Tom “Mongoose”
McEwen
Hoje vamos homenagear uma das últimas lendas do automobilismo mundial,
que encerrou a sua competição da vida inteira e nos deixou no último dia 10 de
Junho de 2018, estamos falando de Tom “Mongoose” McEwen, Morreu aos 81 anos...
Uma minoria dentro do colecionismo, coleciona por referências históricas, e por memória afetiva quando se fala em alguns nichos do automobilismo, afinal, colecionamos miniaturas diecast de carros, e geralmente os modelos guiados por lendas do automobilismo, acabam sendo inspirações para que sejam utilizados em várias coleções de várias marcas, e em muitas escalas, no caso do Mongoose, além de tudo ele ainda foi garoto propaganda de uma destas marcas, a Hot Wheels, em homenagem ao seu passamento, vamos contar um pouco da sua trajetória e história dentro do automobilismo, para ser mais exato dentro das corridas de arrancadas nos EUA, Acompanhem...
Nascido em 14 de Janeiro de 1937, foi um piloto norte-americano que
competiu em provas da National Hot Rod Association, conhecida como NHRA, uma
carreira que durou 45 anos, na academia da associação em uma relação dos 50
pilotos mais importantes da história ele figura na posição 16, o seu apelido “Mongoose”
que marcou a sua caminhada na categoria, foi lhe atribuído em 1964 pelo
construtor de motores Ed Donovan, e esta alcunha foi criada para atrair a participação
de outra lenda da categoria Don “The Snake” Prudhomme para uma corrida de
exibição.
Tom McEwen iniciou sua experiência com carros, começando com um Oldsmobile
1953 no Santa Ana Drags na cidade de Irvine, em 1954 ele passou a correr em um
Oldsmobile 1954 no Lion Drag Stripe em Long Beach.
Além dos Dragsters ele também pilotou Funny Cars, mas os Olds marcaram a
sua vida...
Em 1962, ele dirigiu o Shark Adams, que foi um dos primeiros Dragsters a
usar um corpo aerodinâmico com um pacote de paraquedas fechados que ajudava na
redução de velocidade no final das corridas, este se tornou um dos Dragsters
mais conhecidos pilotados por McEwen...
Em 1963, ele
alcançou o seu primeiro sucesso na categoria, quando terminou em segundo lugar,
atrás de Art Malone no Bakersfield March Meet, na Califórnia. Ele também
dirigiu o Dragster Donovan Engineering Special, e foi com este carro que ele
correu contra Don “The Snake” Prudhomme pela primeira vez...
Em 12 de Setembro de 1964 ele
venceu a corrida contra Prudhomme no Lions Drag Strip, venceu o carro laranja-escuro
de Prudhomme em duas corridas consecutivas, inspirando o que pode ser o mais
famoso emparelhamento da história em corridas de arrancada.
O Ano de 1964 foi um dos anos
mais produtivos para McEwen, além do narrado acima ele ainda levou o Dragster
Yeakel Plymouth de Lou Baney à vitória em um encontro de 32 carros da UDRA, no
Fontana Raceway, em Fontana. Ele também levou os títulos da Top Fuel no Lions
Drastrip e no Pomona Raceway.
Como a sua primeira disputa
contra o seu principal rival, tinha chamado tanta atenção, mais duas corridas
entre McEwen e Prudhomme fora programadas no Lions Drag Strip no ano de 1965.
McEwen venceu duas em três na
primeira bateria, mas perdeu duas na segunda bateria para Prudhomme.
Como McEwen correu apenas na Costa
Oeste, ele e Prudhomme se enfrentaram apenas uma vez em 1966, no
Winternationals, onde foi realizada a primeira reunião de eventos nacionais do gênero,
Prudhomme no seu B & M Torkmaster Special levou a vitória com um 7,59 enquanto
McEwen fez 7,69, Eles não se encontrariam novamente pelo resta da década para
uma disputa.
McEwen venceria o campeonato de
Hot Rod Magazine em 1966 no Riverside Raceway, em 1968 venceu o Stardust National
Open em Las Vegas, e registrou o menor tempo decorrido até esta época com 6,64
em Orange Country PDA Meet...
Em 1967, McEwen venceu com uma
das grandes maravilhas da Drag Racing, o Super Mustang da Ford. O Carro roubou
a cena quando fez a sua estreia nos Nacionais de Inverno.
Em 1969, os dois pilotos, “Mongoose” e “Snake” Tom McEwen e Don
Prudhomme respectivamente se uniram, e criaram a Equipe Nacional de Turismo,
patrocinados pela Empresa de Brinquedos Mattel, em meados do mesmo ano eles se
tornaram co-proprietários da equipe Wildlife Racing, eram patrocinados pela Hot
Wheels, a cor do carro tradicional de Tom era o vermelho, e a cor do carro
tradicional de Don era o amarelo, este acordo de patrocínio foi até 1972, a
Wildlife assinou com a Care Free Sugarlees Gum como patrocinadora em 1973.
McEwen e Prudhomme terminaram a sua parceria no final d temporada de 1973.
Os dois companheiros de equipe se enfrentaram neste ano pela Drag Race
Magazine Championship Drag Races, realizado no Riverside Raceway um dos mais
importantes eventos de Drag Racing dos EUA na época, apesar do troféu mais importante
ter ido para o piloto Jim Warren...
Tom “Mongoose” McEwen ganhou 5 eventos da NHRA, mas ele tinha um
diferencial que o acompanhou pela vida inteira, tinha um talento muito especial
de provocar os adversários, e uma habilidade muito a frente de seu tempo em se
promover, e atrair atenção dos patrocinadores para a categoria, com esta
personalidade forte, era um cara muito inteligente e sagaz, todas estas
qualidades o transformaram em uma das figuras mais influentes e controversas do
esporte...
Como falava na época outra lenda
das corridas de arrancadas, Roland Leong, O Tom McEwen era o cara mais esperto
da turma, ele foi o cara que trouxe a marca Hot Wheels para as corridas de
arrancadas, criando os personagens icônicos “Snake” e “Mongoose”, com esta
sacada ele e seu companheiro de equipe, e o dinheiro que o patrocinador
principal “Hot Wheels” trouxe para a equipe, proporcionou que eles comprassem
os melhores equipamentos, que todas as despesas da equipe fossem pagas, e ainda
ganhassem muito, mas muito dinheiro.
Na época a Hot Wheels estava
investindo nas pistas para os seus carrinhos, e nada melhor que ter como
garotos propaganda os caras mais importantes das corridas de arrancadas, que
pareciam, e inclusive tinham inspirado a criação das “Pistas Hot Wheels”, Os
dois viajaram os Estados Unidos, de costa a costa, levando o nome da marca, e
com esta ação promocional, mudaram os conceitos da captação dos patrocínios para
as categorias automobilísticas dos EUA, a partir deles tudo mudou, eles
mostraram a todos um novo mundo em matéria de promoção pessoal e da
categoria...
Em 1972, McEwen venceu seu
primeiro grande evento, quando dominou o campo do Top Fuel no Bakersfield March
Meet, Um ano depois, ele marcou sua primeira vitória no evento nacional da
NHRA, superando a mais rápida reunião de Funny Car da história no Super
Nationals em Ontario Motors Speedway.
A Vida
deste cara foi marcada por muitas vitórias e conquistas, mas teve algumas
derrotas, principalmente na vida pessoal, ele ganha 4 eventos nacionais, incluindo
a dramática vitória no National Car dos EUA, sobre o seu rival da vida inteira,
Prudhomme em 1978, e esta última façanha acontece apenas há alguns dias após a
morte de seu filho Jamie, que lutava contra uma Leucemia...
Ele foi responsável também pela criação de uma réplica da Chevy 1957, construída em homenagem ao icônico Chevrolet, ele foi produzido como um veículo de arrancadas tipo NHRA, e a partir da construção deste modelo foi criada a Classe Nostalgia Funny Car, A Chevy 1957 Funny car correu durante 3 anos, e alcançou grande popularidade entre os Fãs e a Mídia da época...
Tom McEwen venceu a final mundial da AHRA no Spokane Raceway Park em 1982, O Prestigiado Big Bud Shootout em 1984, e o Top Fuel no Nacional de Verão de 1991 em Englishtown, New Jersey...
E em 1992, Tom "Mongoose" McEwen finalmente se aposenta das corridas, e mais tarde viria a trabalhar com editor da Revista Drag Racing, com sede no Sul da Califórnia...
"Mongoose" e "The Snake"
Para os colecionadores que não tem tanta proximidade com o nome Tom "Mongoose" McEwen, alguns modelos produzidos pela Hot Wheels, e que para aqueles que tem a alegria de tê-los em suas coleções, tem em seu poder peças que valorizaram ainda mais, Acompanhem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário