segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DE SÃO CRISTOVÃO


Hoje dia 25 de Julho é o dia de São Cristovão considerado o protetor dos Motoristas, Viajantes, Marinheiros, Barqueiros e Atletas .

E como protetor dos motoristas, podia também ser o protetor dos Colecionadores de Miniaturas de Carros, acompanhem um pouco da sua história...

São Cristóvão é um santo venerado por católicos e cristãos ortodoxos, classificado como mártir, morto durante o reinado de Décio Imperador Romano do século III, Apesar de ser um dos santos mais populares do mundo, muito pouco se sabe ao certo sobre sua vida.

São Cristóvão é venerado no dia 9 de maio pela Igreja Ortodoxa. O Calendário Tridentino da Igreja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho.


Lenda de São Cristóvão

Um rei pagão em Cannã ou na Arábia através das preces de sua esposa a Virgem Maria, teve um filho a quem batizou de Reprobus (Offerus), dedicando-o ao deus Apolo, Adquirindo tamanho e força extraordinárias com o tempo, Reprobus resolveu servir apenas aos mais fortes e bravos. Em sua busca por tais indivíduos, ele acabou servindo a um rei poderoso e a um indivíduo que alegava ser o próprio Demônio, mas acabou por achar que faltava coragem a ambos, uma vez que o primeiro temia o nome do diabo e o último se assustara com a visão de uma cruz na estrada . Em seguida, ele encontra um eremita que lhe educou na fé cristã, batizando-o. Reprobus se recusou a jejuar e a rezar para Cristo, mas aceitou a tarefa de ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso, no qual muitos haviam morrido ao tentar fazer a travessia.

Certo dia, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, a criança revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. Daí provém o nome Cristóvão, que significa "aquele que carrega Cristo". Em seguida, a criança ordenou a Reprobus que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, apareceu no mesmo local uma exuberante Palmeira. Este milagre converteu muitos, despertando a fúria do rei da região. Cristóvão foi preso e, depois de um martírio cruel, decapitado.


Crédito e Foto: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário