quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ENTREVISTA COM CUSTOMIZADOR AMERICANO PATRICK PARKER

A Entrevista de hoje é com o Customizador Americano Patrick Parker, 58 Anos, Nascido em New Orleans, Louisiana e atualmente vive em Houston no Texas .

Quando e porque você começou a colecionar miniaturas ?

R.: Por 25 anos mantive um apartamento no bairro francês de New Orleans. O Bairro francês é como a Disneylandia para adultos, as melhores comidas do mundo, ótima música e vida noturna agitadíssima. A Cada semana 50.000 turistas desfrutam do que New Orleans tem a oferecer. Muitos lugares ficam abertos até as 04:00 hs da manhã e outros nunca fecham. Muitos festejam a noite toda e dormem durante o dia , acordando as 20:00 hs para começar tudo novamente, é carnaval todos os dias.

Toda a noite eu deixava meu apartamento às 23:00 hs e minha primeira parada era o bar mais velho dos E.U.A. , o Circa 1723 em Bourbon Street. Uma loirinha gata chamada Rose era atendente do bar e toda noite levava uns hot wheels que ela rolava no balcão do bar. Os clientes rolavam ele de volta e eu realmente nunca prestei atenção neles, daí uma noite enquanto bebi um Long Island Iced Tea, um pequeno AC Cobra vermelho da hot wheels colidiu com o meu drink. Eu olhei e gostei muito. Eu o peguei e pensei "Que miniatura perfeita". Bom, realmente foi isso, no outro dia eu acordei e comecei a procurar os carros na escala 1/64. Era o verão de 1994 e os novos lançamentos da Johnny Lightning estavam nas prateleiras. Eu comprei os carros comemorativos e os primeiros carros da série JL Muscle Cars. Hoje possuo duas salas climatizadas completas, com miniaturas de parede a parede, e do chão ao teto, Algumas dezenas de milhares de Hot Wheels, Matchbox, Johnny Lighting e Racing Champions.
Qual foi a primeira mini que você comprou ? Quando ? Qual o foco/Tema da sua coleção ?

R.: Minha primeira mini foi um Johnny Lightning, adquirida em 1994. Eu somente compro miniaturas que eu gosto, réplica de minis reais, não aqueles desenhados para crianças ou carros de desenho animado. Normalmente compro carros feitos de 1920 à 1975, época anterior ao choque do petróleo que forçou as montadoras a fazer carros enfadonhos e sem estilo. quando eu estava cursando o colégio na década de 60, Muscle cars são os meus favoritos. Eu Entretando gosto também de: Jaguar, Nissan 240 e nissan 280- Z, Auburn Speedster, Talbot Lagos e carros de conceito de detroit.
Quando você começou a customizar carros ? Qual foi o primeiro carro que você customizou ? Quais os seus carros favoritos para customização ?

R.: Eu comecei a customizar por volta do ano 2000, Por 4 anos (de 2000 à 2004) eu não tinha computador. Eu não conhecia outros customizadores, Convenção HW ou clube de colecionadores. Eu achava que era a única pessoa no mundo que desmontava as miniaturas e as pintava. Eu inventei todas as minhas técnicas de customização e construi minhas próprias ferramentas. Quando eu finalmente comprei um computador em agosto de 2004 e comecei a postar fotos de minhas customizações, as primeiras reações das pessoas que viam minhas customizações eram "caraca, você apareceu do nada".

Meu primeiro custom foi um AC Cobra HW, seguido de um Fat Fendered.

Meus carros preferidos para customização são Fat Fendered, Matchbox VW Camper Van, Jada Coe Box Truck, Coe Slide Bed, Divco Cruiser, HW 40 Ford Coupê,simplesmente qualquer um que tenha espaço para receber desenhos e muita tinta.
De onde vem a inspiração para as suas customizações ? Você modifica a carroceria ou apenas as cores ?

R.: Minha inspiração vem das pinturas psicodélicas dos anos 60, filmes de ficção científica, cultura pop dos anos 50 à 70, cores de peixes e pássaros tropicais, enfim, tudo o que eu observei ao longo dos meus 58 anos de vida. Hoje em dia apenas as cores.
Como é o mercado de customizações nos E.U.A. ? Você vende suas miniaturas ?

R.: Sim, eu vendo algumas miniaturas de carros que eu customizo, mas alguns eu guardo para mostrar em convenções e eventos de customizadores. Mas há algum tempo não tenho mais contato com outros customizadores conhecidos ai de vocês no Brasil, depois que participei da minha primeira convenção de customizadores. O problema foi que muitos deles queriam que as técnicas para customização não fossem compartilhadas e ficaram bravos quando eu postei os tutoriais on line com as minhas técnicas. Na minha opinião devo repassar técnicas e informações de graça. Eu não gosto das festas fechadas que acontecem nas convenções e fui taxado de esnobe por não ter comparecido nelas. Quando eu produzi meus primeiros OutLaw Custom para a convenção regional no Texas eu convidei todas as pessoas a irem. Nesse evento distribui 125 Cadillacs 1975 Customizados e mais 20 Dourados.

Minhas primeiras customizações eram quase todas no corpo da miniatura, mas hoje em dia eu gosto de customizar miniaturas para clientes que desejam fazer grandes eventos com grandes pedidos. Recebo pedidos de todas as miniaturas que eu posto.

A propósito, eu não sei como é o mercado para os outros customizadores, já que comecei a trilhar o meu próprio caminho desde muito cedo.

Eu gosto de custons que sejam divertidas, que quando as pessoas peguem nas mãos seus olhos comecem a brilhar. Eu faço o que eu gosto, o feedback que eu obtenho das outras pessoas mostra que eu estou indo no caminho certo.

Você costuma participar de convenções ? Você se inspira em outros customizadores ?

R.: Sim, eu participei de 08 convenções anuais e da convenção nacional HW de 2004 à 2007. Eu fui mostrar minhas customizações e comprar alguns modelos que poderiam ser usados para customizações . Eu ministrava seminários sobre customizações em meu quarto, distribuia catalogos da House of Kolor e me diverti passando horas conversando com os novos customizadores e respondendo suas questões. Eu não posso dizer que algum outro customizador me inspira. Minha inspiração vem da alegria que tenho em criar e observar o quanto as pessoas gostam dos meus carros .
Você tem alguma marca preferida de miniaturas ?

R.: Eu coleciono carros de todas as marcas, desde que a escala seja 1/64. para customização eu uso HW, Matchbox e Jada .
Como é o tratamento da Mattel com os colecionadores americanos ? Você encontra dificuldades em encontrar algumas marcas de carros nas lojas ?

R.: Eu tenho sorte de ter amigos em todos os Estados Unidos que regularmente caçam miniaturas que eu peço. Todo mês 03 ou 04 caixas recheadas de miniaturas chegam à minha casa. Além disso, aqui em Houston temos 60 Walmarts, 20 lojas Target. É muito fácil achar o que se procura.
A Sua familia te apóia neste hobby ?

R.: Todos em minha familia tem algum talento artistíco, então eles gostam de minhas customizações e de todo o meu trabalho .
Quanto tempo você leva para customizar um carro ? Como começa o processo ?

R.: O Tempo para se customizar um carro depende de cada carro ou projeto. Depende de o quão complexo é o projeto. Todos os meus projetos começam quando os carros já finalizados na minha mente, dai eu decido o que será necessario para procuzi-lo.
O que você acha dos esquemas entre colecionadores e funcionários de lojas de miniaturas que as vendem com lucros enormes ? Isso acontece em seu pais ?

R.: Claro que acontece. Gerentes e funcionáriossão os primeiros a ver as caixas novas. Mas isso nunca me chateou. Essas pessoas ( Em inglês "scalpers" a tradução mais próxima seria "cambista", nome dado pelos colecionadores invejosos ) que esperam na porta da loja pela abertura, ou que andam para baixo e para cima para pegar todas as miniaturas, gastam o dia todo fazendo isso. Na realidade eles já se punem por perder tanto tempo fazendo isso.

Mas se lembre que existem pessoas que moram em lugares que não existem lojas e a única maneira deles conseguirem o que querem é comprar de pessoas físicas que investem algum tempo para ir atrás dessas miniaturas. Eu digo "Fisrt come, First serve" ( Algo como: "O primeiro a sentar é o primeiro a se servir" ). Isso não me deixa chateado. Eu geralmente compro miniaturas de 50 a 200 unidades por vez, da mesma linha, para customizações, logo eu tenho certeza que esvaziei muitas gôndolas nas quais outros colecionadores iriam procurar suas minis, mas foi por uma boa causa .
Como você expõe sua coleção ?

R.: Os carros em meus armazens estão todos nos blisters. os meus outros carros, cerca de 15.000 estão expostos em minha casa .

http://smg.photobucket.com/albums/v483/CadillacPat/?action=view&current=PICT0001a.jpg

Você tem alguma dica para quem está começando a colecionar ou customizar carros ?

R.: Colecione o que gosta. Não tenha pressa. se os carros forem muitos difíceis de achar quando lançados, relaxe, logo eles estarão em suas mãos. Tente fazer amizades como outros colecionadores em sua área para que possam se ajudar. Para customização eu tenho dado dicas, produzindo tutoriais e eventos desde 2004 quando adquiri o computador e me tornei um conhecido customizador. Tente visualizar o carros antes de começar a fazê-lo. Faça uma lista com todas as ferramentas e peças necessárias para a sua criação.
No Brasil encontramos muita dificuldade procurando alguns modelos nas lojas e muitas vezes recorremos ao Ebay para conseguí-las. O mesmo acontece nos E.U.A. ?

R.: Sim, Só que além do Ebay usamos o The Toy Peddler. Muitos carros têm um preço interessante, mas o envio fica muito caro. eu envio vários carros para amigos na Alemanha e austrália quando me pedem para achar algo que não chegou a seus países .
Pode nos enviar um tutorial de como customizar miniaturas ?

R.: Eu me esforço muito para passar todo o meu conhecimento as pessoas que têm interesse em customizações. Para tanto basta procurar por "CadillacPat" na internet para achar dicas, tutoriais. Eu estou sempre disposto a responder a perguntas e tirar dúvidas pertinentes.

Para finalizar eu gostaria de dizer que gostei muito de todas as convenções as quais eu estive presente. Existem tantas miniaturas para comprar em um único lugar que parece um enorme shopping center de miniaturas.

Eu desejo a todos vocês braslileiros toda a sorte do mundo na sua 3 Convenção.
(A Entrevista foi enviada antes da nossa convenção)



























Contato:

CadillacPatCustoms@comcast.net



Postada Por: Silvio J. Schiavon
Colaboração: Bruno Missiato
Fotos cedidas pelo entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário