domingo, 17 de junho de 2018

TOM "MONGOOSE" MCEWEN - HOMENAGEM A UMA DAS LENDAS DAS CORRIDAS DE ARRANCADAS DA NHRA NOS EUA E AO PRIMEIRO PILOTO A TER CARROS PATROCINADOS E MODELOS PRODUZIDOS POR UMA MARCA DE BRINQUEDOS, A MATTEL COM A SUA HOT WHEELS



Tom “Mongoose” McEwen


Hoje vamos homenagear uma das últimas lendas do automobilismo mundial, que encerrou a sua competição da vida inteira e nos deixou no último dia 10 de Junho de 2018, estamos falando de Tom “Mongoose” McEwen, Morreu aos 81 anos...

Uma minoria dentro do colecionismo, coleciona por referências históricas, e por memória afetiva quando se fala em alguns nichos do automobilismo, afinal, colecionamos miniaturas diecast de carros, e geralmente os modelos guiados por lendas do automobilismo, acabam sendo inspirações para que sejam utilizados em várias coleções de várias marcas, e em muitas escalas, no caso do Mongoose, além de tudo ele ainda foi garoto propaganda de uma destas marcas, a Hot Wheels, em homenagem ao seu passamento, vamos contar um pouco da sua trajetória e história dentro do automobilismo, para ser mais exato dentro das corridas de arrancadas nos EUA, Acompanhem...


Nascido em 14 de Janeiro de 1937, foi um piloto norte-americano que competiu em provas da National Hot Rod Association, conhecida como NHRA, uma carreira que durou 45 anos, na academia da associação em uma relação dos 50 pilotos mais importantes da história ele figura na posição 16, o seu apelido “Mongoose” que marcou a sua caminhada na categoria, foi lhe atribuído em 1964 pelo construtor de motores Ed Donovan, e esta alcunha foi criada para atrair a participação de outra lenda da categoria Don “The Snake” Prudhomme para uma corrida de exibição.

 

Tom McEwen iniciou sua experiência com carros, começando com um Oldsmobile 1953 no Santa Ana Drags na cidade de Irvine, em 1954 ele passou a correr em um Oldsmobile 1954 no Lion Drag Stripe em Long Beach.


Além dos Dragsters ele também pilotou Funny Cars, mas os Olds marcaram a sua vida...



Em 1962, ele dirigiu o Shark Adams, que foi um dos primeiros Dragsters a usar um corpo aerodinâmico com um pacote de paraquedas fechados que ajudava na redução de velocidade no final das corridas, este se tornou um dos Dragsters mais conhecidos pilotados por McEwen...


 Em 1963, ele alcançou o seu primeiro sucesso na categoria, quando terminou em segundo lugar, atrás de Art Malone no Bakersfield March Meet, na Califórnia. Ele também dirigiu o Dragster Donovan Engineering Special, e foi com este carro que ele correu contra Don “The Snake” Prudhomme pela primeira vez...


Em 12 de Setembro de 1964 ele venceu a corrida contra Prudhomme no Lions Drag Strip, venceu o carro laranja-escuro de Prudhomme em duas corridas consecutivas, inspirando o que pode ser o mais famoso emparelhamento da história em corridas de arrancada.



O Ano de 1964 foi um dos anos mais produtivos para McEwen, além do narrado acima ele ainda levou o Dragster Yeakel Plymouth de Lou Baney à vitória em um encontro de 32 carros da UDRA, no Fontana Raceway, em Fontana. Ele também levou os títulos da Top Fuel no Lions Drastrip e no Pomona Raceway.


Como a sua primeira disputa contra o seu principal rival, tinha chamado tanta atenção, mais duas corridas entre McEwen e Prudhomme fora programadas no Lions Drag Strip no ano de 1965. 


McEwen venceu duas em três na primeira bateria, mas perdeu duas na segunda bateria para Prudhomme.



Como McEwen correu apenas na Costa Oeste, ele e Prudhomme se enfrentaram apenas uma vez em 1966, no Winternationals, onde foi realizada a primeira reunião de eventos nacionais do gênero, Prudhomme no seu B & M Torkmaster Special levou a vitória com um 7,59 enquanto McEwen fez 7,69, Eles não se encontrariam novamente pelo resta da década para uma disputa.


McEwen venceria o campeonato de Hot Rod Magazine em 1966 no Riverside Raceway, em 1968 venceu o Stardust National Open em Las Vegas, e registrou o menor tempo decorrido até esta época com 6,64 em Orange Country PDA Meet...



Em 1967, McEwen venceu com uma das grandes maravilhas da Drag Racing, o Super Mustang da Ford. O Carro roubou a cena quando fez a sua estreia nos Nacionais de Inverno.



Em 1969, os dois pilotos, “Mongoose” e “Snake” Tom McEwen e Don Prudhomme respectivamente se uniram, e criaram a Equipe Nacional de Turismo, patrocinados pela Empresa de Brinquedos Mattel, em meados do mesmo ano eles se tornaram co-proprietários da equipe Wildlife Racing, eram patrocinados pela Hot Wheels, a cor do carro tradicional de Tom era o vermelho, e a cor do carro tradicional de Don era o amarelo, este acordo de patrocínio foi até 1972, a Wildlife assinou com a Care Free Sugarlees Gum como patrocinadora em 1973. McEwen e Prudhomme terminaram a sua parceria no final d temporada de 1973.



Os dois companheiros de equipe se enfrentaram neste ano pela Drag Race Magazine Championship Drag Races, realizado no Riverside Raceway um dos mais importantes eventos de Drag Racing dos EUA na época, apesar do troféu mais importante ter ido para o piloto Jim Warren...


Tom “Mongoose” McEwen ganhou 5 eventos da NHRA, mas ele tinha um diferencial que o acompanhou pela vida inteira, tinha um talento muito especial de provocar os adversários, e uma habilidade muito a frente de seu tempo em se promover, e atrair atenção dos patrocinadores para a categoria, com esta personalidade forte, era um cara muito inteligente e sagaz, todas estas qualidades o transformaram em uma das figuras mais influentes e controversas do esporte...


Como falava na época outra lenda das corridas de arrancadas, Roland Leong, O Tom McEwen era o cara mais esperto da turma, ele foi o cara que trouxe a marca Hot Wheels para as corridas de arrancadas, criando os personagens icônicos “Snake” e “Mongoose”, com esta sacada ele e seu companheiro de equipe, e o dinheiro que o patrocinador principal “Hot Wheels” trouxe para a equipe, proporcionou que eles comprassem os melhores equipamentos, que todas as despesas da equipe fossem pagas, e ainda ganhassem muito, mas muito dinheiro.


Na época a Hot Wheels estava investindo nas pistas para os seus carrinhos, e nada melhor que ter como garotos propaganda os caras mais importantes das corridas de arrancadas, que pareciam, e inclusive tinham inspirado a criação das “Pistas Hot Wheels”, Os dois viajaram os Estados Unidos, de costa a costa, levando o nome da marca, e com esta ação promocional, mudaram os conceitos da captação dos patrocínios para as categorias automobilísticas dos EUA, a partir deles tudo mudou, eles mostraram a todos um novo mundo em matéria de promoção pessoal e da categoria...


Em 1972, McEwen venceu seu primeiro grande evento, quando dominou o campo do Top Fuel no Bakersfield March Meet, Um ano depois, ele marcou sua primeira vitória no evento nacional da NHRA, superando a mais rápida reunião de Funny Car da história no Super Nationals em Ontario Motors Speedway.


A Vida deste cara foi marcada por muitas vitórias e conquistas, mas teve algumas derrotas, principalmente na vida pessoal, ele ganha 4 eventos nacionais, incluindo a dramática vitória no National Car dos EUA, sobre o seu rival da vida inteira, Prudhomme em 1978, e esta última façanha acontece apenas há alguns dias após a morte de seu filho Jamie, que lutava contra uma Leucemia...


Ele foi responsável também pela criação de uma réplica da Chevy 1957, construída em homenagem ao icônico Chevrolet, ele foi produzido como um veículo de arrancadas tipo NHRA, e a partir da construção deste modelo foi criada a Classe Nostalgia Funny Car, A Chevy 1957 Funny car correu durante 3 anos, e alcançou grande popularidade entre os Fãs e a Mídia da época...

Tom McEwen venceu a final mundial da AHRA no Spokane Raceway Park em 1982, O Prestigiado Big Bud Shootout em 1984, e o Top Fuel no Nacional de Verão de 1991 em Englishtown, New Jersey...

E em 1992, Tom "Mongoose" McEwen finalmente se aposenta das corridas, e mais tarde viria a trabalhar com editor da Revista Drag Racing, com sede no Sul da Califórnia...


  "Mongoose" e "The Snake"

Para os colecionadores que não tem tanta proximidade com o nome Tom "Mongoose" McEwen, alguns modelos produzidos pela Hot Wheels, e que para aqueles que tem a alegria de tê-los em suas coleções, tem em seu poder peças que valorizaram ainda mais, Acompanhem...


 


     







Nenhum comentário:

Postar um comentário