresa, Harry já havia
feito uma das suas...
Neste
período Harry tinha alguns mestres que o inspiravam, como Os Irmãos Barris, Joe
Bailon, Pininfarina, Harley Earl e outros mestres da Customização e
Personalização, O Seu Chevrolet modificado mais conhecido levou o nome de
"La Jolla"...
Harry
entra para a Faculdade de Wooster, a pedido dos seus pais, mas o seu
real objetivo era a carreira de Design Automóveis, nesta ocasião ele
escreve para a General Motors perguntando sobre uma oportunidade de
trabalhar
com a marca, a resposta sugeriu o programa de Design Industrial do
Instituto
Pratt, e foi o que ele fez, durante o curso, ele iniciou a sua carreira
de
consultor de design custom, e começou a contribuir regularmente para
várias
publicações automotivas, como a Rodding, Re-Stylling, Custom Illustrated
e Rod
& Custom.
Harry
foi recrutado pela General Motors ainda cursando o último semestre em Pratt,
mudando para Detroit em 1962, chegando lá percebeu que seus patrões não
gostavam muito de suas incursões nas publicações sobre designs custom, e para
não deixar de lado uma de suas principais paixões de lado, ele continuou
fazendo as suas publicações, mas agora sobre o falso nome de Mark Fadner.
Nas
primeiras semanas de sua chegada na GM Design Staff, Harry conheceu e criou uma
afinidade muito grande com os Irmãos Alexander, e desta relação de amizade e
parceria, resultou na criação de mais de 10 carros modificados por esta trinca
em 8 anos, e desta parceria resultaram vários trabalhos inclusive utilizando
carros da principal concorrente da GM, a Ford, como a 1964 Ford Fastback
Galaxie, então não é necessário explicar que desenhar modelos com carros da
principal concorrente da sua empresa poderia ameaçar a sua posição dentro da
GM, foi ai que os irmãos Mike e Larry Alexander creditaram os designs de Harry
Bradley sobre a alcunha de "Designer X".
Harry
trabalho para a GM por mais 4 anos, e nesse tempo trabalhos em quase todos os
Studios de criação da empresa, aproveitou-se do programa de fidelidade e bolsa
de estudos da GM para um mestrado na Universidade de Stanford, em 1964,
enquanto estava estudando na Califórnia, Harry fez o design do Dodge Deora em
parceria com os Irmãos Alexandre.
Harry
Bentley Bradley foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de sua
época, tinha ideias e soluções arrojadas muito a frente do seu tempo, criou,
desenvolveu e produziu modelos sensacionais, e escreveu o seu nome na história
do design automotivo, para aqueles que tem familiaridade com este nicho do
automobilismo, é muito importante conhecer a história do Harry.
Os
Customizadores não aceitavam a ideia da linha de produção da indústria
automotiva, o conceito de se ver nas ruas uma quantidade muito grande de
modelos iguais, por si só, para eles era inaceitável, porque achavam que o
carro representava a personalidade do seu proprietário, então através do seu
censo criativo, produziam design de carros de acordo com a vontade de seus
donos, e em muitos casos com a sua própria vontade, e o resultado era tão bom
que os seus donos não tinham coragem de reclamar, porque cada trabalho era uma
verdadeira obra de arte, e mais importante, exclusiva.
Harry
fez parte da época de ouro da Customização e Personalização nos EUA, Abaixo um
pouco de sua arte, Acompanhem e tirem as suas conclusões...
SWEET SIXTEEN 1968 - A PRIMEIRA COLEÇÃO HOT WHEELS
CUSTOM CAMARO
A
História da marca mais importante do colecionismo diecast mundial,
começa no verão de 1966, Harry Bradley foi recrutado pela Mattel, tudo
começa quando Elliot Handley fundador da Mattel enviou um emissário, seu
nome era Fred Adickes até a cidade de Detroit para contratar um dos
três melhores designers da cidade para criar e desenvolver os carros
Diecast Hot Wheels que seriam lançados em 1968, mas não obteve sucesso
imediato, chegou a colocar anúncios em jornais locais, mas as respostas
foram muito fracas, até Adickes encontrar Harry Bradley.
Bradley
viu o emprego na Mattel como a sua grande chance de retornar a
Califórnia, com a Mattel pagando a gasolina, volta com o seu 1964
Chevrolet El Camino.
Com
a missão de criar a primeira coleção da nova marca, ele utilizou toda a
sua influência da vida inteira, misturando design de carros reais com
Hot Rods, e esta combinação foi perfeita, e dai surge a Linha Original
Hot Wheels que foi formada por 16 modelos em cores suaves e brilhantes, que levou o nome de Sweet Sixteen.
Os
Carros foram lançados em 1968 e todos os modelos tiveram o seu design
Hot Wheels feito por Harry Bradley com exceção do modelo Custom
Volkswagen que teve o seu design feito por Ira Gilford mas com a
colaboração de Bradley.
Então
a marca Hot Wheels foi lançada e foi um sucesso gigantesco, Harry
Bentley Bradley não pensou que este seria o caso, e achava que tinha
cumprido a sua parte do acordo, e deixou a Mattel para viver o seu
sonho, quando a Mattel o chamou de volta, ele recomendou o seu amigo Ira
Gilford que havia recentemente deixado a Chrysler, Ira Gilford aceitou o
emprego, e logo iniciou o trabalho dos designs para as próximas
coleções da Hot Wheels.
Bradley
fundou a sua própria empresa de Design e começou a trabalhar em uma
variedade de projetos, colocando para fora todo o seu censo criativo e
tudo que desenvolveu em suas características dos seus projetos em toda a
sua vida, fez vários Designs de Hot Rods, Modificação e Personalização
de modelos da indústria automobilística sobre encomenda e Kits Plásticos
para carros personalizados...
Acompanhem os modelos da Coleção que deu origem a marca Hot Wheels, Os Sweet Sixteen...
Do Modelo Custom Camaro até o Modelo Custom T-Bird todos foram baseados em carros reais da época e levam a assinatura do design de Harry Bradley, Acompanhem...
Do Modelo Custom Camaro até o Modelo Custom T-Bird todos foram baseados em carros reais da época e levam a assinatura do design de Harry Bradley, Acompanhem...
CUSTOM MUSTANG
CUSTOM BARRACUDA
CUSTOM CORVETTE
CUSTOM COUGAR
CUSTOM ELDORADO
CUSTOM FLEETSIDE
CUSTOM T-BIRD
CUSTOM VOLKSWAGEN
O
Custom Volkswagen é o único modelo desta coleção que não teve o design
assinado com exclusividade de Harry Bradley, este é obra de Ira Gilford,
Harry neste trabalho atuou como colaborador.
DEORA
Este
é um Design que surgiu da parceria de Harry Bradley e os Irmãos
Alexander antes de sua entrada na Mattel, o Carro real foi construído
pelos Irmãos Alexandre e o Design Hot Wheels é obra de Harry Bradley.
FORD J-CAR
Este é um carro conceito totalmente desenvolvido, o seu design Hot Wheels foi criado por Harry Bradley.
HOT HEAP
O Design do carro real é obra de Don Tognotti, e o Design Hot Wheels é de Harry Bradley.
PYTHON
O
Design do carro real foi obra de um dos Designers mais importantes da
Cultura Custom dos EUA, Bill Cushenberry, que entre outros trabalhos, é
responsável por parte da formação da carroceria do Batmóvel 66 Classic
TV, foi um dos colaboradores de George Barris.
O Design Hot Wheels foi uma dobradinha entre Harry Bradley e Dean Jefreys outro monstro da Customização, Personalização e design nos EUA.
SILHOUETTE
O Design do carro real foi obra de Bill Cushenberry e o Design Hot Wheels é de Harry Bradley.
BANDIT BEATNIK
O Design do carro real é obra de Ed Roth e o Design Hot Hot Wheels foi Harry Bradley.
Parabéns! Bela matéria.
ResponderExcluirSensacional!!!! Parabéns pelo relato e pelo resgate da história!!!
ResponderExcluir