CCXP 2017

CCXP 2017
Um Click no Banner e vá direto para o Site do Evento

domingo, 11 de agosto de 2013

PORSCHE 935 /78 "MOBY DICK" A LENDA



Em 1978 foi desenvolvida a última versão do Porsche 935/78 "Moby Dick" A Lenda de Le Mans, criado somente para esta prova emblemática do automobilismo mundial...

Neste momento, os lideres da empresa deixaram de lado o velho modelo 911, foi quando a Porsche introduziu o motor dianteiro refrigerado a água com os modelos 928 e 924, similar a Volkswagen, que havia substituido o Fusca pelo Golf. Devido ás falhas da junta do cabeçote do modelo 1977 na versão bi-turbo, a Porsche partiu com a sua tradição de refrigeração de ar e introduziu cabeçotes refrigerados a água no motor 1978 equipando-o com 04 válvulas, ampliando a sua capacidade para 3,2 L, aumentando sua produção para 750 hp. O Peso, que era menos importante no modelo Le Mans em retas, tinha que ser 1.030 kg, como nesta faixa o circuito foi executado no sentido horário, o banco do piloto foi transferido para o lado direito para que a distribuição do peso e a visão para os cantos do lado direito, como Dunlop, Tertre Rouge e Mulsanne (Setores do Circuito de Le Mans), outra característica do modelo 1978.


O Novo carro mais uma vez se aproveitou de uma brecha na regras do campeonato, introduzidas para a BMW, que permitiam cortar o piso para acomodar o escapa do motor dianteiro. Como esta regra também era aplicada ao motor Porsche traseiro, todo o piso do 911 foi cortado e o corpo reduzido em 10 cm. A caixa de velocidades era montada de cabeça para baixo para reduzir o ângulo dos veios de acionamento. Como as regras não limitavam a extensão para a frente dos dispositivos aerodinâmicos traseiros, A Porsche ainda acrescentou carenagens para as portas, fazendo a ponte entre os para-lamas dianteiros e traseiros. Estes depois foram encurtados, cobrindo apenas a terceira parte das portas. Por causa de sua cor branca e forma de cauda longa otimizado para baixo arrasto, o 935/78 foi muitas vezes apelidado de MOBY-DICK.

Existe uma máxima nas provas de Le Mans que é a seguinte, se o Porsche 935/78 se mantivesse na pista era vitória certa...


Este carro teve tanta importância para o automobilismo que foram criadas várias coleções e miniaturas em várias escalas para eterniza-lo, podemos acompanhar aqui o
Porsche 935/78 na escala 1/64 Série Flying Custom da Hot Wheels, Acima no Blister e abaixo fora dele em uma imagem mais aproximada...



Temos nestas duas imagens acima e abaixo, miniaturas do modelo em duas escalas, acima na escala 1/43 e abaixo na escala 1/64, a Minichamps é uma das marcas que mais conseguiram captar a essência deste bólido que marcou a sua história nas pistas, Acompanhem...

Porsche 935/78 na escasla 1/64 - Minichamps

Um comentário:

  1. Um dos carros da casa de Stuttgart mais fantástico de todos os tempos. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir