Esta foi uma das matérias mais interessantes que este editor teve o prazer de escrever, e sobre um dos temas mais fascinantes na nossa opinião, quando se fala de automobilismo, A Customização e Personalização de carros à partir das décadas de 1940, 1950, 1960 e meados dos anos de 1970, e de onde surgiram as maiores lendas deste segmento nos EUA, berço da Customização Mundial.
Nesta matéria vamos falar de uma destas lendas, mas em dose dupla, porque se trata de dois irmãos, que tinham a mesma paixão e um senso criativo muito acima da média, e com a sua trajetória e a sua obra entraram para a história do automobilismo mundial, Acompanhem...
O Alexander
Brothers era uma dupla de customizadores composta pelos irmãos Mike e Larry
Alexander. Em 1948,
Larry, que era o irmão mais velho, entrou para o Exército. Depois
de sua baixa, ele começou a estudar o processo de soldagem de carrocerias com
GI Bill. Mike
entrou para o Exército em 1952 e, após a sua baixa em 1954, Larry convenceu
Mike a estudar também a teoria da pintura com GI Bill na Wolverine Trade
School. Depois
de aprender as técnicas de alteração de carroceria e de pintura, Larry e Mike
começaram a trabalhar na garagem da casa
de seu pai, cortando guarnições, preenchendo buracos na carroceria e
fazendo reparos regulares. Com
o crescimento da família de Larry, teve que comprar uma casa, e os irmãos
rapidamente restabeleceram a loja na garagem para dois carros. Em
pouco tempo, eles perceberam que o trabalho que começava a chegar era o suficiente
para sustentar um período integral, tornando-se uma atividade profissional que
lhes traria retorno financeiro, então, em 1957, eles deixaram seus empregos e
se concentraram no crescimento de seus negócios. Mais
tarde, no mesmo ano, Mike e Larry abriram a "Alexander Brothers Custom
Shop" na Northwestern Highway, perto da Evergreen Road, em Detroit.
A
primeira criação para se lançar da nova loja dos Alexander Brothers foi um Ford
Modelo-A com um motor de quatro cilindros modificado. O Modelo A foi pintado em Glade
Green Metallic. No
ano seguinte, em 1958, adquiriram uma pick-up Ford
modelo 1931 para promover seu novo empreendimento. O objetivo
do carro era atrair negócios maiores para a loja.
O
carro foi chamado de Grasshopper, ganhou um troféu de melhor pintura no 1955
Detroit Autorama.
O
Grasshopper recebeu reconhecimento pelo trabalho de pintura, que também foi feito em Glade
Green Metallic. Eles
mostraram o carro na temporada de 1958, antes de vendê-lo em 1959, a fim de
comprar um novo Chevrolet El Camino de 1959.
Os Irmãos Alexander tiveram dificuldade em pressionar as revistas da Costa Oeste. Isso mudou um dia quando Bob Larivee ligou e disse que ele tinha algumas pessoas que gostaria que eles conhecessem. As pessoas eram George Barris e sua equipe que estavam atendendo o Detroit Autorama com o XPAK 400. O carro aéreo estava quebrado e George dirigiu-se para a loja dos irmãos para corrigi-lo. George ficou impressionado com seu trabalho e a partir dai os irmãos começaram a fazer parte de matérias nas revistas da Costa Oeste.
O victorian, um Ford Crown Victoria de 1955 de Sy Gregorich, deu aos irmãos uma boa repercussão na Costa Oeste. O Victorian foi o primeiro carro a usar o logo com a marca registrada de Alexander Brothers. Mike e Larry reeditaram o victorian três vezes. No tempo em que Mike e Larry estavam trabalhando no Victorian.
Bill Hines voltou a
morar em Detroit vindo da Califórnia. Bill
tinha muito trabalho com as pinturas Candys, então ele contratou os Irmãos
Alexander para fazer pintura da carroceria. Mike
e Larry não trabalhavam com pinturas candy´s, então Bill passou as instruções sobre a pintura candy´s e eles
começaram a trabalhar.
Os Irmãos Alexander queriam que suas criações fossem Bonitas e limpas. Em uma entrevista com The Rodders Journal, Mike disse que eles muitas vezes recusaram alguns trabalhos, pois os clientes faziam pedidos que tinham certeza que não ficariam bons. Como por exemplo, um cliente pediu para que eles rebaixassem o teto de um Mercury 1950 em 8 polegadas (20cm), que foi recusado de pronto, pois seria um fiasco.
Em 1959, Clarence Catallo trouxe o "Silver Sapphire" para o Alexander Bros. Depois de uma carreira bem sucedida.
Os Irmãos Alexander queriam que suas criações fossem Bonitas e limpas. Em uma entrevista com The Rodders Journal, Mike disse que eles muitas vezes recusaram alguns trabalhos, pois os clientes faziam pedidos que tinham certeza que não ficariam bons. Como por exemplo, um cliente pediu para que eles rebaixassem o teto de um Mercury 1950 em 8 polegadas (20cm), que foi recusado de pronto, pois seria um fiasco.
Em 1959, Clarence Catallo trouxe o "Silver Sapphire" para o Alexander Bros. Depois de uma carreira bem sucedida.
A Carroceria do Ford Coupe de 1932
foi cortada e reduzida. Mike
e Larry tornaram a sua grade única, antes que George Barris realizasse corte em
de três polegadas (7,5 cm) e modifica-se pintura. O
"Silver Sapphire" ficou famoso por posar para a capa do Disco dos
Beach Boys "Little Deuce Coupe".
Os
negócios estavam em expansão o que forçou os irmãos a abrirem a sua segunda
loja em Littlefield e Grand River. Foi
nesta loja que eles construíram o Adonis para Bill Whetstone no início dos anos
1960.
As
coisas estavam indo muito bem para os irmãos, e eles ganhavam cada vez mais
trabalhos. Um dia, acontece
o primeiro revés da dupla, a cidade querendo expandir a sua Auto-Estrada, toma
o terreno onde se localizava a sua loja, então os irmãos perderam seu local de
trabalho. Eles se
mudam para Westbrook e Schoolcraft para uma loja maior. O
estado prometeu a eles que nunca iriam invadir este novo espaço, então Mike e
Larry decidiram investir em uma cabine de pintura.
Em 1962, Larry e Mike conhecem Harry Bentley Bradley, aqui abrimos um parentese neste história:
Em 1962, Larry e Mike conhecem Harry Bentley Bradley, aqui abrimos um parentese neste história:
Harry Bentley
Bradley é ninguém mais, ninguém menos que o Designer escolhido para criar a
primeira coleção da marca Hot Wheels que estrearia em 1968, a Sweet Sixteen,
Harry é a verdadeira lenda da principal marca de miniaturas diecast de carros
de todos os tempos...
Harry um talentoso designer que se mostrou
muito importante para o estilo dos irmãos. Harry
mudou-se para Detroit em julho de 1962 para trabalhar como designer na General
Motors.
A Ford estava
tentando entrar no mercado juvenil, algo que os levou a trabalhar com o Bud
Anderson da AMT. O
resultado dessa colaboração foi a Ford Custom Caravan. A
Ford Custom Caravan incluiu algumas das personalidades mais influentes da cena custom americana da época como Bill
Cushenbery, Gene Winfield, George Barris, Dean Jeffries, Ak Miller e assim por
diante, lendas da customização americana. A AMT pagou para a Caravan. Os
construtores proporiam um desenho, e se Ford gostasse, daria um carro por um
dólar. Harry
Bradley desenhou um carro chamado Alexa para os Alexander Brothers. O Alexa era um Ford Galaxie
Fastback de 1964. A Ford gostou,
e Mike e Larry conseguiram um carro por um dólar. Como
Harry Bradley estava trabalhando para a General Motors na época, Mike e Larry
tiveram que creditar o design a Harry com um codinome, Designer X.
Em 1964, Mike e
Larry contrataram Ken Yanez, de 14 anos. No mesmo
ano, eles construíram o Venturian para Bobby Massaron. O
Venturian ganhou o prestigiado Prêmio Memorial Don Ridler em 1965.
A Ford não era a
única empresa a reconhecer a importância e o talento dos irmãos. A
Chrysler fez com que os irmãos fizessem carrocerias e pinturas nos carros de
corrida Ramchargers e outros veículos de competição. Os
irmãos descobriram que, se a Chrysler tivesse dinheiro das corrida, eles provavelmente
poderiam permitir que os Irmãos Alexander os construíssem também. Eles
pediram a Harry Bentley Bradley para projetar um veículo baseado no
recém-lançado Dodge A100 da Chrysler, achando que eles iriam conseguir que a
companhia viesse a fornecer uma pick-up se gostassem do projeto deles. Mas
se a Chrysler não gostasse, os Alexanders tinham um plano B, eles iriam se
aproximar do rival da cidade, A Ford, que tinha sua própria pick-up, A
Econoline. A
Chrylser gostou do design de Harry, e Mike e Larry receberam uma Dodge A100 rebaixada.
A criação foi
chamada Dodge Deora.
Vamos abrir outro
parenteses: O Dodge Deora fez parte dos Sweet Sixteen, ele foi um dos 16
modelos escolhidos na versão Custom para fazer parte da primeira coleção da Hot
Wheels...
A pick-up levou
três anos para ser construida. Depois
de vencer todos os principais troféus no Detroit Autorama de 1967, incluindo o
Prêmio Memorial Don Ridler, A Dodge colocou o modelo em uma turnê por todos os principais eventos
de Car Shows.
Depois do Dodge Deora, A Chrysler deu a Mike e Larry um Dodge Barracuda de 1966 para o próximo projeto. A dupla diminuiu as maçanetas das portas, trabalharam em uma bolha transparente no capô e deu-lhe uma tampa do tanque de combustível no estilo dos carros da fórmula Indy. Depois de construir o Barracuda, a cidade voltou atrás na sua promessa e desapropriou mais uma vez a propriedade dos irmãos Alexandre, com a finalidade de mais uma expansão de sua auto-estrada. A série de pedidos da indústria cinematográfica e a carga de trabalho pesada ao longo dos anos levou Larry a encontrar um emprego regular na Ford no ano de 1968, que lhe deu a chance de trabalhar no departamento de engenharia corporativa como fabricante de modelos de metal. Mike por sua vez, manteve a loja com agora com Ken Yanez enquanto a cidade planejava sua rodovia. Antes que os irmãos se separassem, eles construíram um Ford Model T 1923 que eles chamavam Top Banana, devido a sua pintura amarela. O Top Banana recebeu seu terceiro Prêmio Memorial Don Ridler em 1969.
Depois do Dodge Deora, A Chrysler deu a Mike e Larry um Dodge Barracuda de 1966 para o próximo projeto. A dupla diminuiu as maçanetas das portas, trabalharam em uma bolha transparente no capô e deu-lhe uma tampa do tanque de combustível no estilo dos carros da fórmula Indy. Depois de construir o Barracuda, a cidade voltou atrás na sua promessa e desapropriou mais uma vez a propriedade dos irmãos Alexandre, com a finalidade de mais uma expansão de sua auto-estrada. A série de pedidos da indústria cinematográfica e a carga de trabalho pesada ao longo dos anos levou Larry a encontrar um emprego regular na Ford no ano de 1968, que lhe deu a chance de trabalhar no departamento de engenharia corporativa como fabricante de modelos de metal. Mike por sua vez, manteve a loja com agora com Ken Yanez enquanto a cidade planejava sua rodovia. Antes que os irmãos se separassem, eles construíram um Ford Model T 1923 que eles chamavam Top Banana, devido a sua pintura amarela. O Top Banana recebeu seu terceiro Prêmio Memorial Don Ridler em 1969.
Uma vez que a cidade desapropriou a loja em 1969, Mike também encontrou um trabalho regular. Quando Bunkie Knudsen deixou a GM para trabalhar na Ford, ele trouxe Larry Shinoda com ele. Larry Shinoda contratou Mike para dirigir o Kar Kraft Design Center. O trabalho foi de curta duração e, em 1970, Mike transferiu-se para a American Sunroof Corporation da Heinz Pretcher. A empresa iniciou uma nova divisão chamada Custom Craft Division. Mike trabalhou para Custom Craft Division por 25 anos.
De
1957 a 1969, cerca de 60 carros foram produzidos com as características de
personalização e todo o senso criativo dos irmãos Alexandre, levando a chancela
da Alexander Bros. Custom Shop.
Michael P. Alexander
(29.08.1933 - 18.07.2014) nasceu em Detroit, Michigan. Ele
era o quarto dos quatro irmãos, e junto com seu irmão mais velho, Larry
Alexander, formou a dupla dos Irmãos Alexander. Mike
era o mecânico de uma dupla, uma das maiores lendas da Customização Americana, Mike
faleceu em 18 de julho de 2014 em Grosse Ile, Michigan.
Lorenzo Vignola
Alexander (22.02.1931 - 25.08.2010) foi outro lendário personalizador nascido
em Detroit, Michigan. Larry
foi o primeiro de quatro irmãos e, juntamente com o irmão mais novo Mike
Alexander, formou a dupla conhecida como os Irmãos Alexander.
Após um mini
acidente vascular cerebral, Larry foi internado no hospital, e em 25 de agosto
de 2010 Larry veio a falecer, era um membro ativo do Downriver Model Car Club. Ele
estava morando em Westland, Michigan.
Acompanhem mais alguns modelos construídos e personalizados pelos Irmãos Alexander, duas verdadeiras lendas da customização americana de todos os tempos...
1957 CHEVROLET PROFILE
1957 CHEVROLET PROFILE
1950 MERCURY PROFILE
1934 FORD PROFILE
1956 CHEVROLET GOLDEN CHARIOT
1964 CHEVROLET EL CAMINO
1955 OLDSMOBILE
1953 FORD PURPLE PELICAN
1960 PONTIAC THE GOLDEN INDIAN
1955 FORD PROFILE
1958 FORD PERFIDIA
Falar o que destes caras?, saem da guerra,um momento obscuro da vida para uma história se sucesso.Inspirador...
ResponderExcluirBonfa meu amigo...
ExcluirQuanto mais eu estudo a vida e obra destes caras, mas eu gosto de tudo o que tem a ver com customização, lembrando que estes caras tem tudo a ver com a criação das principais marcas de Miniaturas Diecast de Carros...
Os caras tinham um senso criativo e uma vontade de mudar um padrão pré estabelecido pela indústria automobilística, eu ouvi de uma destas lendas que eu escrevi aqui no blog em um outra matéria, que a maioria deles tinha um consenso, o padrão de produção não agradava nenhum deles, motivo, muitos carros iguais rodando ao mesmo tempo, não tinham personalidade do seu motorista, e a função deles era essa...
Passar a personalidade de cada um de seus motoristas para os seus veículos, e cada modelo era um modelo único, com as suas especificidades destacadas dos outros, este era o maior diferencial, não ser o mais do mesmo...
Cada vez que eu pesquiso sobre um destes caras, mais apaixonado eu fico com este nicho e segmento do automobilismo...
Vocês de certa forma, Customizadores de Miniaturas Diecast de Carros tem o mesmo papel e importância, porque da mesma forma, os modelos escolhidos pelas marcas de miniaturas, acabam em linhas de produção, em grandes quantidades, e em raras exceções com alguma personalidade...
Vocês vem para mostrar que um pouco mais de interesse e estudo pode transformar modelos ensossos, nestes modelos que vocês nos presenteiam sempre, mostrando todo o senso criativo dos artistas brasileiros, citando alguns:
Dariz, Bonfa, Marfel, Itinha, Jamil, Julio Gomes, Antonio Junior, Kendu, Su Preme, Osni, Tutumi, Dias, Cilada, Alexandre Kavassaki, Marcel Ikeda (iniciante)kkkkkkkkkk, Vicente, Gui, Lks Custom, Rokala, Ishi e outros...
Parabéns a todos vocês, Orgulho de ser Brasileiro, Orgulho de ter vocês em meu circulo de amizades dentro do nosso meio...
Valew Bonfa um Abração...