sábado, 13 de outubro de 2018

GENE WINFIELD - UMA DAS ÚLTIMAS LENDAS VIVAS DA CUSTOMIZAÇÃO MUNDIAL - HOMENAGEM DO HOT KENGAS


Robert Eugene Winfield, Ou como o mundo o conhece, Gene Winfield, como todos ficaram sabendo ontem com a nossa postagem, e com outras que pipocaram nas redes sociais, uma das Lendas da Customização mundial de todos os tempos, sofreu um acidente e teve que passar por uma cirurgia, ele já esta em uma idade avançada, 91 anos e não é fácil, eu tive a honra de conhece-lo pessoalmente em Dezembro de 2017 em Irvindale, Ca, EUA, durante o Mooneyes Xman Party 2017, e resolvi fazer uma homenagem a este monstro da Customização, Acompanhem...


Gene Winfield, nasceu em 16 de Junho de 1927 na cidade de Modesto, CA, e é um Customizador e Personalizador de Carros Americano, sua carreira tem início em 1951, trabalhando em oficinas, e preparando carros para as corridas em Bonneville Speedway, conduziu um Ford Modelo T a mais de 135 milhas por hora.

Em pouco tempo Gene Winfield abriu uma Loja de Peças e Personalização de Carros, um dos seus primeiros trabalhos foi a pintura personalizada onde misturava duas cores e as mesmas eram cuidadosamente desbotadas em uma mistura uniforme.

Na Década de 1960, a indústria cinematográfica deu início a uma nova etapa de sua história, incorporando outros conceitos, a narrativa de suas produções, e uma de suas maiores evoluções foi a inclusão de modelos de veículos personalizados que estrelavam estas produções junto com os personagens principais, tanto no Cinema quanto em séries de TV, vários dos Customizadores da época foram procurados, citando: George Barris, Dean Jeffreys, Dick Dean, Ed “Big Daddy” Roth, Pete Chapouris e outros...

Uma de suas criações mais conhecidas é o modelo produzido para o filme Blade Runner de 1982, um dos clássicos da ficção científica.



Com toda a sua experiência acumulada em 11 anos atuando neste nicho do automobilismo, se tornou uma personalidade, e seus feitos eram conhecidos em todo os EUA, Gene Winfield juntou-se a Aluminum Model Toys (AMT) como consultor em designer de seus Model Kits.

Gene também trabalhou em montadoras de Detroit, que estavam criando projetos onde utilizavam o toque destes verdadeiros artesões dando toques de personalização aos carros de fábrica. Ele fez parte da “Ford Custom Car Caravan”, nesta época ele desenvolveu o Furgão Pacifica Econoline, o Mercury Comet Cyclone Sportster, e o Strip Star, um carro esportivo de alumínio com um poderoso motor 427 V8.


 

Gene Winfield foi convidado por Joe Kizis, que era um promotor de eventos da Costa Leste, e promoveria um Autorama Anual, um dos eventos de Car Show mais conhecidos dos EUA, na cidade de Hartford, Connecticut, Kizis deu uma missão a Winfield, e para esta missão ele adiantou ao customizador a quantia de US $ 20.000 Dólares, para ele construir um carro especialmente para o evento chamado “Autorama Special”, este veículo ficou conhecido como “The Reactor” um carro com dois motores.

O Reactor seria um de seus modelos mais conhecidos, o veículo participaria de 3 Séries de TV de muito sucesso na década de 1960, A Feiticeira, Star Trek e com algumas modificações como o carro da Mulher Gato na Série de TV Batman.

The Reactor - Feiticeira

The Reactor - Jupiter8 - Star Trek

 The Reactor - Catwomen - Batman

O Modelo acima, Galileo 2 em Star Trek, também foi uma criação de Gene Winfield.

Este 1965 Sunbeam Alpine II Roadster que estrelou a Série de TV Agent 86, também é uma criação de Gene Winfield.

Gene Winfield como vários outros contemporâneos estava bem a frente de sua época, O Strip Star em uma carroceria de alumínio, muito leve para os padrões da época, inclui dois componentes não relacionados, O Motor Turbo de 180cv de um Chevrolet Corvair Corsa, e o “Trem de Força” do Citroën DS, um carro de tração dianteira que normalmente desenvolveria 85cv. Não existiam carros poderosos de tração dianteira na época, e o senso criativo muito além do seu tempo, fez com que Winfield desenvolvesse mecanismos técnicos, que não existiam e precisavam ser criados para que certos desafios fossem ultrapassados, como o Binário de Direção, que não existia na época, Winfield desenvolveu vários veículos de “Tração Dianteira” muito complexos e potentes como o Cadillac Eldorado 1967 e o Citröen SM 1970.

Voltando a falar de veículos criados e personalizados especialmente para Filmes e Séries de TV, o modelo Reactor teve um episódio inteiro escrito em torno deste carro, ressaltando as suas habilidades únicas, destacando a suspensão ajustável de altura.
Winfield também usou o Motor Corvair em um Layout mais convencional, de Motor e Tração Traseira, para o modelo “The Piranha” um carro destinado a mostrar a usabilidade do plástico ABS em materiais automotivos. Winfield também fez deste carro uma estrela de televisão, ele participou da Série de TV “The Man From U.N.C.L.E.

 The Piranha, estrelou a Série de TV "The Man From U.N.C.L.E."

 O 6000 Sux estrelou o filme Robocop, outra criação de Gene Winfield.

A AMT contratou Gene Winfield em 1966 para administrar a nova Speed and Custom Division Shop, com sede na cidade de Phoenix, Arizona, ele construiu modelos em escala real como veículos promocionais. Depois que a AMT fechou essa divisão em 1971, Winfield continuou trabalhando na área de autopeças no Sul da Califórnia, depois de algum tempo, e de todo o serviço prestado para a indústria automobilística mundial, e a Customização e Personalização de Carros, ele começa a ser convidado de honra em vários eventos relacionados aos automóveis, os Car Shows, por todo os Estados Unidos da América.

Em 2008, Gene Winfield foi homenageado no Detroit Autorama como “Construtor do Ano” e a partir de 2013 fez parte do circuito da “Internacional Show Car Serie” – ISCA, fazendo workshops, Cortando e Moldando Chapas Metálicas para multidões de amantes e admiradores da arte da Customização e Personalização Artesanal de Carros, em sessões especiais destes Car Shows chamadas “The Summit Racing Equipament Chop Shop”.

Nos últimos anos, Gene Winfield além de estar a frente de Sua Winfield Custom Shop, participa de inúmeros Car Shows pelos Estados Unidos e sendo convidado para participar em eventos semelhantes em várias partes do mundo, neste último mês participando de um Car Show na Finlândia, Gene quebrou o Quadril, e esta se recuperando, para poder voltar para casa.

Esta matéria é uma homenagem a uma das Lendas Vivas da Customização e Personalização Mundial de Todos os Tempos, resolvi editar esta matéria agora e homenagear Gene Winfield em vida, espero que todos aqueles que são admiradores tanto dele, quanto de sua arte, curtam esta matéria, foi feita com muito carinho, por um fã do seu legado, Eu, Silvio J. Schiavon – Editor do Blog Hot Kengas. Espero que tenham se divertido.










Nenhum comentário:

Postar um comentário