quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

DICK DEAN UMA DAS LENDAS DA CUSTOMIZAÇÃO MUNDIAL


Dick Dean foi um dos maiores Customizadores e Personalizadores de todos os tempos, se tivesse o marketing de George Barris e Dean Jeffreys provavelmente muita gente saberia quem ele foi, como já falamos inúmeras vezes sobre outros artistas ele também é uma das Lendas que surgiram no período de Ouro da Customização Mundial, que foram as décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970...

Vamos contar nesta matéria um pouco da sua história e as suas contribuições para a Customização, Personalização, Carros Espetaculares e Carros Temáticos para o cinema e series de TV.

Richard "Dick Dean" Sawitskas, nasceu em Wyandotte, Michigan, EUA no ano de 1933, durante toda a sua carreira ele cortou mais de 1.000 carros. Cerca de 400 destes foram 1949 Mercury e 1950 Mercury, nem é preciso dizer que os carros preferidos de Dick Dean eram os Mercury´s...

O Pai de Dick, Vick Sawitskas era dono de uma concessionaria em Wyandotte, De acordo com Dick, os seus empregados eram bons em remover ou substituir peças de qualquer veículo, mas não eram capazes de efetuar trabalhos grandes e complexos, alterando, modificando e estendendo carrocerias.

Próximo dali existia uma oficina muito estranha, com o chão de terra, para onde trabalhos de reparos mais sérios eram enviados, e lá trabalhava um sujeito que dominava a técnica do trabalho com chumbo na modificação de carrocerias, seu nome era ninguém mais, ninguém menos que Bill Hines outra Lenda da Customização mundial, aqui vamos fazer um destaque:

Bill Hines foi uma das Lendas da Customização Mundial, criou e dominava como ninguém a técnica da expansão de carrocerias com o maçarico e chumbo, era capaz de produzir um carro do zero sem planos ou projetos, só de cabeça, morreu aos 94 anos trabalhando...


BILL HINES



O BATMÓVEL


Depois desta matéria vocês saberão muitas coisas sobre a vida e a obra de Dick Dean, e porque ele entrou para o Hall das Lendas da Customização e Personalização mundial de todos os tempos.

Aqui vamos falar e mostrar alguns dos carros que Dick Dean trabalhou e pode emprestar todo o seu talento ajudando outras duas lendas George Barris e Dean Jeffreys.

Na Imagem acima, O Lendário Batmóvel, e Dick Dean fez parte da equipe de 5 homens que construíram o carro temático mais emblemático de todos os tempos, lembrando que este trabalho foi recusado e teve a sua construção declinada pelo Dean Jeffreys, coisas da vida.

O Batmóvel ficou pronto em aproximadamente 3 semanas, a tempo de participar da estreia da série de TV de 1966 Batman.

Com Barris ele participou do projeto e construção de mais alguns modelos destacando:

XPAK 400


ALA KART



TWISTER T


GOLDEN SAHARA


THE FLINTSMOBILE


SURF WODDY


Voltando a história de Dick Dean, Bill Hines deixou que Dick ficasse por perto acompanhando o seu trabalho, e ensinou a Dick como trabalhar com técnicas muito a frente do seu tempo e vários truques que fizeram com que ele crescesse bastante e viesse a se tornar um dos grandes da Customização de Todos os Tempos...

Aos 16 anos, Dick comprou um Hupmobile 1941 por US$ 25 Dólares, esse foi o seu primeiro carro, seu pai cedeu uma sala dentro da loja, como oficina para que ele pudesse trabalhar no seu carro, Dick demorou 2 anos para deixar o velho Hupmobile pronto, quando a carroceria foi terminada, Billl Hines pintou o carro de vermelho.

Depois de se formar na Theodore Roosevelt High School em 1951, Dick se matriculou na Ford Trade School com o sonho de se tornar um projetista de modelos para a Ford Trade Company. Os Esforços de Dick não duraram muito, pois a Ford decidiu fechar o programa. As notas de Dick eram tão boas, que a escola o homenageou junto com outros dois excelentes alunos com um pequeno Hall Of Fame. Em vez de ficar frustrado, Dick usou todo o seu conhecimento adquirido, dominou o Pinstriping e começou a ganhar um dinheiro extra. Ele começou a cortar tetos de carros, o que muito poucos estavam fazendo na sua região naquela época. O Primeiro carro que Dick cortou foi um Ford Coupe 1932, equipado com um serrote e usando uma matéria da Revista Hot Rod como guia, Dick também desenvolveu uma técnica de cortar vidros planos, falando em cortar, cortou vários Ford 1940.


Dick Dean também foi um piloto licenciado, quando ele atingiu o nível da Air Scout na Organização Boy Scouts Of America. Tendo uma licença de piloto, ele decide se juntar a Força Aérea em 1952. Dick foi enviado a Coréia onde voou com aviões de guerra, depois da baixa, Dick levou seu GL Bill e mudou-se para Pasadena, Califórnia, Para que pudesse se matricular no Pasadena Art Center Of Design.

1930 FORD ROADSTER


Em 1954, Dick se casou com Jeanne. Na época ele estava trabalhando em uma usina de aço em Michigan como gravador. Quando um bom amigo que trabalhava na mesma fábrica foi morto em um acidente de trabalho, Dick ficou muito impressionado, e largou o emprego e abriu a sua primeira Loja, A South End. Kustom em Wyandotte. Na South End Kustom Dick começou a construir carros para os seus clientes. Parte dos carros que ele construiu entraram no Detroit Autorama. Para o Show de 1959, Dick entrou em um Hardtop Ford Laranja e Branco de 1957 chamado Orange Peel que ele tinha re-estilizado.

Neste Show ele conheceu George Barris e Dean Jeffreys que estavam no Show com o Asteca. George notou o trabalho de Dick Dean tinha feito e disse-lhe para procura-lo se ele precisasse de um emprego. Dick aceitou a oferta de George Barris e mudou-se para a Califórnia dois meses depois, em Abril de 1959. George Barris cumpriu a sua palavra e deu a Dick Dean um emprego por 175 dólares por semana, enquanto trabalhava em Barris Kustom Inds., Trabalhou em carros como o Ala Kart, o Golden Sahara, o Xpak 400, o Rwister T, o Surf Woddy entre outros...


1931 FORD VICTORIA


1932 FORD


1953 FORD


Em 1961 enquanto trabalhava para Barris Kustoms Ind., Dick conheceu Jacy Ryan, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Mattel, Jack fez alguns esboços em um Studebaker de 1957 que se transformou em carro tipo Mercedes Benz que ele queria construir. O Conceito foi projetado pelo professor de Dick, Strother McGinn. O Salário era enorme, então depois de quase três anos, Dick deixou a Barris Kustom para trabalhar com Jack.

Depois que o relacionamento com Jack Ryan terminou em meados dos anos 1960, Dick trabalhou em diversos projetos diferentes como o corpo de alumínio do carro de corrida de Andy Granatelli. 

Ele também trabalhou com outra Lenda Mundial da Customização, Dean Jeffreys que tinha acabado de assinar o contrato para o projeto do Beleza Negra para a Série de TV Besouro Verde e o Monkeemobile para a Série de TV The Monkeys. Dick também ajudou a Dean Jeffreys com o Show Car Manta Ray, Dick trabalhou com Dean Jeffreys por dois anos, depois desta fase ele voltou a trabalhar no time da Barris Kustom Ind. onde participou na construção de 40 anos...


Trabalhando com Dean Jeffreys também participou de grandes trabalhos citando:

BELEZA NEGRA


MONKEEMOBILE


MANTA RAY


Quando a cena dos carros personalizados estava em um momento de queda, Dick projetou e fabricou um par de Buggies chamados Shalako e Shala. Trabalhando com Buggy, Dick foi apresentado a Bruce Meyers outra lenda do automobilismo mundial, foi ele quem criou o Buggy Meyers Manx um dos carros deste nicho mais festejados de todos os tempos. Meyers apresentou Dick a Malcolm Bricklin que em 1972 contratou Dick para ajudar no protótipo e na produção inicial do automóvel Bricklin...


SHALAKO


SHALA VETTE


PROTÓTIPO BRICKLIN


Em meados da década de 1970, Dick abriu uma Loja ao lado da Exposição Cars Of The Stars em Buena Park. E no final da mesma década abriu uma em Santa Fé Springs. 


Em 1977 mudou-se para Fullerton, Califórnia, EUA, onde projetou e construiu alguns Cordays. O Corday era um roadster semelhante a um Cord L usando como base a carroceria de um MG. Dick também construiu um avião para o filme Octopussy da Franquia James Bond - Agente 007 e forneceu alguns Cadillac´s ao Hard Rock Café, e os mesmos foram instalados em várias lojas da rede pelos Estados Unidos, então quando vocês visitarem alguns Hard Rock Café pelos EUA e encontrarem Cadillac´s suspensos em seu interior ou posicionados em cima dos prédios ou portais da rede de lojas HRC, Agora vocês vão saber que o autor destas decorações foi Dick Dean...

Acompanhem algumas imagens de Lojas Hard Rock Café com os famosos Cadillac´s construídos por Dick Dean...










Dentre os muitos carros que Dick Dean Criou, Construiu, ou Re-estilizou, ou teve alguma participação em sua construção, acompanhem a partir de agora alguns deles...

DODGE 1956


1950 MERCURY


1953 BUICK


1929 FORD ROADSTER


GEOFFREYMOBILE


1956 CHEVROLET


1950 FORD


1956 THUNDERBIRD


THUNDERBIRD MILD




Nenhum comentário:

Postar um comentário