quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UMA PAIXÃO CHAMADA KOMBI, KOMBOSA OU PERUA .



Reunião em São Paulo marca 54 Anos da Perua no Brasil e fãs revelam gostos diferentes...

Mais de 30 modelos da Volkswagen Kombi ficaram expostos em concessionária da capital paulista...

Você pode tentar, mas dificilmente irá lembrar de outro modelo quando o assunto é perua. Nenhuma outra é tão famosa no Brasil como a boa e velha Volkswagen Kombi. O modelo chega aos 54 anos de vendas no país em agosto e a data comemorativa foi festejada com o 3º Encontro de Kombis de São Paulo, realizado em uma concessionária da capital paulista no último domingo (7).

Cerca de 30 unidades da perua estiveram no encontro, da década de 50 até os tempos de hoje. Vale destacar a presença de uma unidade de 2007, nas cores vermelha e branca. Trata-se de uma série limitada de 50 anos da perua, com direito a nota fiscal de fábrica. Outro modelo da década de 70, em forma de ambulância também chamou atenção pelo excelente estado de conservação. Que tal uma mini Kombi? Uma versão de chassi encurtado chamou atenção pelo tamanho inferior ao de um hatch popular.




Picape ganhou personalização com acessórios de época. Ambulância da década de 70 está intacta...

O clima de descontração tomou o lugar e até mesmo a praça de alimentação era formada por uma Kombi de lanches da Pompéia, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Membros do clube Brazilian Folks e Hot Volks também exibiram algumas unidades muito bem cuidadas do Fusca, modelo que compartilha muitas peças com a Kombi.





Piloto de helicóptero, Claudio Finatti se divide entre voar e a Kombi a diesel: "É difícil eleger o que eu mais gosto"

Três Kombis e concepções diferentes

Famosa pelo trabalho, muitas Kombis são utilizadas hoje em dia apenas para um passeio. O encontro ficou marcado pelas propostas diferentes de utilizar a perua. O piloto de helicóptero Claudio Finatti, de Barueri (SP), resolveu manter original a sua raríssima Kombi diesel de 1984. “Fui piloto da VW por mais de 20 anos e tirei esse modelo picape zero quilômetro. É o meu xodó”, conta orgulhoso.




Carlos Barbero usa sua Kombi Safari para ir ao interior paulista com a esposa e a filha...

O estado da picape de cabine dupla realmente impressiona, sobretudo pelo fato de ligar na primeira batida de chave, além da excelente pintura original de fábrica. “Uso muito para viajar com minha mulher para o interior de São Paulo. Mas acho que chegou a hora de me desfazer dela”, afirma Finatti. Segundo ele, a venda será com dor no coração. Indagado se prefere dar uma volta na perua ou voar pelos céus da capital paulista, Finatti para, respira fundo e responde: “Não me faça uma pergunta difícil como essa”.



A Kombi mais baixa do Brasil pertence a Alexandre Caretta, proprietário de oficina especializada em antigos da Volkswagen...





Unidades do Fusca também estiveram na mostra

Já o especialista em Fuscas e Volkswagens em geral, Alexandre Caretta, proprietário da oficina Katraka, de São Paulo (SP), decidiu montar a Kombi mais baixa do Brasil em um modelo de 1965. “Ganhei ela de um amigo. Era de um serralheiro e decidi colocar fim ao sofrimento dela. Chega de trabalho, agora é só curtição”, diz em meio risadas. Caretta desenvolveu uma suspensão especial para a perua, que roda a 4 cm do chão. A carroceria com ferrugens é pura questão de gosto. Trata-se do hood ride, estilo de customização que mantém a carroceria dos Volkswagens envelhecida.

O contador Carlos Barbero é quem exibia um dos modelos mais exóticos da mostra, uma rara Kombi Safari de 1986. Foram apenas 500 unidades produzidas pela Karmann Ghia. “Comprei o carro há três anos e viajo para camping com minha esposa e filha. É muito divertido”, afirma. A perua tem duas camas de casal, que se transformam em uma sala, fogão e geladeira e até banheiro com chuveiro de água quente. Do lado de fora ainda é possível estender um toldo e abrir a churrasqueira. E você, com tantas propostas diferentes, já definiu como seria a Kombi dos seus sonhos?


Kombi encurtada é menor do que um hatch popular

Créditos e Fotos: Ricardo Sant’Anna // Fotos de Oswaldo Luiz Palermo
Colaborador: Edilson Ap. Carreon - VW do Brasil .

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