quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HISTORIA DA MINICHAMPS


Os modelos Paul's Model Art • MINICHAMPS tem sua origem baseada no dia 1 de Maio de 1990, data que marca a fundação da empresa. Porém, teremos de voltar cerca de 80 anos para saber como tudo começou...

COMO TUDO COMEÇOU...

Estes magníficos modelos tem sua origem na pequena cidade alemã de Aachen, e uma loja de brinquedos chamada Spielwaren Danhausen fundada em 1921 por família de mesmo nome. Iniciaram vendendo bicicletas, além de peças e assessórios para as mesmas. Após a II Guerra Mundial, passaram a ofertar brinquedos. A Sra. Emma Danhausen e o irmão dela que assumiram a loja de seus pais, transformaram o negócio em algo relativamente próspero. Após o casamento da Sra. Emma, esta teve acrescentado ao seu nome o da família Lang. Com seu marido teve três filhos. Alguns anos após veio o divórcio. Ela voltou a comandar os negócios novamente a sua maneira, até o tempo onde dois dos filhos, Paul Günter Lang e Hans Peter Lang começaram a assumir o negócio.

OS IRMÃOS LANG

Hans Peter foi o primeiro a começar na loja "Danhausen". Logo de ínicio ele teve a idéia de começar o negócio de modelos em miniaturas. Após não ter encontrado nenhum sócio com vontade de apoiá-lo em suas idéias, ele finalmente pediu ao irmão Paul Günter para que ajudasse-o em seu novo empreendimento. Na ocasião, Paul que tinha estudado economia sem muito sucesso na cidade de Köln, estava trabalhando na WDR (Companhia de Rádio e TV Alemã) e também vinha passando por dificuldades pessoais e financeiras. Após algumas reuniões os irmãos resolveram unir forças no novo negócio. A partir de então, os irmãos lançaram juntos o seu próprio produto, o "Metal 43" sendo também os atacadistas para modelos da marca Bburago e Brumm. Eles transformaram a sua empresa em um lucrativo e próspero negócio, através de venda pelo correio. Foi o tempo em que começaram a surgir os legendários, e volumosos, catálogos Danhausen nos meados dos anos 70, tornado-se famosos no mundo inteiro.

VENDA PELO CORREIO DANHAUSEN

Dizem que foi Hans, em 1972, que propôs a idéia de venda pelo correio. A idéia não era certamente uma novidade, porém, vender produtos diretamente aos clientes pelo correio ainda não era uma prática comum para a época e menos ainda em se tratando de modelos em miniatura. Estes catálogos maravilhosos tornaram o ato de colecionar mais acessível e popular, tendo um grande impacto em coleção de miniaturas e modelismo na Alemanha e no resto do mundo. Podemos encontrar pessoas no mundo inteiro que ainda se lembram do nome Danhausen. Estes catálogos apareceram entre 1973 e 1993. Com literalmente milhares de imagens e enormes tabelas, incluiam os modelos que os Langs comercializavam, bem como um número enorme de marcas que variavam de escala 1:100 à 1:5, de plástimodelismo até kits de metal, chegando ao Die-Cast, termo usado para todos os modelos fundidos em Zinco sob pressão. A liga normalmente consiste em aproximadamente 99% Zinco e 1% Alumínio. Esta liga também é conhecida como Zamac.

SURGE A MINICHAMPS

Novamente, dizem que foi Hans que propôs o nome MINICHAMPS. Ainda era meados dos anos 70 e a linha começou com alguns modelos de corrida em escala 1:43 feitos em metal branco. A linha cresceu rapidamente em um sortimento variado. O Die-Cast foi introduzido ao invés de metal branco, aproximadamente na mesma época em que Paul começou a viajar para Hong Kong/China em busca de novos parceiros. Durante aquele tempo os irmãos dividiam a carga de trabalho, um sendo responsável pelo despacho e depósito, e o outro a cargo das vendas, escritório e representação da empresa.

A DIVISÃO DOS IRMÃOS

Para os Langs a história reservou momentos ruins nos meados dos anos 80. Brigas que já vinham se desenvolvendo entre os irmãos durante os anos, alcançaram um nível dramático por volta 1986 com Paul e sua esposa Romy de um lado, e Hans e Emma do outro, o que resultou no completo controle administrativo da loja Danhausen por Paul Günter Lang e sua esposa Romy Crombach Lang. Por volta 1987 o tribunal determinou que a mãe de ambos, Sra. Emma, se afastasse do controle administrativo e como dona da loja, forçada a alugar a loja ao filho Paul e sua esposa durante dez anos. O contrato terminou em 1996 e a loja deixou de existir. A Hans não foi permitido trabalhar no mesmo negócio durante cinco anos.

NASCE A PAUL'S MODEL ART

Depois de sair vitorioso na luta pelo liderança familiar, Paul Günter Lang se tornou mais motivado pela indústria de modelos em miniatura e cria em Maio de 1990 a Paul's Model Art. A fortuna acumulada durante os anos e que mantiam a Danhausen crescendo, alcançou um ponto decisivo no mesmo ano quando o Paul conheceu o seu futuro sócio da Unique Toys (UT Models), o Sr. Kelvin Kwan na China. Juntos eles se lançaram na linha 1:18. A sociedade cresceu e alcançou seu ápice em meados dos anos noventa. Durante este período, Paul cria a LANG Miniaturen que fica encarregada de fabricar a linha Ayrton Senna Racing Car Collection. Em 1996 é fundada a MINICHAMPS GmbH que passa a ser responsável pela distribuição dos modelos na Alemanha, depois que Paul e sua esposa Romy conseguiram assumir os restantes 51% de capital pertencentes ao seu sócio Käger na Alemanha. Embora a famosa loja Spielwaren Danhausen fechasse as portas em 1996 a companhia agora renomeada para Danhausen GmbH está trabalhando mais que nunca.

PMA x UT - A RUPTURA

Sem dúvida a UT Models desempenhou um papel importante na qualidade e sucesso da linha da PMA. Em 1997 a UT Models deixou de trabalhar e fabricar modelos para PMA. Todas as atividades principais entre elas cessaram, com algumas exceções de pedidos exclusivos para BMW, Mercedes-Benz e alguns outros fabricantes de carro. Também há ainda alguns contratos entre os dois que levam em conta a distribuição. Como um contrato obriga a UT Models a distribuir na Alemanha e Bélgica através da PMA. Por outro lado, há um contrato semelhante que força a MINICHAMPS a distribuir através da UT Models e seus representantes na América do Norte e algumas partes de Ásia. Outras mudanças também ocorreram como a MINICHAMPS USA passou a ser UT USA e a poucos anos se tornou Gateway USA.

PAUL'S MODEL ART HOJE

A ruptura com a UT Models fez com que a PMA buscasse novas sociedades. Em 31 de agosto de 1998 o companhia Americana Action Performance Companies Inc., presidida por Fred Wagenhals, adquiriu cerca de 80% império de Paul Günter Lang. Isto inclui a Paul's Model Art GmbH, a MINICHAMPS GmbH e a LANG MINIATUREN GmBH e por fim a Danhausen GmbH. Paul foi posicionado para servir como diretor administrativo para as operações européias da Action.

EUA: 1999

Uma batalha legal desenvolveu entre o distribuidor PMA Norte-Americano, Gateway Global e a Action Performance. Como mencionado acima, a Gateway fez um acordo com PMA para ser o distribuidor exclusivo de seus produtos para America do Norte. Mas isto foi assinado já faz alguns anos agora, antes da Action adquirir a PMA. Como se esperava, a Action ganhou esta ação e passou a distribuir todos os produtos de PMA na America do Norte. Atualmente a distribuição Norte-Americana fica a cargo da Minichamps North-America.

MINICHAMPS NO BRASIL

Até 1993 os modelos MINICHAMPS eram pouco conhecidos no Brasil. Quem os adquiria eram geralmente colecionadores que em viagem ao Exterior traziam alguns poucos modelos. Em 1994 começaram a ser importados para o Brasil alguns modelos MINICHAMPS, época em que moeda estava valorizada e o Brasil presenciava uma gradativa abertura de sua economia para o Mercado Internacional. Em 1996 a PMA na Alemanha, fecha uma parceria no Brasil para distribuição exclusiva de seus produtos, está parceria foi desfeita no final de 1998. No segundo semestre de 1999, a PMA negocia juntamente com a ENEX, em ser seu novo distribuidor exclusivo para o Brasil. Esta parceria dura até os dias de hoje.

FONTE: www.minichamps.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário