segunda-feira, 20 de junho de 2011

ENTREVISTA COM PAUL SPRADLIN UM DOS MAIORES CUSTOMIZADORES DO MUNDO DIECAST


Hoje a entrevista é com um dos maiores customizadores diecast do mundo, ganhador de diversos concursos nos maiores eventos do genero nos E.U.A, Paul Spradlin, que quando foi contatado pelo HK aceitou de pronto, nos brindar com um pouco do seu conhecimento e simpatia, Vamos a entrevista...

Conte-nos um pouco sobre você. Seu nome, local de nascimento, profissão, enfim, sua historia.

Ola, meu nome é Paul Spradlin, tenho 51 anos, nasci e ainda resido em Dallas, Texas, EUA.

Quando você começou sua coleção? E o que te levou a colecionar carros em miniaturas?

R: Eu tinha carros Matchbox antes mesmo do lançamento dos Hot Wheels em 1968. Você sabe, eram baratos e faziam sucesso entre as crianças. Além disso, eu também construo carros em plástico como hobby.



Você ainda coleciona miniaturas?

R: Na verdade eu nunca parei de colecioná-los pois agora com a Internet e mais especificamente com o Ebay, posso encontrar itens em todo o mundo.

Qual o foco da sua coleção?

R: Eu só coleciono miniaturas que eu gosto, eu costumava comprar Hot Wheels, mas comecei a colecionar os COE´s da Maisto e os M2´s.

Quantas miniaturas você tem em sua coleção? Como você as organiza? Você as mantém abertas ou fechadas?

R: Eu devo possuir algo próximo a 5000 miniaturas e muitas delas estão fora do blister.

Essa é minha garage onde muitas miniaturas estão, acompanhem...


























































Alguns dos meus cases: Abaixo o seu projeto Radiator Case, esta estante ficaria bem na minha garagem, acompanhem...












Abaixo o projeto Estante Bomba de Combustivel, percebam o grau de realidade deste móvel, tem-se a impressão de uma bomba de verdade, não ficaria assustado se alguém encosta-se um carro para abastecer, acompanhem...


























Pode nos mostrar suas primeiras miniaturas?

R: Claro, esses são meus red lines originais:



Qual sua meta? Você acha que é uma saída para as neuras do dia-a-dia? Qual sua opinião?

R: Bom, acho que não tenho uma meta. Mas posso te dizer que gosto muito quando pessoas vem a minha casa especialmente para ver os brinquedos que eu possuo. Eu ainda tenho muita coisa original dos anos 60 e é impressionante como as pessoas gostam de ver brinquedos mais simples que os atuais...

Qual a miniatura dos seus sonhos? Ela já esta em sua coleção? Caso a resposta seja negativa, Tem como consegui-la?

R: Eu acho que as miniaturas dos meus sonhos eram as que eu possuía quando criança, eu acho que esses foram meus sonhos de consumo.

Como é o Mercado de colecionáveis em sua região? Tem dificuldade em achar as miniaturas mais desejadas?

R: Existem muitas lojas que vendem miniaturas em minha região. Nós temos Walmarts, Toys `r us e Target em todos lugares, mas mesmo assim é muito difícil encontrar T-Hunt$ hoje em dia.

Nós começamos o ano de 2011 com 03 notícias tristes ”O encerramento das atividades do RLC Brasil, O cancelamento da 4ª Convenção Anual de Colecionadores, essa patrocinada pela Mattel e o fim da importação de algumas séries colecionáveis. Qual sua opinião sobre esses acontecimentos? Você tem notícias de eventos desse tipo nos EUA?

R: Nós temos um encontro mensal que não conta com o patrocínio de grandes empresas:

http://www.68customs.com/northtexasdiecast.htm

Além disso o Diecast Space é em Dallas:

http://www.diecastspace.com/

E além disso eu estive em alguns eventos da Hot Wheels na Califórnia.

Há quanto tempo e porque você começou a customizar ?

R: Eu comecei a criar modelos em plástico ainda criança e me tornei um carpinteiro como meu pai e ainda faço trabalhos em madeira profissionalmente.

Daí eu comecei a entalhar flames nos capôs de miniaturas há 10 anos:

E aqui estão meu ultimo combo em madeira e metal que recebeu o primeiro lugar e o prêmio de melhor trabalho do show em Dallas:



Além disso, também foi capa de revista:



Minha melhor Dairy Delivery de madeira:







Você conhece o trabalho de algum customizador brasileiro? Tem alguma opinião sobre o trabalho dos customizadores brasileiros? Quem

R: Eu vejo muitos trabalhos de brasileiros no HWC e fico impressionado com o trabalho deles. Eu conheci o Murilo Giannetti em Dallas: http://conniebasham.com/2010dallas/2010dallas.htm

Além disso conheço o Carlos Dariz (Carlos Mauricio Dariz – CMD19)

Nos geralmente vemos suas criações no site 68Customs e o que nos vemos é que sua criatividade não tem limites. De onde vem sua inspiração para criar modelos tão diferentes entre si ?

http://www.68customs.com

R: Muitos dos meus carros não são planejados… Eu chego das lojas e começo a criar e as idéias vão saindo de minha mente e ganham forma em minhas miniaturas.

Em sua opinião qual a melhor criação de sua carreira? Qual teve mais criticas do publico? Qual teve o maior impacto em Convenções?

R: A Dairy Delivery de madeira foi meu melhor trabalho, mas isso é até eu criar o próximo…(risos)



O que você busca em suas criações, Satisfação pessoal, reconhecimento do público, ou realmente é apenas um hobby que se tornou profissão? Porque você customiza?

R: Eu comecei a vender minhas criações, mas agora passo boa parte do meu tempo livre cuidando de minha mãe que sofre de Alzhenheimer. Eu realmente espero que quando tudo isso acabar eu possa viver do meu hobby.

Nos dias 13,14 e 15 de maio/2011 acontecera em São Paulo , Brasil, a primeira Colecon. Voce sobre desse evento? O que você acha desse evento?

R: Eu gosto de saber que eventos como esse estão sendo feitos, nós precisamos que esses eventos sejam feitos globalmente.

Qual sua dica para quem esta começando?

R: Pode parecer praxe, mas compre o que você gosta.

E sua dica para quem esta começando a customizar ?

R: Comece com algo simples, como uma re-pintura e depois troca de pneus e rodas… Depois deixe sua imaginação agir… Ah, e mais importante de todas: Tome cuidado com as ferramentas.

Meus últimos trabalhos:





























Fotos do projeto que eu estou trabalhando agora, todos feitos a mão:























Todas as imagens contidas nesta entrevista foram cedidas pelo entrevistado Paul Spradlin que foi super atencioso com o HK, muito obrigado pela atenção dispensada à este veículo de informação e entreterimento...

Colaborador e Tradutor: Nosso amigo Bruno Missiato

Um comentário:

  1. Silvio, ótima entrevista. Já havia visto algumas fotos da coleção do Paul. Gostei da garagem adaptada para a coleção e principalmente da Hondinha ST 70, rsrsrs.
    Agora, aquela EVO esculpida em madeira, realmente é um trabalho de mestre.
    Abraços.
    Reno - Clube 171 de Colecionadores

    ResponderExcluir