segunda-feira, 2 de novembro de 2015

1968 UM ANO EMBLEMÁTICO PARA O COLECIONISMO DIECAST MUNDIAL - LINDBERG LINE E SUA MINI-LINDY

  
Nessas muitas coincidências do mundo Diecast, o ano de 1968 foi emblemático, várias marcas foram criadas neste ano, citando aqui algumas: Hot Wheels, Johnny Lightning, a Lindberg Line com a sua coleção Mini-Lindys.


Falando da Lindberg Line, A Marca que começou com Model Kits de Carros, Caminhões, Aviões e Etc, introduziu uma linha para competir com os Matchbox e os Hot Wheels que também chegavam naquele ano, uma marca adquirida e outra criada pela Mattel, a maior empresa de brinquedos da época.
.
A Linha Mini-Lindys, com modelos realistas, vinham em uma pequena caixa preta, no conceito da Matchbox da época, com a escala aproximada aos Matchbox e Hot Wheels. Enquanto os MBX e HW tinham a sua base rebitada (Chassi e Carroceria) os Mini-Lindys eram presos por parafusos, pois vinham desmontados, além dos Pneus e os eixos de metal, uma curiosidade, em alguns modelos poderiam ter pesos adicionados para deixa-los mais pesados, jogada de mkt para dar a impressão do uso do metal. (A Miniatura vale o quanto pesa, lenda de colecionadores da antiga)... 

A Primeira coleção surge com 32 modelos diferentes e diga-se de passagem muito bem concebidos, a linha Mindi Lindys se manteve como em sua criação entre os anos de 1968 e 1970. Deste momento em diante os veículos foram separados em Grupos Especiais, e talvez ai tenham sido criadas as primeiras Sub-Séries ou Sub-Divisões em coleções diecast que se tem noticia.

A Marca Mini-Lindy foi encerrada e com o surgimento de outros modelos foram criados novos nomes para estas novas séries como Super Sport, Speed Wheels e Hot Shot.

Os registros de imagens até devido aos arquivos virtuais que foram criados muito a frente, e a marca ter findado muito precocemente, pode ser a razão das mesmas terem se perdido pelo tempo, e a não ser por coleções particulares de colecionadores que souberam manter a história de marcas como a Lindberg Line conservadas até os dias de hoje, não teríamos como mostrar estes modelos embrionários do Colecionismo Diecast Mundial de todos os tempos.
 
A Lindberg Line foi comprada pela J. Lloyd International um conglomerado de marcas de brinquedos, e chegaram a relançar alguns modelos antigos, mas com o tempo e pela falta de interesse da nova proprietária da marca, os seus moldes foram se perdendo e com eles se findou a trajetória desta marca.

Acompanhem a partir de agora algumas imagens das primeiras séries Mini-Lindy da Lindberg Line em suas embalagens originais, abertos e montados...

PORSCHE CARRERA
 


 FORD PICKUP


CORVETTE STINGRAY


XKE JAGUAR


 FORD MUSTANG


JEEPSTER


VOLKSWAGEN CAMPER


CHEVY VAN


CAMARO SS


FIRE ENGINE


DUMP TRUCK


GREYHOUND BUS


MAIL TRUCK


CEMENT MIXER


MG-TD SPORTS CAR


TOW TRUCK


1968 CORVETTE


AUSTIN HEALEY 3000



VOLKSWAGEN

 


MERCEDES SSK


1930 PACKARD


FORD CAMPER


SCHOOL BUS

 

TRACTOR TRAILER



1970 FORD GT


1970 PORSCHE TARGA



1970 MAVERICK


1970 AMX


1970 FORD COBRA



1970 DODGE CHARGER


1970 DUNE BUGGY


RYDER TRUCK



Nenhum comentário:

Postar um comentário