CCXP 2017

CCXP 2017
Um Click no Banner e vá direto para o Site do Evento

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

HARRY BENTLEY BRADLEY - A VERDADEIRA LENDA DO DESIGN DA HOT WHEELS DE TODOS OS TEMPOS



Durante muito tempo muitos destacaram a Figura de Larry Wood como o mais importante Designer da História da Hot Wheels, Inclusive este editor, que inclusive criou a alcunha para o designer de Larry "The Legend" Wood, mas como não reverenciar a figura importantíssima de Harry Bentley Bradley, para quem não sabe, ele simplesmente foi o responsável pela criação da primeira e conceitual coleção Hot Wheels no ano de 1968, Os Sweet Sixteen, Os 16 Originais, a coleção mais importante e emblemática já lançada entre todas, marca por marca. Sendo ele Harry Bradley, A Verdadeira Lenda do Design da Hot Wheels de Todos os Tempos...

E como não podia deixar de ser, a sua história, e desde a sua infância é riquíssima, e nós vamos contar um pouco, para que vocês entendam, como nasce uma "Lenda". 

O Roteiro desta história é digna de um filme, e tem inicio em 1936 com o seu nascimento na cidade de Waban, Massachusetts, EUA. Começou a desenhar desde muito cedo, no verão de 1949, então com 14 anos, teve poliomielite e acabou sofrendo uma paralisia nas pernas, ficando internado durante 7 meses em um hospital infantil de Boston, e durante este período usou o desenho como seu principal passatempo, As Enfermeiras o colocavam próximo a janela de seu quarto, e de lá podia ver os carros passando pela rua, e eram sua principal inspiração, usou por um tempo uma cadeira de rodas, e que inclusive fez a personalização da mesma, sendo o seu primeiro trabalho de customização de um veículo. com o tempo teve que se virar com as muletas.

Nos EUA a Cultura Custom foi muito importante, principalmente nos anos 40, 50 e 60, e Harry se encantou com a magia da personalização de carros, Tinha um encanto especial pelos Chevys do final da década de 40 e inicio da década de 50.



Teve um contato com os Chevys a partir do carro do namorado de sua irmã, e depois que seus pais compraram um Chevrolet Bel Air em 1954 que pertencia a um leiteiro, seus pais o fizeram prometer que não modificaria o carro da família, mas depois de uma viagem, quando chegaram tiveram uma surpresa, Harry já havia feito uma das suas... 

Neste período Harry tinha alguns mestres que o inspiravam, como Os Irmãos Barris, Joe Bailon, Pininfarina, Harley Earl e outros mestres da Customização e Personalização, O Seu Chevrolet modificado mais conhecido levou o nome de "La Jolla"...


Harry entra para a Faculdade de Wooster, a pedido dos seus pais, mas o seu real objetivo era a carreira de Design Automóveis, nesta ocasião ele escreve para a General Motors perguntando sobre uma oportunidade de trabalhar com a marca, a resposta sugeriu o programa de Design Industrial do Instituto Pratt, e foi o que ele fez, durante o curso, ele iniciou a sua carreira de consultor de design custom, e começou a contribuir regularmente para várias publicações automotivas, como a Rodding, Re-Stylling, Custom Illustrated e Rod & Custom. 

Harry foi recrutado pela General Motors ainda cursando o último semestre em Pratt, mudando para Detroit em 1962, chegando lá percebeu que seus patrões não gostavam muito de suas incursões nas publicações sobre designs custom, e para não deixar de lado uma de suas principais paixões de lado, ele continuou fazendo as suas publicações, mas agora sobre o falso nome de Mark Fadner. 

Nas primeiras semanas de sua chegada na GM Design Staff, Harry conheceu e criou uma afinidade muito grande com os Irmãos Alexander, e desta relação de amizade e parceria, resultou na criação de mais de 10 carros modificados por esta trinca em 8 anos, e desta parceria resultaram vários trabalhos inclusive utilizando carros da principal concorrente da GM, a Ford, como a 1964 Ford Fastback Galaxie, então não é necessário explicar que desenhar modelos com carros da principal concorrente da sua empresa poderia ameaçar a sua posição dentro da GM, foi ai que os irmãos Mike e Larry Alexander creditaram os designs de Harry Bradley sobre a alcunha de "Designer X". 

Harry trabalho para a GM por mais 4 anos, e nesse tempo trabalhos em quase todos os Studios de criação da empresa, aproveitou-se do programa de fidelidade e bolsa de estudos da GM para um mestrado na Universidade de Stanford, em 1964, enquanto estava estudando na Califórnia, Harry fez o design do Dodge Deora em parceria com os Irmãos Alexandre. 

Harry Bentley Bradley foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de sua época, tinha ideias e soluções arrojadas muito a frente do seu tempo, criou, desenvolveu e produziu modelos sensacionais, e escreveu o seu nome na história do design automotivo, para aqueles que tem familiaridade com este nicho do automobilismo, é muito importante conhecer a história do Harry. 

Os Customizadores não aceitavam a ideia da linha de produção da indústria automotiva, o conceito de se ver nas ruas uma quantidade muito grande de modelos iguais, por si só, para eles era inaceitável, porque achavam que o carro representava a personalidade do seu proprietário, então através do seu censo criativo, produziam design de carros de acordo com a vontade de seus donos, e em muitos casos com a sua própria vontade, e o resultado era tão bom que os seus donos não tinham coragem de reclamar, porque cada trabalho era uma verdadeira obra de arte, e mais importante, exclusiva.  

Harry fez parte da época de ouro da Customização e Personalização nos EUA, Abaixo um pouco de sua arte, Acompanhem e tirem as suas conclusões...
 







 














SWEET SIXTEEN 1968 - A PRIMEIRA COLEÇÃO HOT WHEELS 

CUSTOM CAMARO
 

A História da marca mais importante do colecionismo diecast mundial, começa no verão de 1966, Harry Bradley foi recrutado pela Mattel, tudo começa quando Elliot Handley fundador da Mattel enviou um emissário, seu nome era Fred Adickes até a cidade de Detroit para contratar um dos três melhores designers da cidade para criar e desenvolver os carros Diecast Hot Wheels que seriam lançados em 1968, mas não obteve sucesso imediato, chegou a colocar anúncios em jornais locais, mas as respostas foram muito fracas, até Adickes encontrar Harry Bradley.

Bradley viu o emprego na Mattel como a sua grande chance de retornar a Califórnia, com a Mattel pagando a gasolina, volta com o seu 1964 Chevrolet El Camino.

Com a missão de criar a primeira coleção da nova marca, ele utilizou toda a sua influência da vida inteira, misturando design de carros reais com Hot Rods, e esta combinação foi perfeita, e dai surge a Linha Original Hot Wheels que foi formada por 16 modelos em cores suaves e brilhantes, que levou o nome de Sweet Sixteen.

Os Carros foram lançados em 1968  e todos os modelos tiveram o seu design Hot Wheels feito por Harry Bradley com exceção do modelo Custom Volkswagen que teve o seu design feito por Ira Gilford mas com a colaboração de Bradley.

Então a marca Hot Wheels foi lançada e foi um sucesso gigantesco, Harry Bentley Bradley não pensou que este seria o caso, e achava que tinha cumprido a sua parte do acordo, e deixou a Mattel para viver o seu sonho, quando a Mattel o chamou de volta, ele recomendou o seu amigo Ira Gilford que havia recentemente deixado a Chrysler, Ira Gilford aceitou o emprego, e logo iniciou o trabalho dos designs para as próximas coleções da Hot Wheels.

Bradley fundou a sua própria empresa de Design e começou a trabalhar em uma variedade de projetos, colocando para fora todo o seu censo criativo e tudo que desenvolveu em suas características dos seus projetos em toda a sua vida, fez vários Designs de Hot Rods, Modificação e Personalização de modelos da indústria automobilística sobre encomenda e Kits Plásticos para carros personalizados...

Acompanhem os modelos da Coleção que deu origem a marca Hot Wheels, Os Sweet Sixteen... 

Do Modelo Custom Camaro até o Modelo Custom T-Bird todos foram baseados em carros reais da época e levam a assinatura do design de Harry Bradley, Acompanhem...
CUSTOM MUSTANG


CUSTOM BARRACUDA


CUSTOM CORVETTE


CUSTOM COUGAR


CUSTOM ELDORADO


CUSTOM FLEETSIDE


CUSTOM T-BIRD


CUSTOM VOLKSWAGEN



O Custom Volkswagen é o único modelo desta coleção que não teve o design assinado com exclusividade de Harry Bradley, este é obra de Ira Gilford, Harry neste trabalho atuou como colaborador.

DEORA


Este é um Design que surgiu da parceria de Harry Bradley e os Irmãos Alexander antes de sua entrada na Mattel, o Carro real foi construído pelos Irmãos Alexandre e o Design Hot Wheels é obra de Harry Bradley.

FORD J-CAR


Este é um carro conceito totalmente desenvolvido, o seu design Hot Wheels foi criado por Harry Bradley. 

HOT HEAP


O Design do carro real é obra de Don Tognotti, e o Design Hot Wheels é de Harry Bradley.

PYTHON


O Design do carro real foi obra de um dos Designers mais importantes da Cultura Custom dos EUA, Bill Cushenberry, que entre outros trabalhos, é responsável por parte da formação da carroceria do Batmóvel 66 Classic TV, foi um dos colaboradores de George Barris.

O Design Hot Wheels foi uma dobradinha entre Harry Bradley e Dean Jefreys outro monstro da Customização, Personalização e design nos EUA.

SILHOUETTE


O Design do carro real foi obra de Bill Cushenberry e o Design Hot Wheels é de Harry Bradley.

BANDIT BEATNIK


O Design do carro real é obra de Ed Roth e o Design Hot Hot Wheels foi Harry Bradley.

Um comentário: