sábado, 29 de maio de 2010

PLYMOUTH `CUDA 440 - 1969

Algumas vezes, a idéia básica dos muscles cars de instalar grandes motores em carros pequenos podia ser levado ao extremo. O Plymouth `Cuda 440 - 1969 é um desses casos. Ele tinha o maior motor entre todos os pony cars (Muscle Car Compacto) da sua época, e esse era exatamente o seu problema.

A Instalação do maior motor V8 da Mopar em um Barracuda gerou o Plymouth `Cuda 440 - 1969, A Plymouth ganhou o direito de se gabar de ter o muscle car com o maior motor. e uma série de problemas.

A Plymouth se empenhou em dar ao Barracuda 1969 tudo que lhe garantisse uma alta perfomance. Ele cunhou o nome `Cuda para identificar um novo pacote diferenciado para os novos modelos hatch e de capota rígida equipados com motores de 340 e 383 pol (5,6 e 6,2 L), mas o mais selvagem de todos os `Cudas surgiu uma nova onda que atingiu seu ápice no meio do ano. Sentindo a pressão dos concorrentes, a plymouth trabalhou em conjunto com a Hurst/Campbell para instalar o motor Mopar V8 de 440 pol (7,2 L) com 375 cavalos de potência e carburados de 4 cubas em um lote de `Cudas hatch e cupê.

Olhando pelo lado positivo, a plymouth agora tinha direito de gabar por ter o muscle car com o maior motor da época. E o magnum 440 com certeza detonava os tempos nas corridas quarto de milha, ficando algumas vezes na casa dos 13 s.
O Motor de 440 pol (7,2 L) criou o `Cuda pesado na frente e sem espaço para instalação da direção hidráulica e freios à disco.

Mas havia problemas, foram necessários dois anos para o plymouth encontrar espaço para instalação de uma unidade de direção hidráulica sob o capo do Barracuda 383. E finalmente conseguiu fazê-lo em 1969, mas com a chegada do 440. o compartimento do motor novamente ficou lotado demais para permitir a instalação de uma direção hidráulica. Com 57% do peso do ´Cuda 440 colocado sobre os pneus dianteiros, esse foi o maior obstáculo para uma boa dirigibilidade em baixas velocidades.
Todos os `Cudas 440 eram vendidos com transmissão automática
torqueflight

E o 440 também não deixava espaço para instalar um aparelho que melhorava o desempenho do freio à disco dianteiro e que era padrão nos outros `Cudas. Então, o 440 utilizou freios à tambor , em detrimento do controle e da distância de frenagem. Por último, os engenheiros da mopar temiam que uma transmissão manual de quatro marchas encorajaria as mudanças rápidas e destruiria a traseira do carro, e assim os `Cuda 440 foram equipados apenas com a transmissão automática TorqueFlight.
O Motor deu ao `Cuda muita força de ultrapassagem nas estradas, mas o acréscimo de torque sobrecarregava os pneus traseiros nas arrancadas.

Era difícil fazer os pneus sairem do lugar na linha de partida nas corridas de drag-car, e a transmissão TorqueFlite (utilizada nos carros de passeio da plymouth) não trocava de marcha com a rapidez exigida pelos pilotos. Na estrada, a potência do 440 `Cuda permitia ultrapassagens sem esforço e os problemas de dirigibilidade e de frenagem eram minimizados. Obviamente não foi um sucesso total, mas as lições do 69 foram valiosas, e os `Cudas com seus grandes motores logo retornariam para se vingar.

O Plymouth `Cuda 440 1969

Especificações

Distância entre eixos , centímetros: 274,3
Peso: 1.696 Kg
Unidades construídas: 340
Base de preço:US$ 3.900

Motor Padrão

Tipo: V-8 OHV
Cilindradas, pol (l): 440 (7,2)
Sistema de Combústivel: 1 x 4bbl.
Taxa de Compressão: 10, 1:1
Potência (Cavalos de Força) @ rpm : 375 @ 4600
Torque @ rpm: 480 a 3.200

Aceleração, a partir da inécia

0-96 km/h, s: 5,6 .
400m, s a km/h: 14,01 a 167

Matéria postada por : Silvio J. Schiavon
Créditos: Fonte e Fotos : 2007 Puplications International Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário