A
História começa mais ou menos assim, Ferruccio Lamborghini era um rico
construtor de tratores e fazendeiro, descendente de toureiros, a assim
como a maior parte da sociedade de elite da época, utilizava automóveis
da marca Ferrari. Certo dia, porém, Ferruccio encontrou Enzo Ferrari,
criador da montadora, enquanto fazia uma revisão de sua ferrari na
fábrica, e foi reclamar a respeito do sistema de embreagem dos Ferraris,
com o qual ferruccio já havia há tempos insatisfeito.
Tratado
com displicência por Enzo, recebeu a resposta de nivel semelhante a:
"você é apenas um fazendeiro, não venha falar mal das minhas Ferraris".
Ferruccio, sentindo-se ofendido respondeu: "criarei então uma marca
melhor que a sua, e te ensinarei a fazer embreagens!".
Alguns
anos depois, Ferruccio apresentou seu primeiro protótipo, o 300 GT, que
transforma-se-ia no primeiro carro de produção da Automobili
Lamborghini, o 350 GT.
Lamborghini 350 GT - 1964
Lamborghini 400 GT
A ESCOLHA DO LOGOTIPO E DOS NOMES DOS CARROS
Gallardo,
Diablo, Murciélago, Reventon (Entre outros), são todos nomes de touros.
Ferruccio Lamborghini além de ser do signo de Touro era fanático pelas
touradas, daí a razão de todos os carros da lamborghini terem nomes de
touros (e seu logotipo ter um touro estilizado).
Lamborghini Islero
Ferruccio
decidiu instalar-se em Sant´Agata de Bolonha e contratou um série de
engenheiros de renome para construir os seus carros, como foi o caso de
BIZZARRINI, DALLARA E STANZANI.
Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350 GT, que combinava um chassis desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966.
Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Luigi Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas, sendo produzido até 1973.
Entretanto, em 1968 tinha sido apresentado o Lamborghini Islero, destinado a substituir o 400 GT, que havia surgido como desenvolvimento do 350 GT. Também em 1968 apareceu o Lamborghini Espada, o primeiro carro da marca com capacidade para quatro pessoas. dois ano depois o Islero foi substituido pelo Lamborghini Jarama.
Em 1972 o Lamborghini Urraco permitiu à marca italiana entrar no segmento dos dos pequenos super-carros.
Ainda nesse ano a Lamborghini vendeu 51% das suas ações a um empresário suíço, com os restantes 49% a serem entregues a outro suíço em 1974.
Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituido por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Lamborghini Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor traseiro de 4000cc e 12 cilindros em V. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc.
No entanto, a empresa estava há muito em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.
Nesse sentido, no ano de 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo de AllRoad. este jipe estava dotado de um motor Countach.
Em 1987, a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1, A estréia nesta competição automobilistica ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso.
Já o substituto do countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e obteve grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000. Nessa altura, a Lamborghini já tinha passado para as mãos do grupo alemão Volkswagen, o que aconteceu em 1998, tendo ficado associada à marca Audi.
Lamborghini Miura
Lamborghini Espada
Lamborghini Murciélago
Lamborghini Gallardo LP 560
Lamborghini Diablo
Lamborghini Concept S
Lamborghini Insecta
Lamborghini SUV.
Créditos e Fotos: Base de Dados Wikipédia .
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