Nesta semana se estivesse vivo o ex-beatle John Lennon estaria completando no dia 09 de outubro 70 anos, mas na noite do dia 08 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova York, no prédio Dakota, em frente ao Central Park, John Lennon foi abordado por um rapaz que durante o dia havia lhe pedido um autógrafo em um LP Double Fantasy em frente ao Dakota. O rapaz era Mark David Chapman, um fã dos Beatles e de John, que acabou atirando em John com um revólver calibre 38. A policia chegou minutos depois e levou John na própria viatura para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, "O Apanhador do Campo de Centeio" de J.D. Salinger. John morreu após perder derca de 80% de seu sangue , aos quarenta anos de idade . logo após a notícia de sua morte, houve uma comoção mundial, e uma multidão se agromerou na frente de seu prédio com velas e cantando músicas suas e dos Beatles. O corpo foi cremado no cemitério de Ferncliff, em Harstdale, cidade do estado de Nova York, e suas cinzas foram guardadas por sua esposa Yoko Ono.
Este carro era o preferido de John Lennon, ele foi feito em 1965 pela Rolls Royce Motor Car Limited, Crewe, Cheshire. Este Phanton foi entre ao john no dia 03 de junho de 1965, com a placa FJB-111C. No dia 21 de dezembro de 1965, John mandou instalar um telefone Weybridge 46676, instalou também uma televisão Sony e uma pequena geladeira. em 1966 mandou que o levassem para Almeria na Espanha, para que pudesse usá-lo, enquanto filmava "How I Won teh War". Em 1967, John ficou cansado da cor preta desse Phanton e pediu para o pessoal da "The Fool" para que pintassede cores psicodélicas. Depois de pronto, teve a famosa história de uma senhora com um guarda-chuvas na mão gritando: "Porcos, Porcos! Como podem fazer isso com um Rolls Royce???".
Em 1970, John e Yoko mandaram esse carro para os E.U.A., Lá ele foi emprestado a vários artistas tais como: The Rolling Stones, The Moody Blues, e até Bob Dylan. Quando o carro estava disponível, John não o usava, então o carro ficou guardado durante anos em um estacionamento de Nova York. Em 1977, John teve um problema com os impostos e lá nos E.U.A. esta situação é séria, então ele fez um acordo. com um crédito de 250.000 dólares, ele doou o carro para o "Cooper-Hewitt Museun de Nova York.
De outubro de 1978 à janeiro de 1979 o carro ficou lá em exposição. Mas daí, não aguentando pagar o alto seguro, o carro foi passado para frente. pela Sotherby´s.
O valor inicial era algo em torno de 200.000 à 300.000 dólares. Mas foi vendido por 2.299.000 dólares, sendo considerado na época o carro mais caro do mundo.
Ele passou a ser de Mr. Jim Pattison´s Ripley International Inc., da Carolina do Sul. E ficou em exposição no museu: "Acredite se Quiser".
Mais tarde o carro foi emprestado para a Expo´86 em Vancouver.
Jim Pattinson então resolveu presentear a rainha em sua visita ao Canadá com esse Rolls Royce. Então ele passou a ser pose do governo britânico. Passou muitos anos em exposição no "National Museum Of Science and Technology" de Otawa .
Postado Por: Silvio J. Schiavon
Nenhum comentário:
Postar um comentário