terça-feira, 18 de setembro de 2012

A VERDADE POR TRÁS DA LINHA FIAT-CALIFÓRNIA TOYS 2012




A VERDADE POR TRÁS DA LINHA FIAT-CALIFÓRNIA TOYS 2012

Nem sempre as coisas são o que parecem, e as vezes algumas matérias devem ser tratadas com mais cuidado, para que o conteúdo demonstre e informe qual é a realidade da notícia, no caso desta matéria, e em si tratando de um fato importantíssimo, para o colecionismo diecast brasileiro, o lançamento de uma coleção de miniaturas de carros nacionais de uma das montadoras de maior sucesso no Brasil, fomos atrás de mais informações, e quem mais do que o Gerente de Marketing, e Gênio criador deste projeto, Bruno Soldovieri para falar deste acontecimento que será o primeiro de muitos, acompanhem e tirem as suas conclusões... 

A Califórnia Toys, desde 2010 quando lançou sua linha exclusiva Califórnia Collectibles 64, já começou a trabalhar intensamente para suprir os desejos do mercado brasileiro de colecionismo diecast. O desejo da diretoria da empresa era e sempre foi possuir produtos exclusivos nacionais para os colecionadores brasileiros. Com o sucesso alcançado logo no 1º ano da coleção, a empresa através do seu gerente de mkt Bruno Soldovieri, começou a correr atrás de carros que eram fabricados no Brasil e para isso alguns contatos com montadoras foram feitos.

“Começamos com uma ação de marketing em 2009 com a GM do Brasil quando essa estava para lançar o Camaro no país, comprou uma quantidade de miniaturas do carro e distribuiu entre os compradores dos carros”, disse Bruno Soldovieri. Algumas conversas se iniciaram nesse momento para o desenvolvimento dessas tão sonhadas linhas.




Mas a empresa possuía um grande problema, para a viabilização de cada molde, era necessário uma grande escala de peças para serem produzidas. Outras empresas conseguem essa escala por terem distribuição internacional e a Califórnia Toys ainda na época não tinha. A Solução foi encontrada pela própria FIAT que demandava de muitos produtos para marketing promocional e encontrou nas miniaturas um produto altamente diferenciado e com alto resultado. Com essa demanda nas mãos, através da The Marketing Store, agencia de licenciamento da marca, a Fiat chegou até a Califórnia Toys e juntos encontraram o caminho para o desenvolvimento da linha.

A marca italiana baseada no Brasil encontra um grande sucesso em suas ações promocionais, distribuindo em eventos organizados pela marca e em algumas campanhas promocionais, como por  exemplo o ovo de páscoa com a empresa TOP CAU.



“Depois de muita conversa chegamos a um acordo legal, o pessoal da FIAT é muito competente e aberto a novas ideias, por isso a comunicação e as ideias fluíram facilmente”, disse Bruno. As empresas chegaram no acordo que o melhor caminho era também distribuir as miniaturas através da rede de concessionárias FIAT.


“Fizemos um piloto agora no meio de 2012 com miniaturas 1/24 do 500 e o sucesso foi imediato!”, acenou Bruno. O modelo tem sido um sucesso e agora com o lançamento de todas as miniaturas 1/43 dos nacionais, espera-se que a distribuição em concessionárias alcance 40% das vendas da linha. A Califórnia Toys já esta também divulgando aos principais canais do varejo brasileiro, e segundo Bruno, os lojistas estão ansiosos pelas novidades já.

Porque 1/43?

Muitos colecionadores brasileiros irão pensar, puxa mas a maioria coleciona 1/64, por que raios 2  empresas uniram forças para lançar a coleção na escala 1/43. Muito simples, essa escala é a preferida para ações promocionais da montadora e a própria Califórnia Toys considera a escala com maior impacto e acredita no futuro da escala nas prateleiras dos colecionadores, “a miniatura 1/64, embora seja muito bem feita, ainda é pequena e não da muito destaque em uma mesa de trabalho ou prateleira em casa, achamos que na escala 1/43 temos o melhor custo beneficio em função de qualidade e visibilidade nos pontos de vendas e nas coleções brasileiras” afirma Bruno.




Preço?

A linha esta programada para ser vendida no varejo brasileiro e nas concessionárias ao preço de R$29,90, um ótimo preço considerando a alta qualidade e a escala maior, acho que os colecionadores realmente vão gostar de ter algumas miniaturas 1/43 em suas coleções.

Legal, eu quero! Mas quando chega?

Os produtos já se encontram no Brasil e espera-se que sejam lançados no Salão do Automóvel de 2012 no estande da FIAT, que convida todos os colecionadores a passarem na loja da montadora para começarem suas coleções.

Parabens a Califórnia Toys e a FIAT por essa iniciativa empreendedora e inteligente no mercado brasileiro, e segundo a Califórnia Toys, outros produtos estão no forno também, aguardem as novidades!



Todas as informações contidas nesta matéria foram passadas pelo Bruno Soldovieri - Gerente de Marketing da Empresa Califórnia Toys . 

COLUNA DOIS PONTOS: Nesta matéria vocês puderam acompanhar um pouco do que existe por trás de uma negociação para criação de uma coleção de miniaturas diecast, tudo aquilo que envolve o desenvolvimento, criação e conceito de uma idéia, o projeto, e o resultado final.

A Califórnia Toys é uma empresa que aposta no colecionismo diecast brasileiro, porque na sua formação e dentro da operação existem colecionadores e pessoas do ramo, só para se ter uma idéia do que estou falando, quem introduziu a Maisto no mercado brasileiro foi Dejalmir Soldovieri fundador e proprietário da Califórnia Toys. e nos dias de hoje por uma infinidade de marcas.

Só pessoas comprometidas com o colecionismo diecast, tanto no negócio quanto no hobby, poderiam apostar em um projeto com carros nacionais previlegiando os colecionadores brasileiros de uma maneira geral.

15 comentários:

  1. Achei que as miniaturas Fiat eram um produto Norev. Eu tenho umas 15 delas, todas Norev.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a Fiat sempre investiu em miniaturas, no salão passado comprei alguns kits de camisetas/carrinho, muito legais...tenho tbem em minha coleçao marea e marea weekend da época do lançamento destes, ou seja, a Fiat já nao fazia minis de seus carros? acho louvavel a idéia da CT muito legal, mas nao deve ser alardeada como ineditismo, pois eu mesmo tenho mais fiats 1:43 do que o das fotos... (me desculpe se eu estiver errado)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho todas elas, inclusive umas que não fazem parte das apresentadas e que comprei na Europa: Doblô e o novo Punto.

    ResponderExcluir
  4. Então pessoal, as miniaturas foram desenvolvidas por nós e pela FIAT e distribuidas na Europa pela Norev. Usamos a fabrica deles, por isso as miniaturas podem ser encontradas por lá, porém o preço lá não é dos mais baratos. Aqui o acordo foi que a Fiat teria exclusividade em ações promocionais e lançariamos todas no mercado agora no final do ano... Mas de agora em diante, os lançamentos serão vistos primeiro por aqui! Um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. Colecionador Brasileiro é complicado, quando aparece alguem que faz alguma coisa, ja tenta desmerecer, a Califórnia Toys não fábrica, ela usa a planta de empresas como a NOREV para a fabricação, e nos contratos são celebradas várias condições, como parte da venda na EUROPA, Vendas Corporativas da Fiat, e Vendas no varejo brasileiro pela própria California Toys.

    E tem que alardear muito, porque são poucas as empresas que investem neste mercado, ouço muita gente reclamando, e poucas tomando alguma atitude...

    California Toys empresa brasileira, emopresa que faz...

    Pensem nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao tentei desmerecer a CT! apenas dei minha opiniao, que acho que deveria ser respeitada como leitor do blog e nao ser taxado de colecionador brasileiro complicado...

      Excluir
  6. Será q eu encontro a miniatura antiga do Palio?
    Eu gostaria de achar e ter no meu carro q tb é um Palio !!!
    Hehehehehehehehehehehe...Ótima matéria, Silvio e Daniel...Congratulations !!!

    ResponderExcluir
  7. Ninguém desmereceu, amigo. Só fiz um contraponto, brilhantemente esclarecido por vocês. Que venham mais minis nacionais, CT ou Norev que seja :-)

    ResponderExcluir
  8. Tem mto mais novidade por ai pessoal!! Aguardem!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Fantástica matéria!
    Muito bem detalhada e mostrando todos os caminhos para sair os nossos Brazucas e é bom saber que tem gente que leva o colecionismo diecast a sério mesmo, pensando no consumidor brasileiro não vendo a gente apenas como um monte de gastadores de quinquilharias....

    ResponderExcluir
  11. Cara eu tenho um Uno que eu GANHEI no salão do automovel 2010 e na FENATRAN 2011 tinha minis da Norev a venda no stand da fiat.

    Que venha a Norev...

    ResponderExcluir
  12. É muito bom saber que empresas como California Toys e multinacionais como a Fiat, não quem só vender e se preocupam com o consumidor e não tentam nos empurrar minis que nem conhecemos. Vou tentar pegar todas as minis, pois todas me agradam e quem dera as outras montadoras e fabricantes de miniaturas tivessem o mesmo tato e acesso a essas informações e seguissem o mesmo exemplo. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Queria saber se a Fiat vai continuar dando as miniaturas no Salão Do Automóvel de 2012.
    Obrigado.

    ResponderExcluir