terça-feira, 14 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM O COLECIONADOR CHILENO NIKOLAS GOMEZ

Hoje a nossa entrevista é com o colecionador chileno Nikolas Gomes, nós reclamamos das coisas que acontecem aqui no Brasil relacionadas com o nosso hobby, e com a atuação da Mattel, depois desta entrevista vocês vão ver que existem situações piores que a nossa, vamos a entrevista, acompanhem:



Nick fale um pouco sobre você:


R.: Eu sou professor de Educação Física, Casado, e tenho um filho de seis meses. Comecei a colecionar no final de 2006, quando comprei uns Hot Wheels para meus sobrinhos, então eu conheci o treasure hunts e desde então não parei .


Nick como é a distribuição de Hot Wheels no Chile ? Você encontra todas as coleções dos E.U.A. ? Ou Compra no Ebay ?

R.: A distribuição no Chile é muito pobre, só chega a linha básica e, por vezes, alguma outra linha, mas nunca vem completa. Infelizmente, mesmo a série básica não vem completa, creio que aqueles que estão no comando desta história aqui no Chile estão interessados só na parte financeira e não com os Colecionadores. Estamos num pais pequeno e eu acho que esse é um fator. Para obter o resto das linhas HW deve ser comprado no exterior, e o Ebay é uma das opções que a gente usa, de resto eu procuro conhecer pessoas de todo o mundo e fazer trocas para conseguir o que não se acha no Chile.

Existem muitos colecionadores no Chile ? Existe um fórum no qual você participa ?


R.: No Chile não há um número muito grande de colecionadores, mas como eu já disse antes, nós somos um país pequeno, e quer pela distância ou falta de conhecimento, não se sabe exatamente quantas pessoas colecionam. O fórum é o www.diecastchile.com do Chile, mas também participo de fóruns em todo o mundo, incluindo Argentina, México, Alemanha, Canadá, E.U.A. e muitos outros.


Existem encontros no Chile como no Brasil para colecionadores, mensalmente para trocar ou vender carros?


R.: Nós realizamos encontros sim, eles acontecem a cada 3 ou 6 meses, então vamos expor as nossas coleções pessoais, trocar informações, vender e trocar minis.


Quando começou a colecionar ? Quais os primeiros passos ?


Eu tenho uma pequena loja num mercado persa (mercado das pulgas) vendo figuras de ação e minis em escala colecionavel, mas não são todos os colecionadores que vendem minis, alguns colecionadores só compram. Comecei a vender por que precisava pagar os meus estudos, muito antes de coleciona-los, hoje em dia coleciono e vendo minis.


No total, quantas minis tem hoje? Que marcas fazem parte da sua coleção?


Minha coleção deve ter cerca de 3.000 ordens e contando ... A marca líder em minha coleção é a Hot Wheels , mas tenho também em ordem de importância: Johnny Lightning, Matchbox, Majorrete, Greenlight, Tomic Kustomcity, Siku.


Como conserva a sua coleção? Suas miniaturas estão fora do blister ou lacradas ?


Por enquanto todos as minis estão em caixas, porque eu me mudei de casa, mas a idéia é expor as minhas minis em estantes. A maior parte das minis estão fechada, mas eu tenho algumas soltas, tudo depende se eu gosto do modelo, mas a grande parte esta selada.


Sua coleção tem um tema específico?


Eu amo todos os modelos de rua, antigos ou novos, coleciono uma lista Hot Wheels inclusive todas as suas variações, nesta lista estão o mercury de 49 e 51 e mais o Purple Passion.

Qual é a sua mini favorita ? Quais são os mais raros ?


Ford Mercury, Pontiac Firebird, Lamborghini, Chevrolet Impala, entre outros. Eu tenho alguns Hot Wheels Red Lines, que são do início de 1968 e alguns HW Treasure Hunts difíceis como o Plymouth Cuda cinza.


Tem alguma mini que você almeja conseguir ?


Gostaria de conseguir o Impala SS 64, eu estou a procura de um para minha coleção .


O que você acha da posição da Mattel junto aos colecionadores do Chile ?


Na verdade, pessoalmente não tenho nenhuma opinião formada quanto a abordagem da Mattel no Chile, espero algum dia ter a idéia que vocês desenvolveram muito com êxito. Não existe um clube Oficial Hot Wheels no Chile, Há apenas um clube de colecionadores, e sem uma marca, e o Clube abrange todas as marcas em geral .


Alguma dica para quem está começando no colecionismo ?


Acho que a primeira coisa é se reunir com pessoas que gostem do colecionismo, e formar um clube.





Postado por: Silvio J. Schiavon
Colaborador: Fabio Oshioka
Fotos cedidas pelo entrevistado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário