Lançada em 1998, a R1, como é popularmente conhecida, chegou para quebrar a barreira dos 300 km/h de velocidade final, antes só atingidos pelas grandes sport-touring como a CBR 1100 XX Blackbird, e ao mesmo tempo, proporcionar a esportividade das motos mais leves de 600cc da época, como a CBR 600 F3. Pela primeira vez uma moto fabricada em série atingiria a relação de peso-potência de 1:1 (1 cavalo para cada kilograma). Sendo a primeira das Super Esportivas, a R1 se consagrou como um ícone entre as motos. Já com 11 anos de história, o modelo 2010 chega ao Brasil com importação oficial da Yamaha. E vem cheia de novidades.
O Motor da nova R1 2010 conta com uma nova engenharia onde o virabraquim, chamado de crossplane, tem seus angulos modificados de forma que o funcionamento dos 4 cilindros não segue a tradicional forma de 1 cilindro por tempo (Um na admissão, um na compressão, um na ignição e um na exaustão). Os novos angulos permitem uma entrega de torque mais linear em baixos e médios regimes, e mais suaves em altos regimes de RPM, tornando assim a moto mais "domável", mas sem perder a esportividade e os impressionantes números de desempenho.
O Motor da nova R1 2010 conta com uma nova engenharia onde o virabraquim, chamado de crossplane, tem seus angulos modificados de forma que o funcionamento dos 4 cilindros não segue a tradicional forma de 1 cilindro por tempo (Um na admissão, um na compressão, um na ignição e um na exaustão). Os novos angulos permitem uma entrega de torque mais linear em baixos e médios regimes, e mais suaves em altos regimes de RPM, tornando assim a moto mais "domável", mas sem perder a esportividade e os impressionantes números de desempenho.
Na nova solução proposta pela Yamaha R1, as ângulos dos pistões foram modificados, fazendo com que o motor dê uma explosão, e apenas 45 graus depois, dê outra, aproveitando assim a ignição da explosão anterior e gerando mais torque. Após um silêncio de 225 graus, uma nova explosão acontece e apenas 45 graus depois, a última explosão. O resultado deste novo acerto é um comportamento completamente diferente do motor, proporcionando um torque mais linear e prsente em uma faixa maior de RPM. O Torque máximo pouco aumentou (de 11,5 para 11,8), porém, a faixa útil ficou maior e com isso a moto ficou muito mais "na mão".
Além do novo motor, a R1 2010 conta com embreagem deslisante, injeção eletrônica com 3 mapas selecionaveis (Standard, A e B, sendo o "A" o mais nervoso e o "B" o mais fraco).
A R1 2010 conta ainda com novos quadros, nova suspensão, novos pneus (190/55-R17), amortecedor de direção. Tudo para deixar a moto ainda melhor. Certamente um prato cheio para quem quer se sentir um piloto!
Além do novo motor, a R1 2010 conta com embreagem deslisante, injeção eletrônica com 3 mapas selecionaveis (Standard, A e B, sendo o "A" o mais nervoso e o "B" o mais fraco).
A R1 2010 conta ainda com novos quadros, nova suspensão, novos pneus (190/55-R17), amortecedor de direção. Tudo para deixar a moto ainda melhor. Certamente um prato cheio para quem quer se sentir um piloto!
Quanto ao design, pouca coisa mudou. A carenagem frontal está mais "pontuda", na traseira, os escapamentos ganharam formas triangulares e a lanterna de LED também tem um novo desenho.
A Yamaha R1 2010 vai estar disponível apenas na cor preta com detalhes dourados.
Abaixo seguem fotos de modelos anterioresA Yamaha R1 2010 vai estar disponível apenas na cor preta com detalhes dourados.
Matéria Postada por: Silvio J. Schiavon
Créditos: Fonte e Fotos: Motos Blog.
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