Crédito : Lynx245 e Fotos: 78Hybrid e BillJohn - HWC - E.U.A.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
LOTE C - HOT WHEELS GARAGE 2011
Crédito : Lynx245 e Fotos: 78Hybrid e BillJohn - HWC - E.U.A.
MATCHBOX - MODELO HIBRIDO DE MINIATURA
Crédito e Fotos: Shuff - Canada - HWC - E.U.A.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
HOT WHEELS SÉRIE BÁSICA 2011 - LOTE G NO BLISTER
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
HOT WHEELS 2011 - CLOVER CAR
domingo, 20 de fevereiro de 2011
70 PLYMOUTH BARRACUDA EM FOTOS DE JOHN RINO
Crédito e Fotos: John Rino - HWC -m E.U.A.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ENTREVISTA COM ALEXANDRE WILSON DE SOUZA DA GUISVAL
Hoje a entrevista é com o Sr. Alexandre Wilson de Souza, 41 Anos, Paulistano morador na zona norte da capital, Diretor de Operações da Guisval para a America do Sul.
Alexandre: Fui indicado para a Guisval devido ao sucesso no desempenho ao longo de mais de 10 anos em outra empresa espanhola.
A convite dos donos, fui visitar a Fábrica, o Museu e as pessoas que trabalham na Guisval, algumas há mais de 35 anos, e por incrível que pareça um ex-funcionário que fez questão de me conhecer, para certificar-se nas mãos de quem os carros da Guisval estariam passando...
A partir dai, não se apaixonar por tudo isso seria quase impossível!!!
E quase um ano depois de pesquisas, reuniões e muito trabalho, podemos finalmente dizer "Guisval... Nossos carros estão chegando"...
Vamos a entrevista...
1 - Quando a Guisval foi fundada, em que local, qual era o objetivo desta empresa quando ele foi criada, conte-nos um pouco da história da Guisval até os dias de hoje ?
R - As melhores invenções da humanidade nasceram de sonhos, com a Guisval não podia ser diferente, em 1962, em IBI - Espanha, 3 amigos experts em suas profissões, sempre em fábricas de brinquedos, numa conversa onde cada um contava sobre seus sonhos, decidem unir-se para desenvolver um produto melhor, que pudesse além de tudo, transmitir o carinho e cuidado com que eram criados.
2 - Qual o significado do nome Guisval ?
R - Guisval - O nome tem origem nas iniciais dos 3 fundadores: Guillem, Serralta e Valero, Há alguns anos porém com a aposentadoria dos sócios, passa a ser exclusivamente da família Serralta, e ainda que dirigida pela segunda geração, é normal encontrar o Sr. serralta por todos os lados da empresa .
3 - Quando começou seu vinculo junto á Guisval ?
R - Há um ano atrás, e desde então somando os dias que estive na fábrica acompanhando todo o processo, devo ter passado cerca de 30 à 40 dias, em 5 visitas nesse período. Diga-se de passagem muitíssimo bem recebido, o que só aumenta a minha responsabilidade. E o vinculo é sem prazo para acabar.
4 - Qual é o objetivo da Guisval no mercado diecast ?
R - A Guisval nasceu de um sonho, queremos compartilhar isso com vocês, costumamos dizer que as pessoas que trabalham conosco, o fizeram por causa de um projeto de vida .
Eu particularmente tenho duas metas, a primeira é atender o mercado e a expectativa da própria fábrica, que é retomar e restabelecer o tempo que ficamos ausentes .
O Segundo , aaa ai sim, já pensou quando tivermos volume suficiente para desenvolver projetos específicos exclusivamente para o nosso mercado, Percebo que há tanto a fazer, temos tantas idéias para serem postas em prática. Isso o tempo dirá, Empenho não vai faltar...
5 - Quando vocês chegaram a conclusão que valeria a pena investir no mercado brasileiro de colecionáveis ? Quando foi o "Start" para este projeto ?
R - A Guisval exporta para mais de 35 paises pelo mundo, e estava a anos fora do mercado brasileiro, pois já foi distrinuida pela Gulliver há anos atrás. Sair do Brasil nunca foi uma escolha da Guisval, pelo contrário, o que faltava era gente de confiança, séria e disposta a se dedicar com a intensidade que a marca exige e é a sua característica.
Quando fui recomendado á Guisval, houve uma certa resistência e até desconfiança talvez, o que é natural para alguém que pretende entregar o que tem de mais precioso a um desconhecido. Isso para mim só veio a fortalecer e ajudar a entender o carinho e paixão pela qual as coisas são feitas por lá.
Em uma das reuniões em Barcelona, aproveitei para encaixar a visita a Guisval, e como já disse, depois de conhecer uma parte da história e daquelas pessoas é impossível não se apaixonar e querer fazer parte disso tudo, por isso inclusive, quando comecei a divulgar a vinda da Guisval para o Brasil, usei a mesma expressão pela qual me encantei:
"Guisval miniaturas em metal, venha fazer parte da nossa história"
E sinceramente é o que desejo e gostaria de compartilhar com todos os aficcionados .
6 - O que o motivou a investir num ramo tão diferente ao que você praticava anteriormente ?
R - Ainda que a vida e as empresas girem em torno do lucro, decididamente não foi essa a opção, mas a resposta é simples, realização profissional, e a mais importante a pessoal, pois como já disse, e convido a todos, depois de conhecer a história e as pessoas foi simplesmente impossível não querer fazer parte disso tudo .
7 - Os Colecionadores brasileiros tem uma paixão tão grande pelo mundo diecast que muitas vezes se tornam especialistas no tema, de tal forma que chegam a conhecer mais do que os próprios donos do negócio, Você está preparado para este nível de exigência ?
R - Risos... A Paixão bem como os relacionamentos são assim em todo o mundo. Quanto maior a exigência é, maior é o amor, e nesse caso o que vale mais é o "Amor correspondido". E como ja disse a Guisval jamais quis distanciar-se do mercado brasileiro.
No museu da Guisval encontramos e recebemos o tempo todo, emails, e no caso dos mais saudosistas até mesmo cartas, com histórias lindas, de pais que ganharam o seu primeiro carro Guisval de seus pais, começaram suas coleções e fazem questão de passar para os filhos , como o fazem com o time do coração.
É claro que algumas vontades nossas e desejos de colecionadores, esbarram em limitações indústriais, de direito autorais e algumas vezes tornam-se incompatíveis. Mas o compromisso que temos é de o tempo todo encurtar as distâncias. E creiam, antes de começarmos a operação Brasil, esse assunto já foi exaustivamente discutido, e entndo que já conseguimos alguma evolução, como por exemplo, nosso kit Evolution 5 Guisval 1:58 Cód. 80005 , que é sugestão nossa e já virou produto da linha para o mercado mundial, e o item Cód. 23511 Racing Truck desenvolvido exclusivamente para o nosso mercado...
8 – Vocês estão fazendo o lançamento desta coleção no Ponto de Encontro da Semaan do dia 19/02/2011, Porque na Semaan ? E qual a sua ligação com está loja ?
R - Vocês melhor do que eu poderão dizer se fizemos a escolha mais adequada, mas encontramos na Semaan uma empresa com quase a mesma idade que a Guisval, o parceiro adequado para este lançamento, é claro que nossa idéia é vendermos pra muitas outras lojas, mas por uma questão de foco e atenção com o colecionador, optamos por fazer esse lançamento juntos.
Como disse, quando me perguntou se estávamos preparados para a exigência do colecionador brasileiro; ainda que o lançamento da Guisval seja agora, temos discutido com lojistas e alguns colecionadores há tempos, e quando conversamos com o Marcelo e também com o Fernando da Coleciona Brinquedos, eles se prontificaram a nos ajudar, e dai o resultado vocês conhecerão a partir de Sábado dia 19 de feveiro de 2011.
9 – Quais os Temas, Escalas, e Marcas das miniaturas que farão parte do casting da Guisval para este lançamento ?
R - As escalas são basicamente: 1:22 1:29 1:58 1:43 e 1:87. Como não poderia deixar de ser marcas predominantemente Européias como Citroen, Pegeout, Seat, Scania, Mercedes, Volkswagem e outras como Mitsubichi, Toyota, Honda, Kawasaki e Ford. Algumas com maior e outras com menor variedade.
A linha é muito rica, e em constante evolução, alguns exemplos são: Rally, Obras públicas, Transportes Especiais, Caminhões, Ônibus....
Para os aficcionados por motos, as nossas possuem pilotos e detemos a patente mundial para o sistema de impressão no macacão do piloto.
10 – Qual é a sua expectativa quanto à este lançamento ? Você esta apreenssivo, pois afinal de contas é praticamente um lançamento nacional, pois tudo que acontece na Semaan repercute no Brasil inteiro ? Ou Você está tranqüilo ?
R - (risos)....o intuito é exatamente esse, Lançamento Nacional da Marca Guisval. A sensação é muito boa, talvez seja como participar de uma olimpíadas, treinamos e nos preparamos muito ao longo dos últimos meses, nos empenhamos muito e nos dedicamos todos os dias, temos toda uma estrutura por trás a experiência de pessoas que dedicam sua vida a isso, e agora estamos aguardando a corrida começar e claro, temos a melhor expectativa para nosso desempenho. Seguros também pois sabemos que mesmo quando se vence a corrida é preciso melhorar e
encontrar sua própria superação. Alias, esse é nosso combustível.
11 – Qual a sua opinião pessoal sobre o Colecionismo Nacional Diecast em sua história e na atualidade ?
R - Aaaaaa é entusiasmante! Filmei algumas situações em lojas no ano passado e fiz questão de mostrar na fábrica o quanto isso signfica para os brasileiro, achei que melhor que tentar explicar, seria mostrar imagens.... eles enlouqueceram quando viram pessoas, as vezes casais com filhos, aos finais de semana, escolhendo e conferindo os modelos, enfileirando-os no chão da loja, ou colocando nos cestos, e principalmente, uns vídeos de colecionadores olhando os detalhes de cada modelo...um a um. Escolhidos talvez com o mesmo carinho que são feitos!
Os colecionadores não devem saber e nem ter acesso, mas imaginem que os carros da Guisval, quando prontos, são envelopados display por display e armazenados e empilhados em caixas BRANCAS !!! Vcs imaginam o que é isso, caixas brancas com o logo da Guisval em cada uma delas, e lacradas após conferencia com fita adesiva branca também com o logo da Gusival em tudo.
12 – O que você acha que poderia ser feito para melhorar as condições do mercado Diecast no Brasil ?
R - Divulgação e organização acho fundamental, torço para o desenvolvimento e crescimento da Colecon, acho que pode ser muito importante. Acho que encurtar a distancia entre os fabricantes estrangeiros e o mercado nacional pode ser importante, e é isso que a Guisval esta fazendo, montando seu próprio escritório no Brasil.
13 – Você tem uma opinião formada sobre os fatos que ocorreram do final do ano de 2010 e começo de 2011, Quando a Mattel encerrou as atividades do RLC do Brasil (Que era o único Clube Red Line fora dos E.U.A. ), O Cancelamento da 4 Convenção Anual Hot Wheels do Brasil, A Descontinuação de muitas séries colecionáveis no Brasil ?
R - Pelo que tenho acompanhado, veio em absoluto desacordo com a expectativa dos coelcionadores que estão se sentindo desprestigiados. Vou comentar não como concorrente mas como ¨colega de classe sindical¨ se me permitem. Eles devem ter as suas razoes, ainda que nunca venhamos a saber quais realmente são.
Agora, não deixa de ser interessante o momento da entrada da Guisval, ainda que tenhamos começado o trabalho bem antes deste fato. Sem dúvida é um momento oportuno, vale dizer que ainda que a frase soe como brincadeira.... dizem que ¨Só um grande amor, substitui outro grande amor¨, esperamos que a Guisval seja um novo amor, mas sem ocupar o espaço de ninguém, apenas o nosso próprio.
14 – Sabendo de tudo isso o que você espera do mercado que você está entrando agora ? Em que você acha que a sua estratégia de negócio pode ser melhor do que a da Mattel, que inegavelmente é uma gigante do mercado de miniaturas, e não conseguiu se estabelecer além das suas Séries básicas Hot Wheels ( Mainlines) que é o seu carro chefe ?
R - Somos apaixonados pelo que fazemos. E queremos compartilhar isso com todos que pensam e acreditam nisso. Tem uma frase que diz, ¨A ilusão é o primeiro de todos os prazeres” ...acreditamos que produzindo e comercializando nossos produtos com o carinho que fazemos isso, o que esperamos do mercado é ver crianças crescendo brincando com nossos carrinhos, colecionadores orgulhosos de terem nossas miniaturas e temos certeza que conseguindo isso seremos premiados com sucesso e até financeiramente. Mas acreditem, para quem produz receber os emails e cartas de carinho de pessoas de agradecimento, realmente é uma sensação única. O Museu Guisval na Espanha tem muitas cartas e coisas apaixonantes(inclusive uma foto do Fernando Alonso(piloto F-1) brincando com um carrinho Guisval!)
Quanto a nossa estratégia, como disse, não queremos e nem julgamos ser melhor que ninguém, fazemos nosso trabalho com muita verdade, transparência e comprometimento, pois é nisso que acreditamos. E ainda que iniciando no Brasil, temos o expertise de quase 50 anos de empresa, já vimos muitas fabricas, infelizmente fecharem as portas e outras muito competentes crescerem. Com a Guisval rodando a tantos anos, só podemos entender que estamos no caminho certo.
15 – O que você acha das campanhas institucionais onde são apresentadas e divulgadas as marcas e modelos para um grande número de pessoas, sem visar um lucro imediato, mas com um grande apelo de publicidade e marketing onde você mostra o seu produto para quem ainda não o conhece ? Você pensa em fazer campanhas institucionais da marca Guisval ?
R - Acho fantástico, ainda mais no nosso caso, uma empresa com tanta história, vida e coisas pra contar. Também é ótimo para consolidação da marca. Por certo temos algumas ações pontuais programadas para este ano. Alem disso estamos aos poucos utilizando nossas redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter e Blog, alias, verifiquem em nossas embalagens, pois fazemos menção dessas redes em todas as embalagens, e assim esperamos ficar mais próximos. Alem de nosso site é claro www.guisval.com.br
16 – Depois de muitos anos o Colecionismo Nacional está se soltando das amarrras da quase que escravidão de uma marca chamada “Hot Wheels”, Estão tendo a chance de mudar o foco de suas coleções, e estão abrindo os olhos para outras marcas, estão percebendo agora que existe vida além da Mattel, você acha que a Guisval pode ajudar nesta situação ?
R - Entendo que no Brasil, sofremos um bombardeio da cultura americana, mas culturalmente a Europa é um terreno muito fértil e por isso também exigente. A história da Guisval é muito rica, já produzimos um sem fim de modelos ao longo desse tempo todo, nossa Head Office na Espanha recebe muitos elogios de colecionadores e talvez seja uma das únicas empresas que teve o cuidado de montar um museu, vocês colecionadores talvez saibam e possam me informar se teem conhecimento de algum outro.
Estamos aqui pra isso, promover o acesso e encurtar a distancia entre colecionadores e fabricantes.
A titulo de curiosidade gostaria de indicar um site, na verdade um blog espanhol, mas que melhor que eu contar a historia da Guisval, informações pela ótica do mercado de lá.
http://www.rosaspage.com/art/guisval.html
17 – Em Maio/2011, mais exatamente nos dia 14 e 15 , será realizada a 1 COLECON – CONVENÇÃO ANUAL DE CARROS EM MINIATURA DO BRASIL, evento criado e idealizado por Colecionadores para Colecionadores, vai ser a primeira Convenção verdadeiramente Multi-Marcas realizada em nosso pais, O que você acha deste Evento ? A Guisval vai participar ?
R - Ficamos muito felizes pelo convite, apoiamos eventos dessa natureza, e esperamos contribuir de forma pró ativa para isso. Quem sabe possamos inclusive, trazer algumas peças do Museu Guisval da Espanha para exposição nessa ocasião!
18 – Considerações finais, pensamento livre, escreva o que quiser, fique a vontade...
Gostaria de falar sobre o mercado de promocionais, receberemos em breve equipamentos especificos para personalização das miniaturas. Ou seja atenderemos também o mercado corporativo, nos apresentamos como a maior coleção de miniaturas para promoção, pois quase todas nossas miniaturas podem ser personalizadas.
Como curiosidade, gostaria de comentar que na Espanha, o Seat 600 da Guisval é muito procurado para publicidade por conta de ser o verdadeiro símbolo de carro nacional, algo como o nosso fusca, e é interessante saber que loucura que causa, muitos colecionadores ficam desesperados por conseguir todo e qualquer carro produzido em quantidade limitada para um evento especifico de promoção. Esperamos que ocorra o mesmo por aqui.
Desculpe-me se me alonguei demais, mas ainda que não pareça tentei ser o mais breve possível. Mas são tantas informações e coisas pra dizer que poderíamos passar horas conversando.... espero que entendam, coisas de apaixonado!
Esperamos em breve ter outra oportunidade, estaremos sempre que possível a disposição. Quer agradecer antecipadamente o carinho e atenção de todos.
Espero que vcs se interessem pelas nossas miniaturas com a mesma alegria e prazer que produzimos e comercializamos.
Muito obrigado
Alexandre Wilson de Souza
Guisval – Miniaturas em metal
Brasil