domingo, 13 de março de 2011

1 EXPO DIECAST - CONCURSO DE DIORAMAS - " GANHOU MAIS NÃO LEVOU "


O Autor desta obra de arte, chama-se Fernando Costantini Rezende, 44 anos, morador da cidade de São Paulo, Plastimodelista nas horas vagas, Colecionador desde criança, nunca seguiu um tema ou teve algum foco especifíco, comprava tudo o que gostava. No começo ele tinha Matchbox, Cordi, Husky, pois eram as miniaturas disponíveis na época.

Como não tinha condições de adquirir miniaturas novas, começou a reformar as minis antigas, e sempre foi um passatempo legal na sua vida.

Com a chegada da Hot Wheels, se encantou com os HOT´S , e começou a coleciona-los pois eram peças que os outros fabricantes não faziam.

Começou a pintar e customizar há alguns anos, apenas para um amigo colecionador (Marcão), porque este amigo nunca estava contente com as minis que tinha, e sempre queria peças únicas e diferentes . De uns tempos para cá ele começou a insistir para que o Fernando levasse as suas criações para que outras pessoas pudessem admirar o seu talento.

Nas folgas dele ele sempre faz alguma coisa para ele mesmo ou para o amigo marcão.

As Fotos desta matéria retratam o Diorama de uma Ecto 1 Envelhecida, este trabalho leva o nome de "Rusty", e na opinião do Hot Kengas, esta é com certeza uma "Obra de Arte" .


Este diorama participou do Concurso de Customização na categoria DIORAMAS na 1 Expo Diecast - Convenção de Colecionadores e Customizadores de Carros em Miniatura que aconteceu neste final de semana em São Paulo - SP nos dias 12 e 13 de Março/2011, e estranhamento não ganhou, muito embora tenha sido o melhor dos trabalhos apresentados, e qual não foi a surpresa quando disseram a ele que seu trabalho era bom demais para concorrer com os outros... Ele acabou recebendo um prêmio de participação (Consolação), muito embora a maioria dos presentes tivesse votado no seu diorama, estranhamente a sua ficha foi retirada...

Este Blog. Hot Kengas Group Brasil cobriu o evento no Sabádo dia 12.03.2011, fizemos 05 matérias contando tudo que foi captado neste dia, com total isenção, agora gostaríamos de um resposta da organização da Convenção ou do Concurso de Customização à respeito deste fato, daremos o mesmo espaço para possíveis considerações sobre o acontecido .


Nas Palavras do Próprio Artista

DESCRIÇÃO DESTE DIORAMA


"Acho que só o carro sem cenário, não me deixaria sossegado, então comecei a pensar em um, Pesquisando várias revistas velhas e fotos na internet, comecei a juntas pequenas sucatas de peças 1/64 para depois fazem uma triagem do material. As minis definidas, já em minhas mãos, comecei a analisar o que poderia ser feito .

Na Ecto, as rodas, vidros, aparelhos do rack foram trocados, o painel ganhou um volante novo, mais um retrovisor, cintos acrescentados , cabos e porta mochilas na traseira, antenas externas, farolete vazado e sem lentes, e uma dose de paciência extra, comecei a trabalhar com uma Dremel e um Martelo de Funileiro.


O Caminhão recebeu uma plataforma doada de outro Hot Wheels, recebeu um escape, e teve seu chassi fechado com placas plasticas, ganhou também bocais de tanques de combustível.


O Rolls ganhou uma pintura de fundo oxidante, uma lona feita com papel toalha .


A Sucata foi colocada aleatóriamente respeitando as dimensões da base.

As Placas de propaganda xerocadas (Copiadas) de decalques de Kit´s plasticos e fixadas em pedaços de cartões de crédito velhos.
O Piso foi feito com gesso rápido e ondulado com pincéis e rodas de minis. Quanto a grama e folhagem são acessórios de ferromodelismo, A Cerca foi feita com palitos de sorvete, Toda a peça levou uma camada de verniz fosco para dar uniformidade a peça. "

Acompanhem abaixo mais algumas fotos:




Considerações finais: Ele , Fernado Rezende Costantini, gostaria de agradecer à todos que elogiaram o seu trabalho no evento, pois graças a isso pode perceber que fez um bom trabalho, e que valeu a pena...

Hot Kengas Group Brasil

O Verdadeiro artista é aquele que procura fazer o melhor dentro de suas aptidões, e de seu talento nato, O reconhecimento de um trabalho chega naturalmente, " Há pessoas que transformam o sol em uma mancha amarela, mas há aquelas que transformam uma simples mancha amarela no próprio sol" Pablo Ruiz Picasso (Pintor Espanhol).

4 comentários:

  1. puts, mancada esse não ter ganhou hen! muito foda, e digo mais: ganha de muito diorama gringo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, sei como é frustrante passar por isto pois já tive experiência igual. Oque posso sugerir não vai confortá-lo nem diminuir sua indignação, mas o fato em si lhe garante a certeza que o trabalho Fantástico com o qual você participou do Contest, É SEM SOMBRA DE DÚVIDA E A PROVA DE QUALQUER ARGUMENTO CONTRÁRIO O MELHOR DE TODOS OS QUE LÁ ESTAVAM EXPOSTOS.
    Sei que estes fatos nos desanimam, mas tenha certeza que ser JULGADO muito Superior, Melhor e mais Talentoso que o Campeão da categoria, não tem preço...
    Meus parabéns...
    PS. Não se preocupe, em breve espero que esteja conosco na COLECON...
    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal!

    Infelizmente a matéria acima esta equivocada! Peço aos responsáveis que ao lançar um assunto deste, pesquise, se informa, antes de cometer um erro grave de escrever informações erradas ou até denegrir a imagem de alguém! Pois isto é o tipo de atitude que difere os bons e maus profissionais!
    O 3.Concurso de Custom Ma3 que foi realizado na 1. Expo Diecast, não havia a modalidade Diorama ou Set,conforme descrito nas regras de participação publicadas em vários fóruns como (Diecast Connection, CHWB, Diecast ABC entre outros) e no site www.ma3custom.com.br, portanto o trabalho realizado pelo customizador Fernando participou do evento como expositor e não como concorrente, mas apesar disto eu como responsável do evento e do concurso e um grande admirador e incentivador dos customizadores eu premiei o Sr. Fernando publicamente com uma miniatura exclusiva do evento pelo belo trabalho e ainda propus que ele me fornecesse o diorama para poder expor nos próximos eventos internacionais. Os julgadores do concurso identificaram este fato e ainda foi verificado que não ocorreu nenhuma votação oficial neste trabalho, para tanto coloco a disposição de qualquer um para verificar e auditar o resultado do julgamento.
    Coloco-me a disposição para qualquer duvida ou esclarecimento de fatos reais e concretos, e para qualquer outra informação falsa ou incorreta ignorarei ou entrarei com medidas legais ou judiciais que garantam a reparação do erro ou danos causados.

    Atenciosamente,

    Marcos - Ma3 Custom & Diecast

    ResponderExcluir