Colecon Beneficente 3

Colecon Beneficente 3

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

OS DESBRAVADORES DO COLECIONISMO NO MARANHÃO - PARTE 3



ENTREVISTA COM COLECIONADORES DO MARANHÃO


Petrus Gustavo Santos de Brejo-Ma, 28 anos, casado pai de 2 filhos funcionário publico

Vamos à entrevista...

1 – Quando? Como? E Porque vocês deram início as suas coleções?

R.:Bom, comecei a gostar de carros desde pequeno meu pai me incentivou muito comprando carrinhos de plástico depois fui crescendo e conhecendo as miniaturas de metal comecei a me apaixonar por elas, e por volta de  1998 dei inicio a minha coleção ate os dia de hoje.

2 – Qual foi a primeira miniatura de suas coleções? Contem a história dela?

R.:A primeira miniatura da coleção foi um Ford Ka escala 1/24 vermelho foi um sacrifício compra esse mini porque não tinha dinheiro na época e meu pai também não o valor era 8,00 na época em 98 a minha tia estava em minha casa e viu que eu estava querendo a mini e me deu 8,00 e eu fui correndo compra na loja tenho ele ate hoje



3 – Quantas miniaturas vocês possuem em suas coleções? Como vocês acondicionam suas miniaturas?

R.: eu  tenho cerca de 250 entre todas as escalas 1/18, 1/24, 1/43,1/64 e etc... meu modo de guarda-las e nas caixas originais mesmo já as 1/64 não tiro do blister devido a poeira pode ser prejudicial a pintura da mini ate outros detalhes como os cromados, agora que estou fazendo uma estante para exposição

4 - Qual é a menina dos olhos, a mais rara, ou mais cara, ou mais importante miniatura de cada uma de suas coleções, conte-nos a história da aquisição da mesma?

R.:sem duvidas pra mim é o Mitsubishi eclipse verde do filme Fast and Furious escala 1/18 ma marca ERTL muito raro e caro demorei 3 anos pra consegui eu cassava todo dia na site de vendas de miniaturas encomendava pra alguns vendedores e nada, quando já tava desistindo achei no mercado livre ótimo fiquei feliz da vida  

5 – Vocês seguem algum foco? Escala? Ou marca em suas coleções?

R.: tenho varias miniaturas de todas as escalas não tinha foco especifico mas aderi hoje as miniaturas 1/64 em especial algumas minis de carros nacionais  como Brasília, opala SS, saveiro,  L 200 Triton, SP2, Kombi, fusca. As miniaturas 1/64 existe uma variedade enorme e cabe perfeitamente no bolso mas não deixando as miniaturas de outras escala de fora, sempre que posso compro alguma  1/18 ou 1/24,1/43 depende muito do modelo.



6 – Vocês conseguem todas as miniaturas que procuram no Maranhão ou mesmo no Brasil? Como e Onde você adquirem suas miniaturas?

R.: eu consigo minhas miniaturas, na maioria das vezes compro em outras cidades pela internet em sites de vendas de miniaturas ate pelo facebook consigo com alguns amigos eles me ajudam, mas tem miniatura rara que às vezes tira o sono rsrsrs!!!! Mas com fé a gente consegui .

7 – Vocês participam de encontros de colecionadores no Maranhão? Quantos já foram realizados por ai? Onde e Como são eles?

R.: Ainda não participei de nenhum infelizmente. Sempre tive vontade de participar mas nunca tive oportunidade,Já foi realizado um encontro em são Luis na loja hi-rappy em 2012. Espero o próximo encontro, nesse estarei presente com certeza.

8 - Como vocês se organizam, como se comunicam, como se conheceram, vocês tem idéia de quantos colecionadores atuantes existem no Maranhão?

R.:Nos comunicamos através das redes sociais  como facebook, Orkut. Quanto ao numero de colecionadores não sei porque tem muitos que coleciona mas não divulgam é muito relativo.



9 - Qual é a principal loja do seguimento no Maranhão?

R.:aqui no maranhão não tem loja especifica no ramo de colecionismo ai a gente faz o que pode vai nas lojas americanas e em outras lojas e compra algumas minis diferentes .

10 - Como é a cena diecast no Maranhão?

R.: o cenário aqui no maranhão esta em crescimento, vários amigos aderindo a esse hobby prazeroso com miniaturas de qualidade e com organização espetacular.

11 – O que os atraem em uma miniatura? Quais as características que os direcionam a aquisição de um item novo para sua coleção?

R.: gosto de tudo em uma miniatura rodas interior pintura o conjunto todo se bem que tem miniaturas que deixam a desejar em vários quesitos mas isso é relativo varia muito de mini pra mini 



12 – Vocês se interessam sobre os acontecimentos e notícias relacionadas com o colecionismo diecast? Vocês acompanham algum canal de notícias relacionado com o nosso hobby, Site ou Blog?

R.: sim sempre fica olhando as novidades em sites, blogs como hot kengas, vejo semanalmente o HK news, T-hunted e outros eu fico catando noticias novas sempre

13 – Qual a sua opinião sobre o momento atual do colecionismo diecast no Brasil?

R.:ta crescendo de uma forma absurda todo dia tem colecionador novo aparecendo milhares de minis a venda em todos lugares já vi vários amigos desistindo de colecionar devido a paixão pelos carrinhos esta ultrapassando alguns limites rsrsrsr!!! Mas isso é passageiro colecionar é um vicio gostoso, esta no DNA.

14 – Todos sabemos que a Mattel dona das marcas HOT WHEELS e MATCHBOX é a maior do mundo, quais são as suas opiniões sobre a atuação dela no Brasil?

R.:na minha opinião a Mattel esta cometendo um erro de não trazer mais a machtbox pro Brasil, e não podemos fazer nada mas em outros aspectos ela tem uma ótima atuação em relação a hot wheels, traz enorme variedades em miniaturas varias coleções isso é bom pra nos colecionadores



15 – Existe vida além da Hot Wheels?

R.: sim hot wheels tem miniaturas ótimas, mas tem varias marcas se destacando no cenário brasileiro como M2 machines, Greenlight, Johnny lightining entre outras essas miniaturas são bastante detalhada com partes moveis pinturas muito bem feitas  isso atraí muito a atenção dos colecionadores

16 – Do que você sente falta no colecionismo diecast maranhense ou brasileiro?

R.: no maranhão falta, mais encontros mas isso com o tempo vai ser frequente eu acho falta mais colecionadores exporem suas miniaturas mas o que falta mesmo é uma loja especifica de miniaturas que não tem, já no  Brasil na minha opinião este bem servido pelo que podemos ver  

17 – Se vocês pudessem mudar alguma coisa, O que vocês fariam? Qual é o mundo ideal no colecionismo diecast?

R.: se eu pudesse mudar eu mudaria o pesamento de muitos colecionadores que querem fazer desse hobby um mercado de mercenários querendo vender de 6,99 por 100,00 ou mais isso é exploração e eu não aceito isso, certo que tem miniaturas raras que são difíceis de achar ai tem vendedor que tem e quer um preço absurdo sinceramente não da. O mundo ideal é era toda cidade tivesse um loja de miniaturas rsrsrsr!! Assim poderíamos compra muitas minis legais e que muitos vendedores parassem de explorar ai todos os colecionadores tinha todas as miniaturas que queriam. 



18 – Em 2010 o seu início foi muito promissor, ai veio a 3ª Convenção Anual da Hot Wheels no Brasil e alguma coisa estava errada, ai logo começaram a chegar as más notícias, a Mattel encerrou as atividades do Red Line Clube no Brasil com menos de um ano da sua criação, Cancelou a 4ª Convenção Anual Hot Wheels do Brasil que seria realizada em 2011 e que segundo alguns boatos, nada oficial, seria realizada em Belo Horizonte – MG e a partir daí seria itinerante, e descontinuou algumas séries, Vocês tem uma opinião formada sobre estes acontecimentos?

R.: isso não é bom pro Brasil já que aqui o colecionismo esta crescendo, e com essas conveções o colecionismo só tinha a crescer ainda mais mas nem tudo é perfeito, sempre via noticias sobre esses eventos ficava só na vontade de ir mais espero que volte isso deixaria o Brasil La em cima.

19 - Em Maio 2011 foi realizada em São Paulo a 1ª COLECON BRASIL, um dos maiores eventos ligados ao colecionismo diecast de carros em miniatura já realizado no Brasil, vocês participaram deste evento, ouviram falar, o que acharam dele?

R.: não participei mas ouvi fala, vi vídeos, noticias foi muito legal ainda hoje tento consegui nas miniaturas deste evento mas não vou desiste de tê-las na minha coleção

20 – Algumas empresas se aproveitaram do vacilo da Mattel, e entraram com mais força no mercado de colecionáveis, uma dessas empresas foi a CALIFORNIA TOYS, que abasteceu o mercado com várias marcas e suas séries, tais como: Greenlight, M2 Machines, Welly, Hot Wheels Elite, Jada e Maisto e a sua série própria a California Collectibles 64, vocês tem uma opinião formada sobre esta situação?

R.: isso é muito bom pra nóis colecionadores quanto mais variedades melhor esse marcas tem miniaturas lindas de ótima qualidade não destratando a Hotwheels mas com essas concorrentes pode ser que a Hotwheels melhore nos detalhes de suas miniaturas.



21 – Analisando o colecionismo diecast como Hobby ou Negócio, Vocês acham que o colecionador brasileiro é tratado com respeito?

R.: muito das vezes não como já tinha falado antes tem vendedores abusado do preço porque as miniaturas são raras com por exemplo o Ghostbusters ecto-1  já vi ate de 80,00 absurdo mas de outras forma tem pessoas legais nesse meio que trata os outros com muito respeito como exemplo meus amigo aqui do maranhão não tenho do que reclama.

22 – De uma dica para os colecionadores que estão começando?

R.: comece devagar não compre todas miniaturas que ver ou só porque é barata  compre se você realmente gostar a achar bonita embora veja um valor um tanto mas que você se sinta satisfeito. 

Gostaria de agradecer ao blog hotkengasgroupbrasil pela opotunidade que foi nos dada pra mostrar a todo o Brasil como o nosso colecionismo é feito aqui no Maranhão.

12 comentários:

  1. show de bola, parabens Petrus, blz de coleção, blz de entrevista, abçs.. Jean JL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu amigão jean JL é to aprendendo com vcs rsrsrs!!!

      Excluir
  2. Petrus,ficando famoso com a sua Coleção!!! Abraço meu amigo(Elisanegela)

    ResponderExcluir
  3. Esse pegaron e so esconder as reliquias to vendo muita raridade ali no meio, parabens pela coleçao abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amigo tenho algumas obrigado mas vcs tem muito mais do que eu nao comecei agora nao as a dificuldade de achar minis aki atrapalha no crescimento da coleção

      Excluir
  4. aprendendo nada.... vc é o cara, tem muita mini show... vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é que é O CARA o colecionador que tem mais de 3 mil minis é o CARA valeu irmão !!!!

      Excluir
    2. TEM DIVERSO CARROS PARA VENDA VERDADERA RARIDADES DA MERCEDES E OUTRO VENDO BARATO wallamoreira@hotmail.com

      Excluir
  5. muito interessante o trabalho do blog de divulgar o que existe de colecionismo além do eixo RIO-São Paulo. aqui em Sergipe temos um pequeno porem bravo grupo de colecionadores mais ou menos organizado mas, sofremos os mesmos problemas que nosso colega do Maranhão pela distância dos grandes centros. parabéns.

    ResponderExcluir
  6. TEM DIVERSO CARROS PARA VENDA VERDADERA RARIDADES DA MERCEDES E OUTRO VENDO BARATO wallamoreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela coleção muito legal mesmo. Também coleciono gosto muito da Ferrari tenho as ultimas 5 edições da coleção postos Shell, e alguns exemplares da Eaglemoss coleção Ferrari que diga-se de passagem são ótimos e estou fazendo a dos clássicos brasileiros.
    São Luis MA

    ResponderExcluir
  8. olá! procuro carros de plastico, na melhor condição possivel, para customizar em um Autorama. Escala 1/43. Carros la linha Ford Falcon, Opala, Maverick... poderiam me ajudar? preciso comprar 3 e não acho isso em lugar algum. Não pode ser metal! tem que ser plastico, leve, para o motor do carro conseguir empurrar.

    ResponderExcluir