terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM FLAVIO COLECIONADOR E ADMINISTRADOR DO CHWB

Hoje o nosso entrevistado é o Flavio colecionador e Administrador do Fórum CHWB, 42 Anos, natural da cidade do Rio de Janeiro - RJ, e morando hoje em Florianópolis - SC desde 1986.
Chegou a essa bela ilha para fazer faculdade de Administração, formou-se e literalmente viajou o Brasil inteiro, residio em várias cidades de Santa Catarina além de Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Fortaleza e outras localidades menores também.
Quando você começou no Colecionismo ?
R: Comecei a colecionar muito cedo, passei por latinhas de cerveja e refrigerantes, selos, quebra-cabeças, botões de futebol e figurinhas. mas em meio a tudo isso, sempre tive miniaturas de carros, lembro bem dos modelos que tive vindos da Inglaterra. Meu pai trazia sempre algumas peças das viagens que ele fazia.
Eu sempre tive um cuidado enorme com eles, mas devido a estar muito ausente, em vários compromissos de negócios, eles ficavam na casa de minha mãe e foram se perdendo com o tempo.
Retomei a coleção, agora de uma forma mais organizada, à partir de 2005.

Qual foi a primeira mini ?
R: Nessa segunda fase (2005) minha primeira peça foi uma Ferrari , escala 1:18. Sempre gostei de Ferraris, seguia pegando algumas sem muita pretensão, Via, Gostava, Adquiria.
Mas desde o nascimento do meu filho, comprava HW para ele, tudo relacionado a marca, as miniaturas eram exclusivamente dele, contudo não deixava de admirar algumas. Em 2006 ganhei um ovo de pascoa da minha esposa, no interior dele vinha um HW. Foi um Karmann Guia. Achei lindo e falei com a minha esposa: "Que bacana esse, faltou ser uma Ferrari. No outro dia ganhei outro ovo e não é que veio uma Ferrari Enzo."

A Partir deste evento, comecei a pesquisar sobre HW e a comprar com mais frequência.
Qual o tamanho de sua coleção hoje ? Qual o seu tema ? Você só coleciona Hot Wheels ?
R: Aproximadamente 1.200 peças, meu tema principal são as Ferraris, compro o que gosto, mas as marcas que mais tenho na coleção são: HW, Jada, IXO entre outras.

Como você encontra e compra estes modelos raros ? Como fica sabendo que são raros ?
R: Posso dizer com certeza, nunca me importei com esse negócio de raro ou não, claro que tenho alguns nesse molde, e fico feliz com isso, não vou dizer que não, mas eles estão aqui por estarem dentro do que eu acho mais importante, Agradar-me. Cerca de 80% da minha coleção em compro em outros paises .

Como você armazena a sua coleção ? Suas miniaturas ficam todas dentro das embalagens ?
R: 90% estão abertas, os outros 10% são peças que a embalagem também me agrada, portanto ficam lacradas.







Qual a sua, ou as suas miniaturas favoritas ? Quais são as minis mais raras ? Qual foi a mais difícil de adquirir e porque ?
R: A favorita sempre é a última adquirida. Mas posso dizer que tenho um fraco pela Ferrari Enzo TH de 2007.

As mais raras são as 02 (duas) Ferraris Enzo FAO Schwarz .


Hoje a mais complicada foi a McLaren da palma 1:43, que por sinal ainda não chegou, esta na estrada a caminho da minha garagem, não vejo a hora dela estar na minha mão.

Tem alguma miniatura que você quer e ainda não conseguiu ? Você tem algum sonho de consumo ?
R: Várias, volta e meia me deparo com alguma coisa que nem conhecia. Procuro sempre estar antenado aos lançamentos e pesquiso muito. Começo sempre as consultas com a palavra: Ferrari.


O que você acha da postura da Mattel do Brasil junto aos colecionadores ? E sua opinião quanto ao nosso RLC ?
R: O principal problema é a distribuição, vejo nos fóruns, chegou tal lote, chegou aonde ? em São Paulo ? O único lugar que chega algo é na Semaan. se vai procurar em outros lugares é um inferno.
Mas vejo a Mattel com vontade de melhorar, nada de espetacular, ou com dó dos colecionadores, apenas e tão somente porque ele recebem relatórios e eles mostram que o Brasil é um bom filão de mercado.
O RLC, apesar de tudo que foi falado, eu vejo com bons olhos, só espero que realmente se cumpra o prometido. Termos aqui as miniaturas que "realmente" todos querem.

Nesse ano teremos mais uma convenção da Mattel, e teremos 02 (duas) minis exclusivas, você vai comprar alguma ?
R: A miniatura da convenção, é "feia" ou não vem para coleção. Trato ela como uma das lembranças da minha participação. Participei da malfadada primeira convenção, e da segunda e irei na terceira.

Qual a sua opinião sobre as minis exclusivas da nossa convenção ?
R: Gostei muito dos modelos escolhidos, o que não me agradou muito foram os grafismos, mas está valendo, principalmente pelo fato de serem, sem dúvida, produzidas para a nossa convenção.


Flavio vi que mudou de moderador para Administrador do CHWB teve algum motivo ou na parte de moderardor do fórum dava muita dor de cabeça ?
R: Essa minha ligação com o "Clube" é antiga, o convite para moderar o fórum veio do meu amigo Marcelo DT, não aceitei de imediato, mas após um período concordei em fazer um "teste".
Após um breve período fui passado a condição de Administrador do "Clube", por sinal descobri isso ao entrar no fórum e ver que havia mudado, acho que estava fazendo um bom trabalho na moderação.
O CHWB cresceu muito nesses quase 03 (três) anos de vida, e todos os dias tem membros novos se cadastrando, tem alguma projeção para daqui 06 (seis) anos ?
R: Temos vários planos para o futuro, estamos muito felizes com o crescimento do clube e de portas abertas para novos amigos. Importante ressaltar que somos um grupo de amigos, cada um com seus afazeres particulares, que se desdobram para manter a hamonia de um espaço democrático. Gostaríamos e esperamos proporcionar muitas novidades. Aguardem.
Tem algum clube de colecionadores por ai ? E encontros ?
R: Clube oficial não, temos sim um grupo de amigos muito bacana, só este ano já rolou eventos grandiosos, estamos sempre agitando algo.

Como é colecionar ai no Sul ? É fácil encontrar miniaturas ai em Florianópolis ?
R: Enfrentamos o mesmo problema de todos, a distribuição é conturbada.
Você tem alguma dica para dar para quem está começando à colecionar agora ?
R: Sim, Façam amigos.
Postado Por: Silvio J. Schiavon
Colaboração e Créditos: Fabio Oshioka
Agradecimentos ao nosso amigo e entrevistado de hoje Flavio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário