sábado, 6 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM MARIO LUIS ESTIVALET



Hoje a entrevista no Hot Kengas será com Mario Luis Estivalet, conhecido como a enciclopédia do Colecionismo Diecast Nacional, e proprietário de um dos melhores sites catálogos do mundo o http://www.hotwheelsbr.com

Acompanhem a entrevista e aproveitem um pouco do seu conhecimento e sabedoria nas respostas, vamos a ela...

1 - Além de ser um dos maiores conhecedores de miniaturas colecionáveis no Brasil você também é colecionador, Quando começou está paixão ?

Lá por 1986 passando por alguns camelos (vendedores de rua) vi alguns modelos de carrinhos interessantes. Comprei alguns. Logo a seguir passei a procurar em lojas, e estavam surgindo os modelos Burago em escala 1/18, Comprei alguns, mais alguns, comecei a comprar modelos em escala 1/43 e daí para a frente a doença se instalou e até o momento não procurei nenhum tratamento para sua cura.



2 - Qual foi a primeira miniatura da sua coleção ?
Não lembro. Até porque eu tinha um lote de modelos Matchbox, adquiridos na década de 70, mais alguns carrinhos de outras marcas. Certamente o carrinho mais antigo meu, que hoje ainda tenho é uma pick-up Ford Fairlane 1957 em lata, com pouco mais de 30 cm, presente de meu pai em 1959.



3 - Quantas miniaturas você tem em sua coleção ? Como você acondiciona as minis ? Você segue algum Foco, escala ou Marca, ou Coleciona tudo ?

Hoje estou perto das 12.000 peças. Os modelos 1:43, 1:18, etc estão expostos em estantes em uma sala. Os modelos HotWheels e Matchbox estão em outra sala, praticamente todos nas embalagens e guardados em caixas. Realmente não tenho espaço para expor todos eles. Tenho alguns focos para colecionar, que mudam conforme o momento, os interesses, a disponibilidade no mercado. Nos últimos anos tenho colecionado muitos HotWheels, mas estou reduzindo o interesse neles. Enquanto os Matchbox estiveram disponíveis no Brasil, colecionei intensivamente, algum tempo atrás completei algumas séries que faltavam, mas é uma coleção que está devagar. Gosto de modelos de filmes, e estou colecionando a série dos 90 modelos James Bond que estão sendo vendidos no Brasil. Ou seja, sempre existe algum foco, que como disse altera-se, mas independente disto, alguns modelos diferentes sempre acabam sendo adquiridos. Gosto muito da escala 1:43, e alguns fabricantes nestas linhas são simplesmente apaixonantes, como Rio, Brumm, Minichamps. Modelos em 1:18 praticamente abandonei, pelo enorme espaço que ocupam, mas de vez em quando........



4 - Uma vez alguém disse que para ser colecionador de verdade tem que possuir modelos raros e que muitas vezes são caros, e acabou dando uma polêmica danada, qual é sua definição sobre esta indagação ?

Acho que se coleciona o que se gosta. Em tudo hoje em dia as pessoas são avaliadas pelo que tem e principalmente pelo que aparentam ter, e não pelo prazer que realmente sentem. Hot Wheels são modelos de R$ 5,00, muita gente compra e está feliz com isto. Que bom. Modelos CMC custam na faixa de R$ 1.000,00, e você tem medo de pegar de mexer. Acho que uma coleção não deve ser avaliada pelo valor ou pelo número de modelos, mas sim pelo prazer que proporciona. Quase sempre o que hoje tem valor é o que em algum momento foi feito por prazer.


5 - Você tem opinião formada sobre o momento atual do colecionismo Diecast no Brasil ?

Acho que o momento é ótimo e também ruim para quem coleciona. Ótimo porque estão surgindo no mercado muitos novos modelos, inclusive de carros nacionais. Ótimo porque hoje você pode comprar de qualquer lugar do mundo e é fácil encontrar qualquer modelo que deseje. Ruim porque com todas as facilidades acima, não tem dinheiro que chegue para comprar tudo que a gente tem vontade...... e as vezes a gente fica meio frustrado, hehehe.....



6 - No final de 2.010 e começo de 2.011 aconteceram vários fatos que deixaram os colecionadores brasileiros muito decepcionados, tais como: O encerramento do RLC-BR, O cancelamento da 4ª Convenção Anual Hot Wheels no Brasil, e a descontinuação de algumas séries colecionáveis, na sua opinião o que desencadeou estes acontecimentos ?
7 - Qual a sua opinião sobre a postura da Mattel do Brasil com o mercado de colecionáveis ?
Você acha que as empresas que exploram o mercado de colecionáveis no Brasil, tratam os colecionadores como eles merecem ? Se os seus administradores fossem colecionadores você acha que o tratamento seria diferente ?
Resposta para as perguntas 6 e 7

Na verdade o problema que você se refere trata de apenas uma empresa. A Mattel é uma empresa. Como empresa existe para ganhar dinheiro e não para agradar colecionadores, que no total da Mattel deve representar uma parcela bastante pequena. Penso que é extremamente complicado trazer modelos em pequena quantidade, para uma empresa onde a margem no produto é baixa e necessita de volume de vendas. Veja que o processo de importação é complicado, os produtos tem que ser homologados no Inmetro, necessitam ter a cartela impressa com esta homologação, há a necessidade de uma estrutura dentro da Mattel para atendimento deste pequeno mercado, além dos altos impostos incidentes sobre estes produtos elevando seus preços, etc, etc. Acredito que a operação de modelos para colecionadores no Brasil não deve ser financeiramente interessante. Nenhuma empresa abandona clientes, se o faz é porque tem boas razões.
Acho que se os administradores das empresas fossem colecionadores, e vissem o mercado como nós colecionadores fanáticos gostaríamos que fosse, quebrariam suas empresas.



8 - Devido aos vários acontecimentos, algumas empresas começaram a se mexer, e assumir nichos de mercado deixados pela Mattel, uma delas é a Califórnia Toys, importando várias coleções para o Brasil, inclusive a M2 Machines, você tem opinião formada sobre esta situação ?

A California é uma empresa com muitos anos de modelismo no Brasil, assim como muitas outras. Na verdade nos últimos anos houve um crescimento muito grande de pessoas que colecionam modelos. Quando eu comecei a comprar HotWheels, amigos colecionadores me criticavam, que eram “carrinhos de brinquedo”. Mas eu gostava deles. Hoje vários deles compram HotWheels. Muita gente começou a colecionar carrinhos, iniciando pelos Hot Wheels. A oferta de modelos de outras marcas, tem feito com que alguns colecionadores, focados em HW, estejam meio perdidos, mas na verdade existem no mundo milhares de fabricantes. Fabricantes de linhas específicas, dedicados apenas a algumas marcas, escala, faixa de preço, etc.


9 - Qual é a sua relação com a Mattel do Brasil ? Você é uma espécie de consultor deles ?

Não tenho nenhuma relação com a Mattel. Mantenho como colecionador um site para colecionadores, só isto. Já tive contato com pessoas da Mattel, da área de marketing e comercial, como muitos outros colecionadores, e sempre fui muito bem atendido.



10 - Mario como surgiu a idéia de criar o seu site, que hoje é uma referência para os colecionadores brasileiros ?

O site surgiu da necessidade de ter um catálogo dos modelos do ano para mim. No final de 2003 tinha feito um catálogo em Word do modelos de 2003, e resolvi fazer uma página na Internet para que eu pudesse consultar de forma fácil. Incluí os modelos de 2004, e a seguir como estava procurando os modelos anteriores a 2003, algumas séries de anos anteriores. A partir daí pessoas começaram a acessar o site, e hoje ele simplesmente existe. Sem patrocínio nenhum, numa estrutura extremamente simples, com tecnologia barata (gasto o dinheiro em carrinhos...), e procuro atualizar pelo menos duas vezes por mês. Por enquanto está divertido.



11 - Você teve dificuldades para conseguir as autorizações da Mattel para publicar em seu site todos os modelos Hot Wheels ?

As informações que estão no site são simplesmente “copiadas” de algum lugar, principalmente do site da Mattel. Já conversei com pessoas da empresa quanto a necessidade de autorização e simplesmente me foi dito que não havia necessidade. Acredito que a Mattel realmente veja o material que divulgamos, no site, no seu blog, etc, como uma forma de informação sobre seus produtos, um marketing indireto, que informam colecionadores (consumidores de seus produtos) sobre a existência de mais coisas para comprar. Isto está dentro do espírito da Internet, já que não há nenhum aspecto comercial envolvido.



12 - Você tem idéia do número de acessos mensais ao seu site ? Você se inspirou em algum modelo existente ?

Hoje tenho em torno de 1.000 acessos por dia ao site, alguns de lugares extremamente estranhos e improváveis. O mundo hoje é bem pequeno. Quando montei o site, eu acessava muito o site de um colecionador, www.sparski alguma coisa”, realmente não lembro mais, de onde provavelmente tirei algumas idéias, mas na verdade como eu disse lá atrás, montei ele como um catálogo para mim.



13 - No primeiro semestre de 2011 foram realizados dois eventos independentes no Brasil, especificamente em São Paulo, a 1ª EXPO DIECAST e a 1ª COLECON BRASIL, os dois eventos com convidados especiais vindos do exterior, e com miniaturas oficiais para o evento, fato que nunca havia acontecido no Brasil, Você acompanhou estes eventos ? O Que você achou ? Na sua visão qual é o formato ideal para uma Convenção de Colecionadores Diecast ?

Não estive presente (embora convidado), mas acompanhei a distancia. O colecionismo de modelos de carrinhos está realmente crescente no Brasil, e este tipo de eventos começam a surgir, desde encontros de colecionadores na casa de alguém para um churrasco, até as Convenções. É um processo natural. Acredito que diversos tipos de eventos irão surgir, ajustando-se a características de grupos de colecionadores, e não existe uma “receita de bolo”.



14 - Qual é o seu mundo ideal, falando em Colecionismo ?

Acho que está tudo ótimo. Meu mundo ideal para colecionar é o que estamos vivendo hoje.



15 - Qual seria a sua melhor definição para Colecionismo Diecast ?

“Juntar carrinhos de que a gente gosta”. Só isto. Sem se preocupar com quantidade, valor, se o outro colecionador tem ou não, sem sofrer por não poder comprar um carrinho mais caro. Sem sofrer pensando se deve ou não abrir a embalagem. Colecionismo é diversão.
Um abraço para todos, boa coleção, e divirtam-se


PS.: Vou contar uma história: " No ano passado eu (Silvio) participei da 3ª Convenção Anual Hot Wheels do Brasil que foi realizada em Porto Alegre – RS, e neste evento eu conheci o Mario Estivalet, que na minha opinião é um ícone do colecionismo nacional, e eu respeitava muito sem conhecê-lo, e quando eu o conheci pessoalmente, e ele me disse que ele queria me conhecer e que acessava o Blog. Hot Kengas de 02 a 03 vezes por semana, para um Blog. que estava começando, eu fiquei super lisongeado, a partir dai a responsabilidade de fazer um canal de entreterimento e informação para os colecionadores diecast do Brasil ficou ainda maior "

Nenhum comentário:

Postar um comentário