Em nossa última matéria dentro da retrospectiva do Blog Hot Kengas nós falamos de George Barris, e ai tivemos a ideia de começar o ano com uma matéria falando de outra lenda da customização e personalização dos EUA, vamos contar um pouco da história de uma das personalidades mais importantes deste segmento, ninguém mais, ninguém menos que Gene Winfield.
Robert Eugene Winfield, Gene Winfield, conhecido entre os amigos por "Windy" é um Customizador Lendário, além de ser pintor e piloto, o nosso personagem nasceu em 16 de Julho de 1927 em Springfield, Missouri, EUA. Antes de Gene começar a construir carros, ele se dedicava na construção de aviões modelo e fotografia. onde ele ia levava a sua câmera, e toda vez que via um carro modificado, mesmo que fosse uma pequena modificação ele registrava com a sua câmera. após a revelação destas fotos ele separava o que achava bom do que não gostava, depois discutia com o seu amigo Bart Bartoni que tinha o mesmo interesse.
Aos 15 anos antes mesmo de obter a sua licença de motorista comprou o seu primeiro carro, um Ford 1929 modelo coupe. este também foi o primeiro modelo que Gene pintou, quando comprou era preto, foi pintado de azul escuro, depois de uma batida o carro ficou destruído, em seguida compra outro carro desta vez um Ford 1931 Model A Roadster. aquela altura os jovens da época queriam ter um roadster, e Gene conseguiu o seu...
Em 1945 logo após terminar o colegial Gene entra para a Marinha, a segunda guerra mundial ainda estava acontecendo, e o governo tinha um programa no qual os enlistados podiam servir a duração de seis meses. a guerra terminou seis meses após Gene se juntou a Marinha, a sua carreira lá acaba pouco depois de um ano.
Voltando para Modesto, o sonho de customizar carros volta com força, agora ele não queria tirar fotos das modificações, agora ele queria fazer estas modificações, Gene
começa a trabalhar em carros em um pequeno galinheiro atrás da casa de sua mãe,
trabalhando sozinho no carro dos seus irmãos, logo começa a receber ligações de
amigos que queriam que ele trabalhasse em seus carros.
No
início Gene fazia pequenas modificações, como reduzir suspensões, e grafismos
simples, com o crescimento dos negócios ampliou os serviços de sua oficina,
modificava grelhas, faróis, lanternas traseiras e eventualmente cortava tetos.
Um dos primeiros carros que Gene fez um trabalho mais elaborado inclusive na
modificação da carroceria foi o Ford 1946 Conversível. Antes que Gene saísse do
antigo galinheiro ele havia expandido a sua loja três vezes, acrescentando uma
cabine de pulverização e ainda contratando funcionários.
Winfield´s Custom Shop em Tully Road, Modesto em 1955
Blade Runner
Star Trek
Reactor
As Décadas de 1940, 1950 e 1960 foram o auge da customização nos EUA, principalmente na Califórnia, o senso criativo neste período estava a flor da pele de alguns caras acima da média e Gene Winfield foi um dos caras que fizeram parte disso, e um dos grandes, ele era um dos caras que ficavam inconformados com os carros em linha de produção, ele também achava que o carro tinha que ter a personalidade do seu dono, mas como poderia sendo todos iguais, ele acreditava firmemente que tinha uma missão, por isso ele modificava os modelos de acordo com a vontade de seus proprietários, rebaixava tetos e suspensões, alterava as carrocerias, retirava colunas, paralamas, vincos, entradas e saídas de ar, frisos, Faróis e Lanternas, Grades e Grelhas, Interiores, Traseiras e Frontais inteiros, Reduções e Alongamentos de carrocerias e chassis e além de tudo isso é o melhor pintor do seu segmento, desenvolveu o seu próprio estilo e dissemina esta técnica pelo mundo todo...
Neste período também estavam acontecendo mudanças em evoluções em vários setores, o senso criativo aflorava em vários segmentos, e a indústria cinematográfica e as TVs também faziam parte disso, e várias séries de TV e Filmes contrataram customizadores e seus studios para criarem todo tipo de veículos, Gene Winfield emprestou um pouco de seu talento para este setor, e entre suas criações estão:
Filmes
Blade Runner - Criou 25 carros para este filme...
O Último Star Fightter - Star Car
Trancer
Robocop - 6000 SUX
Série de TV
Batman
Missão Impossível
A Feiticeira
Star Trek
Agent 86
O Agente da U.N.C.L.E.
Alguns destes carros
Star Trek
Reactor
Reactor - A Feiticeira, Star Trek e Batman
1965 Sunbeam Alpine II Roadster - Agent 86
Em 2011, o programa King of Kustoms divulgou um documentário de 90
minutos sobre Gene Winfield com o nome: King of Kustoms - Gene Winfield, foi o
primeiro episódio de uma série planejada para DVD documentando os visionários
que criaram uma forma de arte exclusivamente na personalização de carros. O
primeiro episódio apresentou um olhar profundo sobre a Vida, Carros e a
História de Gene Winfield. Através deste documentário os fãs puderam conhecer
um pouco mais do lendário customizador mostrando as suas corridas a 200 milhas
por hora em lago seco El Mirage, construindo Hot Rod, Customs, os seus carros
produzidos para filmes, e a pintura que leva uma assinatura única, este é Gene
Winfield, Acompanhem agora alguns de seus trabalhos e que ajudaram com que ele
se torna-se um dos King of Kustoms...
Vídeo - Kings of Kustoms - Gene Winfield
Modelo Ford T Reestilizado por Don Tognotti e Gene Winfield na Custom Shop Winfields, projeto que levou 2 anos e ganhou em 1964 o Prêmio America´s Most Beautiful Roadster.
Este Chevrolet 1950 foi reestilizado por Chris Clark´s e pintado por Gene Winfield
Ford 1946 foi o primeiro carro que Gene Winfield modificou grande parte da sua carroceria
1950 Mercury foi reestilizado por Gene Winfield pela segunda vez e neste trabalho ele utilizou Fibra de Vidro a imagem de baixo é da primeira inserção dele no modelo.
Este Ford 1957 Jade Idol foi reestilizado por Gene Winfield.
1953 Chevrolet Bel Air foi personalizado por dentro e por fora por Gene Winfield.
Esta Pickup 1950 Chevrolet foi modificada por Gene Winfield
1950 Ford Tudor também foi reestilizado por Gene Winfield
Este Chevrolet 1952 foi reestilizado por Gene Winfield foi batizado de "Por do Sol no Deserto" sua construção foi concluída e teve a sua estreia em 2015 no Sema Show de Las Vegas, NE, EUA.
Gene Winfield recriou este Ford Pacifica construido para o Ford Custom Caravan de 1962, esta versão Azul do Pacifica reestilizada foi concluída em 2012.
.
.
Este modelo é o Reactor um Carro Conceito em alumínio construído por Gene Winfield em 1965, ele participou do 50th Oakland Roadster Show de 1999.
Este modelo foi desenhado por Ben Delphia, como muitos personalizadores da época Gene Winfield foi chamado para criar modelos para Filmes e Série de TV, este modelo participou de alguns citando, A Feiticeira, Star Trek, Missão Impossível e Batman...
O Modelo Strip Car é um modelo de corridas construído em 1963 por Gene Winfield para a divisão de competições da Winfield´s Custom Shop...
Este Ford 1957 foi reestilizado por Gene Winfield
Este Mercury 1956 foi reestilizado por Gene Winfield e assim que a sua conclusão aconteceu, ele participou de exposições por todo os EUA, e o seu sucesso foi instantâneo, e foi através dele que Gene ganhou reconhecimento nacional como um dos maiores customizadores da época...
Este Oldsmobile 1953 foi reestilizado por Gene Winfield
Este 1954 Chevrolet 210 foi reestilizado para o 15º episódio da segunda temporada do programa de TV Monster Garage que contava com monstros da customização como Bill Hines, Gene Winfield, Norm Grabowski, Dick Dean, Fat Jack, John Robinson Jr., Michael Hines e Jesse James...
Todos estes caras contribuíram para o resultado final deste modelo...
Este 1950 Chevrolet Bel Air foi reestilizado por Gene Winfield
Este 1963 Buick Riviera também foi reestilizado por Gene Winfield...
Este Chevrolet 1952 foi reestilizado por John Foxley e foi completamente modificado por dentro e por fora, depois de pronto foi entregue a Gene Winfield para que ele aplica-se toda a sua técnica de pintura, e para chegar neste resultado ele demorou 16 horas com um intervalo de meia hora. Este modelo levou o nome de Rival Jade, depois de concluído o modelo participou do 61º Grand National Roadster Show e conquistou o prêmio George Barris Kustom D´Elegance.
Este Chevrolet 1956 havia sido modificado por vários customizadores e sem agradar a sua dona, ai foi entregue a Gene Winfield e usando todo o seu senso criativo e peças de vários outros carros chegou neste resultado final...
Este 1960 Mercury Sedan quase que totalmente modificado, foi cortado e raspado, trocaram o teto, lateral, lanternas e faróis, grades e para-choques, estofado, rebaixado 7 polegadas, Gene Winfield ainda aplicou 16 tonalidades de cores personalizadas em mais de 10 demãos de tinta, e este é o resultado final...
Ford 1951
Plymouth 1947
Este Cadillac 1959 foi reestilizado por Mario Colalillo na Austrália, e teve participações de outros artistas na sua construção e acabamento como Terry Wood, Gene Winfield esta por lá ministrando oficinas de pintura, e emprestou o seu talento com as tintas, e recebeu a missão de pintar este monstro, a pintura aplicada neste modelo teve em sua composição cinco tipo de cores únicas, este carro demorou 6 anos para ficar pronto, e depois de ser concluído participou do MotorEX 2010 em Sidney, Austrália, em seguida seria enviado para os EUA para participar do SEMA e de vários outros eventos americanos.
O Vocalista da Banda ZZ Top Billy Gibbons, o ex-jogador de basquete da NBA Shaquille O´neil e James Hetfield do Metalica expressaram interesse nele antes mesmo de ser enviado para os EUA...
Ford 1957 foi reestilizado por Gene Winfield
O Chevrolet Corvette 1956 foi reestilizado por Gene Winfield, modificou quase todo o carro...
Esta Pickup 1952 Ford F-100 foi entregue para Gene Winfield e foi completamente modificada, depois de terminada foi Capa da Revista Rod & Custom em Julho de 1954...
Este Chevrolet Impala 1960 foi construído e personalizado por Pete Kroeker e teve sua pintura feita por Gene Winfield...
Este 1954 Mercury Monterey foi reestilizado por Gene Winfield, fez diversas modificações no modelo...
1957 Chrysler
Este Pontiac 1962 também foi reestilizado por Gene Winfield
Oldsmobile 1958
Nenhum comentário:
Postar um comentário