As fotos revelam detalhes como a montagem do motor 6 cilindros BF – 161, a linha que montava o Jeep e a Pick Up Jeep simultaneamente, e a montagem da carroceria Jeep sobre o chassi usando um sistema de levante com ganchos nos para lamas. Faça uma viagem no tempo e visite a fábrica de onde saiu a sua Rural Willys zero quilometro .
Nossa homenagem a todos aqueles que trabalharam na fábrica Willys Overland do Brasil .
O Jipe Universal foi o primeiro veículo Willys a ser montado no Brasil, em 1954. Em 1957 passou a ser fabricado aqui, mantendo, porém, as mesmas linhas do modelo americano.
Fundada em 26 de abril de 1952, no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a Willys Overland do Brasil iniciou suas atividades industriais em 1954, montando os jipes willys americanos, comercializados com o nome de Jipe Universal. Bastante eficiente nas precárias estradas brasileiras, o jipe teve logo boa aceitação no mercado. Em 1957 a empresa passou a fabricá-lo no Brasil, e a partir de 1959 o veículo recebeu motor nacional, um seis cilindros de 2.638cm3 e 90cv. Com tração em duas ou nas quatro rodas e câmbio de três marchas com redução, vencia os mais difíceis terrenos e superava inclinações de mais de 70%. As linhas da carroceria, inicialmente retas e angulosas, também sofreram modificações, recebendo arredondamentos que as tornaram mais equilibradas e harmoniosas.
Primeira Rural fabricada no Brasil, em 1956
Em julho de 1956 a Willys lançava outro utilitário, a perua Rural – que era idêntica ao modelo americano -, equipada com a mesma mecânica do Jipe. Em 1960 a Willys modificou muitos detalhes da carroceria da Rural, transformando-a num veículo urbano de grande desempenho em estradas ruins.
Rural fabricada a partir de 1960, com linhas mais modernas
Bastante espaçosa, a perua podia acomodar bem seis pessoas. Um terceiro banco opcional podia acomodar mais três pessoas em condições precárias. As duas portas laterais juntava-se ampla porta traseira, que se abria em duas metades horizontais e dava acesso ao amplo compartimento de carga. Este ficava maior com o rebaixamento dos bancos traseiros. Pesando 1522kg, a Rural podia transportar 420kg de carga. Alcançava a velocidade de 117km/h e acelerava de 0 a 100km/h em 21,5 segundos. Em 1965 recebeu, como o jipe Universal, sincronização em todas as marchas. Suspensões dianteiras independentes – adotadas a partir desse ano – deram-lhe maior conforto e estabilidade.
A rural deu origem a outro utilitário, o Pick-Up, dotado de uma caçamba que ocupava todo o espaço de trás do banco dianteiro.
Colaborador: Edilson Ap. Carreon - VW Brasil
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