sexta-feira, 23 de julho de 2010

ENTREVISTA COM COLECIONADOR E CUSTOMIZADOR - CARLOS MAURICIO DARIZ

-->
ENTREVISTA COM CARLOS DARIZ ( CMD GARAGEM )
O entrevistado de hoje é Carlos Mauricio Dariz, 45 anos, Indústrial, morador da cidade de Foz do Iguaçu – PR, coleciona Diecast 1:64 desde a sua infância sempre incentivado pelo seu pai que começou a colecionar Matchbox no inicio da década de 70. Morou nos EUA durante alguns anos onde participando das convenções e eventos sobre Diecast conheceu muitos colecionadores, customizadores, vendedores e até organizadores das convenções que lá acontecem em vários estados durante o ano todo. Contatos que ele procura manter vivos e sempre que pode faz visitas aos amigos que deixou por lá.
Vamos a Entrevista ...


-->
Quando você começou a sua coleção ? E o que o levou a colecionar miniaturas de carros ?
R. Minha coleção começou quando eu tinha de 7 para 8 anos (inicio da decada de 70) com os Matchbox que meu Pai trazia do Paraguay.
Continuei colecionando porque quando completei 14 anos recebi alguns carrinhos (coleções completas dos anos 1971, 72, 73, 74, 75, 76, 77 e 78) que ele havia guardado por vários anos. Isto me animou a continuar comprando e guardando as miniaturas, afinal a paixão dos brasileiros é e sempre será os carros.
Desde o 1º carrinho (mini Matchbox) passaram mais de 30 anos de colecionismo com poucas interrupções. Quando falo sobre interrupções quero dizer que no periodo não me dediquei 100% a coleção como de costume.

-->
Você leva a sério o colecionismo ?
R. Com certeza, além das minis tenho outras coleções. Acho o colecionismo muito saudável pois com ele você adquiri muita informação, conhece lugares, cidades e até paises diferentes, e as novas amizades que ao longo dos anos colecionando você acaba por conquistar.
Qual é o foco de sua coleção ?
R. Eu sempre evitei direcionar minha coleção para um determinado modelo de mini ou para um tema específico, mas sempre fui e ainda sou fiel aos Matchbox e os Hot Wheels. Portanto no meu ponto de vista eu diria que o meu foco seriam os Matchbox e os Hot Wheels. Sempre procurei comprar tudo que gostei independente de modelo, cor ou tema. Quando algum amigo que está começando a colecionar minis me pergunta sobre o foco, eu respondo que deve seguir seu coração e comprar somente o que gostar.

-->
Quantas minis você possui em sua coleção ? Como você a organiza ? e se a mantém no Blister ?
R. Hoje possuo mais de 13.000 minis 1:64, das quais 10.000 Main Line e os demais divididos entre Matchbox Lesney, outras séries especiais da Hot Wheels, Minis Liberty, Evo kustomcity e muitas outras minis customizadas por vários customizadores Gringos.
Eu as mantenho todas em pacotes de plastico lacrados dentro de containers de plástico. Minha coleção está 95% ou mais em cases de acrílico e lacrada em seus blisteris originais. Por motivo sem explicação, eu já tentei cadastrar a coleção várias vezes, mas sempre paro e acabo não concluindo o cadastramento.

-->
Conte-nos a história da sua primeira mini ?
R. Sinceramente, não me lembro mais, porque foi há muito tempo, mas com certeza brinquei muito com ela e devo ter destruído a coitadinha.
Qual a sua mini e marca preferidas ? E porque ?
R. Tenho uma paixão pelas Dairy Delivery mas também gosto muito das Drag Bus e 55 Chevy Panel.
Tenho preferência pelos Matchbox e Hot Wheels.
Porque os Matchbox marcaram muito a minha infancia e me trazem muito a memória o meu pai. Por isso tenho tanto zelo com eles. Já os Hot Wheels, acredito que influencia das minis desenhadas por Larry Wood e Phill Rheilman (simplesmente fantásticas) e esta onda de colecionismo que vem crescendo muito em todo o mundo nos últimos anos.

Esta Drag Bus “1999” Vendors Operation Asia é uma das preferidas.

-->
Como você adquiri as suas minis, aqui no Brasil, pela internet, Viagens ou amigos de fora, Conte-nos ?
R. A maior parte adquiri em viagens e através de amigos de fora do Brasil e nos últimos anos com a ajuda da internet. Atualmente faço algumas trocas mas 99% compro fora.

-->
Qual é o seu objetivo no Hobby ? Você acha que ele é uma válvula de escape para a correria do “Dia a Dia”; De a sua opinião ?
R. Para mim é simplesmente um Hobby que me proporciona muito prazer, satisfação e conhecimento.

-->
Qual a mini dos seus sonhos ? Ela já está em sua coleção ? E se a resposta for negativa, tem como consegui-la ?
R. Eu diria que a mini dos meus sonhos já foram várias e que já estão na minha coleção. A última foi a Dairy Delivery Bangkok.

-->
Percebi que você possui muitas, mas muitas mesmo, minis da Hot Wheels, gostaria de saber qual a sua posição quanto a atuação da Mattel junto ao mercado e os colecionadores brasileiros ?
R. Desde que a Mattel realizou sua 1ª convenção aqui no Brasil ela vem demonstrando um grande interesse em nosso pais e em agradar os colecionadores e não somente no consumo infanto-juvenil. Afinal somos o 2º mercado consumidor de Hot Wheels do mundo.

-->
Qual é a sua opinião sobre a criação do RLC-BR ? Você acha que um dia o nosso poderá chegar perto do Americano ? Você acha que eles nos levam a sério ?
R. Como já disse, acho que a Mattel vem focando o colecionismo no Brasil, então acredito que eles nos levam a sério. Gostei muito da criação do RLC Brasil, tanto que fui um dos primeiros a me associar, mesmo já sendo sócio do RLC USA há muito tempo.
Não vejo muita diferença entre o RLC daqui e o de lá, guardadas as devidas proporções de mercado consumidor nos dois paises. A diferença básica fica por conta da maior quantidade de minis ofertadas nos Estados Unidos em relação ao nosso RLC. Acredito no crescimento do site a medida que o colecionismo de miniaturas no Brasil tenha mais incentivos dos fabricantes e cada vez mais adeptos.

-->
Nós somos o segundo mercado mundial do colecionismo de miniaturas de veículos, e ainda nos tratam como o “Barracão do Colecionismo”, até na Argentina chegam mais minis que aqui no Brasil. Qual a sua opinião sobre está informação?
R. Hoje em dia, com o acesso ao mercado mundial através da internet, não precisamos mais nos limitar ao mercado brasileiro.
No meu entender, colecionar é buscar o objeto de sua coleção e não somente esperar que este apareça em alguma loja. Sei que muitos colecionadores reclamam que não encontram determinados modelos em suas respectivas cidades, mas é neste momento que começa o que chamamos de colecionismo (trocar, contactar outros colecionadores, comprar e vender) para tentar completar suas séries.
Quanto a esta informação sobre a Argentina, não tenho conhecimento sobre ela e não é o que os amigos colecionadores que vivem neste pais comentam. Como já disse vivo na fronteira com a Argentina e o que mais ouço ele fazerem é reclamar da dificuldade em conseguir minis ML e principalmente as séries especiais.

-->
Há muitos comentários no nosso meio, que este ano de 2.010 está sendo um dos melhores dos últimos tempos para o colecionismo, qual a sua opinião?
R. Concordo plenamente, e acredito que 2011 será melhor, e 2012 ainda melhor. A tendência é sempre melhorar.
Temos que entender que tudo depende do poder de compra existente em nosso pais, se houver demanda sempre haverá o produto (minis) desejado.

-->
O que falta ser feito pelo colecionismo brasileiro ? Se você tivesse o poder de fazer alguma coisa, Qual seriam as suas primeiras atitudes ?
R. Acho que os colecionadores deveriam ser mais unidos e promover mais eventos regionalizados, devido ao tamanho do nosso país. Incentivaria a criação de Clubes de colecionadores em todos os estados com força para incentivar o colecionismo com eventos e até mesmo Convenções estaduais e regionais.

-->
O que você achou da postura da Mattel em promover a 3ª Convenção Hot Wheels Brasileira em Porto Alegre – RS? Concordou ou não? Porque?
R. Achei certo, tem que descentralizar, sair um pouco de São Paulo. Na minha opinião o colecionismo de miniaturas no Estado de São Paulo está muito a frente dos demais, por isso devemos incentivar os outros estados e seus colecionadores para tambem poderem crescer.

-->
Qual a sua opinião sobre as minis exclusivas da nossa convenção? Drag Bus, Fastback e Deco, fale sobre elas?
R. Muito bem escolhidas. A Drag Bus é o must dos colecionadores de diecast 1:64, simplesmente linda. O Fastback para mim é uma mini comum que agrada aos colecionadores de VW e que estará presente na convenção para agradar os colecionadores brasileiros. O Deco Delivery é um modelo que está sendo muito usado lá fora pelos customizadores. Eu, como colecionador fanático de Dairy Delivery, sempre acho que está faltando algo quando não não há uma Dairy Delivery como mini da convenção.
Obs. Quem sabe na próxima.


-->
O Que você acha da criação de uma Associação de Colecionadores Brasileiros para que os mesmos tivessem uma representação ativa, com alguém que brigasse por nós.
R. Seria Fantástico... mas sem brigas pelo poder!
Você tem alguma opinião formada quanto a customização brasileira? Cite alguns customizadores brasileiros que valham a pena comentar? Qual o melhor na sua opinião, um brasileiro e um estrangeiro?
R. Quanto ao talento dos customizadores brasileiros, acho indiscutível. Temos muita qualidade nas customizações, porém acho que ainda engatinhamos perto de algumas feras estrangeiras... mas com certeza estamos no caminho certo.
Como customizador que sou, prefiro não citar nomes dos meus colegas brasileiros para não correr o risco de esquecer ninguém, pois todos que conheço são muito bons.

Quanto aos estrangeiros, temos vários nomes como Chris Walker “Night Stalker”, Brian Pope “Pope Design”, V-Man, Chojiro, Sheri Abbey “Shery’s Wheels”, Jimmy Chavez “Box Man”, Jay Holt “Execution Customs” e muitos outros, mas na minha opinião, o meu amigo e mestre na arte dos Customs Alvaro Gonzalez é o número 1.

-->
Qual a mini que esqueceram de customizar, por falta de lembrança, visão ou preconceito na sua opinião?
R. Após tantos anos de colecionismo, viagens, encontros, convenções, fica difícil lembrar de uma mini expressiva que nunca foi customizada, por que os gringos customizam tudo. Poderiamos enumerar alguns aviões, caminhões, tratores entre outras minis do gênero.
Você pode mencionar uma relação de minis, um Top Five das melhores minis de todos os tempos?
R. Melhores talvez não, mas as que se tornaram as mais marcantes na minha opinião:
1- Dairy Delivery Bangkok.
2- Drag Bus Gold “1999” Vendors Operation Asia.
3- Drag Bus “1996” Employee Christmas.
4- 55 Chevy Panel Toy Fair.
5- Evo Kustomcity (Todas).
Estas são as minis que na minha opinião marcaram época no colecionismo de Die-Cast 1:64. Não poderiamos deixar de lembrar as mavavilhosas pinturas da Liberty Promotions e de vários customizadores que ano após ano estão nos surpreendendo com minis fantásticas.

-->
O que você acha de colecionadores que usam o nosso hobby como fonte de renda? Você acha que esse é o intuito de um hobby? Dá para conciliar as duas coisas? Hobby e Comércio. E existe uma lenda no nosso meio que diz assim: Eu vendo miniaturas para manter a minha coleção .
R. Cada um na sua. Cada um tem a atitude que acha mais conveniente pra si mesmo. Cada um sabe da sua própria vida. No mundo inteiro é assim, uns fazem por hobby, outros como negócio... ou ambos.

-->
Existe uma comunidade no Orkut, Hot Kengas Group Brasil que visa a ajuda mútua entre os colecionadores, para ajudar os colecionadores de outras regiões que não tem o mesmo acesso que nós dos grandes centros temos e nos ajudar também a conseguir minis desejadas, O que você pensa sobre este tipo de ação?
R. Acho a iniciativa válida e quero aproveitar para parabenizar os colecionadores que fazem parte desta comunidade e desenvolvem esta atividade com o intuito de ajudar e divulgar cada dia mais o colecionismo dos 1:64.

-->
Qual a sua dica para quem está começando no colecionismo de miniaturas de carros ?
R. Pesquise bastante, faça muitos contatos, compre tudo que gostar, troque o que não gostar mais e customize o que tiver vontade. É o que eu faço!

Agradecimentos à ótima entrevista concedida pelo CMD...

Postada Por: Silvio J. Schiavon
Fotos: Cedidas pelo entrevistado.


6 comentários:

  1. cara... trabalho de profissional mesmo...

    parabéns

    ResponderExcluir
  2. A melhor entrevista que lí nos últimos tempos sobre o hobby.

    Parabéns.

    Missiato

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é muito bom em custom sem palavras...

    E a entrevista ficou show de bola. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Grande entrevista!!!Posso dizer com propriedade que é o melhor customizador do Brasil,tenho em minha coleção minis customizadas pelo Carlos e são minis de profissional que ama o que faz!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otima tua entrevista amigo Carlos...gsotei em especial do detalhe das "nossas" Evos- "todas"..rsrsr

      Flavio Moura

      Excluir