quarta-feira, 13 de outubro de 2010

HOT WHEELS - QUANDO UM BRINQUEDO MUDA A VIDA DE UMA CRIANÇA AUTISTA

Todas as informações à respeito da história com o menino autista e a explicação científica foram passadas por: Amanda Oliveira Santos.

Esta história aconteceu com um amigo nosso da comunidade do orkut: Colecionadores Hot Wheels, acompanhem este relato por que é muito emocionante...

Relato de Ricardo

Pessoal, quero compartilhar com vocês uma coisa muito legal que aconteceu hoje.

A Amanda, minha namorada, cursa o último ano de Fonoaudiologia e realiza atendimentos de diversos casos clínicos relacionados com a fonoudiologia.

Hoje de manhã ela estava atendendo um menino de 4 anos, que é autista. Pra quem conhece um pouco, o autista se fecha em um mundo próprio e é muito difícil manter contato, quanto mais diálogo, com ele.

Com muito custo ela conseguiu ser aceita por ele e o menino até pronunciava o nome dela, o que já foi um grande passo.

Hoje, no meio da terapia, ela mostrou ao menino algumas fotos de "carrinhos" da Hot Wheels que estavam no notebook dela. Essa criança começou a dizer "HOT WHEELS! HOT WHEELS!" e apontava para as fotos. Aí, então, o menino começou a conversar com a Amanda (do jeito e com a linguagem própria dele) e disse que queria comprar carrinhos e colocá-los na pista. Aí, ela lhe disse que o "moço dos Hot Wheels" (ou seja, eu) ia dar alguns carrinhos pra ele. A Amanda era só alegria vendo uma criança com tantos problemas falando como uma criança "normal". Pude entrar em contato com ela durante o acontecido e a sensação que ficou em mim foi de que eu pude realmente ajudar a quem necessitava.

Hoje vi que colecionar não é só juntar pra si, mas compartilhar o que temos com os outros.
Abraços a todos!!!

Fizemos então uma matéria que vai tentar desmistificar este distubio que acontece com alguns seres humanos, acompanhem...

DESCOBRINDO QUE SER DIFERENTE É NORMAL......

“Minha intenção é viver no mundo normal de tal modo que eu possa encontrar meu próprio eu...” (AUTOR DESCONHECIDO)


Definição sobre o Autismo


O Autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há algumas décadas, mas sobre o qual ainda permanecem dentro do próprio âmbito da ciência divergências e grandes questões por responder.


Atualmente, embora o Autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de na maioria das vezes a criança autista ter uma aparência totalmente normal. O Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Alguns indivíduos, quando crescem, permanecem indiferentes, não entendendo muito bem o que se passa na vida social. Eles se comportam como se as outras pessoas não existissem, rejeitam o contato físico, olham através de você como se você não estivesse lá e não reagem a alguém que fale com eles ou os chame pelo nome.


Freqüentemente suas faces mostram muito pouco de suas emoções, exceto se estiverem muito bravos ou agitados. São indiferentes ou têm medo de seus colegas e usam as pessoas como utensílios para obter alguma coisa que queiram. Outros indivíduos tornam-se extremamente passivos, mas amigáveis se a interação é iniciada por outra pessoa. Permanecem estranhamente distantes e desinteressados no que ocorre ao seu redor, outros, ainda, são do tipo esquisito, excêntrico, que se aproxima e interagem com as pessoas de forma inadequada, tocando-as, interrompendo-as e agindo de forma dissonante do contexto.


Uma criança autista pode apresentar essas características:

· Não mantêm contato visual;

· Falta de expressões visuais;

· Não apresenta intenção comunicativa;

· Apresenta repetições de palavras ou frases ditas por outra pessoa;

· Desinteresse para algumas brincadeiras;

· Falta de habilidades para iniciar uma conversa ou para continuá-la;

· Dificuldade para mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse;

· Dificuldades em desenvolver relações de companheirismo;

· Apresenta interesse por determinadas atividades;

· Segue rotinas que não podem ser quebradas;



Não se pode falar em cura para o autismo. O indivíduo autista pode ser tratado e desenvolver suas habilidades de uma forma muito mais intensiva do que outra pessoa que não tenha o diagnóstico e então assemelhar-se muito a essa pessoa em alguns aspectos de seu comportamento, mas sempre existirá sua dificuldade nas áreas caracteristicamente atingidas pela síndrome, como comunicação, interação social, etc.

De acordo com o grau de comprometimento, a possibilidade de o autista desenvolver comunicação verbal, integração social, alfabetização e outras habilidades relacionadas dependerá da intensidade e adequação do tratamento. Mas é intrínseco à sua condição de autista que ele tenha maior dificuldade nestas áreas do que uma pessoa "normal".

No entanto, superar a barreira que isola o indivíduo autista do "nosso mundo" não é um trabalho impossível. Apesar de manter suas dificuldades, o indivíduo autista, dependendo do grau do comprometimento, pode aprender os padrões "normais" de comportamento, exercitar sua cidadania, adquirir conhecimento e integrar-se de maneira bastante satisfatória à sociedade
.

http://www.youtube.com/watch?v=Cq9hshNbhzQ&feature=related

http://aromasdeportugal.blogspot.com/2008/02/mnica-e-o-autismo.html

http://www.ama.org.br/html/info_faqu.php

Postado Por: Silvio J. Schiavon
Crédito e Fotos: Amanda Oliveira Santos

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